Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Inteligência, ensina-me caminho para minh'alma


"Inteligência, Dá-me o Nome Exato das Coisas"

"Inteligência, dá-me
o nome exato das coisas!
... Minha palavra seja
a própria coisa.
criada por minha alma novamente.

Que por mim cheguem todos
os que não conhecem, às coisas;
Que por mim cheguem todos,
os que já as esquecem, às coisas;
que por mim cheguem todos
os próprios que as amam, às coisas...

Inteligência, dá-me
o nome exato, e teu,
e seu, e meu, das coisas."

- Juan Ramon Jimémez, in "Eternidades" -

Um cliente, numa consulta astrológica,
ao analisarmos situações vivenciadas por ele,
e pontuadas por mim como "possíveis" de acontecer,
pois ali estavam marcadas no seu mapa natal,
contou-me que tais fatos já tinham acontecido.
E que ele "escorregou".

Isto o fez abandonar suas atividades
e abalou suas crenças...
nos outros e em si mesmo.


Eu lhe perguntei, visto ser um ponto nevrálgico,
que "coisas" tão terríveis foram.


Por que o fiz?
Pois volta e meio, citava e não completava o que era.

E se não conseguimos falar, abrir o coração,
não podemos "expulsar os nossos demônios".

E a cada dia, presos, encarcerados na nossa mente,
ganham ao contrário do que se pensa, mais força.
Até o ponto de tornarem uma mácula negra.
Oblitera nossa razão e impede o acesso aos arquivos do nosso coração.

Insisti; e creio que, como sentiu que não era eu um juiz, falou sobre.

E pasmem, era um "nada" perto da maldade do mundo.
Este fato re-significou muitas atitudes e incertezas atuais.

Novamente fizemos um tour sobre os acontecimentos e sua vida,
sempre olhando o mapa natal,
seu roteiro de vida a ser "bem vivido".

É para isso que se analisa uma carta natal:
para ajudar, na medida do entendimento do ser,
quais os caminhos que apontam o Norte!

Não podemos olhá-lo dentro dos modelos dos outros seres do mundo.
E nem intentar ser como meu vizinho é.

O foco é:
o que eu tinha para fazer e não o fiz,
o que me aconteceu depois de minha má escolha,
e como podemos redefinir novas estratégias de mudança.

Não para negociar com a vida, nem com os planetas,
mas para entender que lições estes, os planetas,
representantes e espelhos de nós mesmos,
esperam que nós aprendamos.

Na certeza de que a verdade de cada um
só pode ser enxergada por ela própria ,
é que vamos "assuntando"
e revivendo fases, ciclos da vida
e quais as atitudes tomadas.


Bem, a introdução acima é para mostrar
que o"coisa ruim" não era assim tão feio.

Como este rapaz trazia um compromisso de não cair "nesta" tentação,
parece que ele carregava todas as cruzes do mundo.

Nem percebia ele que já tinha passado
por situações - problemas,
em que foi ferido como feriu.


Não podemos nos punir tanto
quando fizemos algo
num estado de ignorância,

ou até mesmo, pela idade, de inocência.
Talvez a culpa o fez ir "como mariposa para a chama".
E cada vez mais se acumulavam lamúrias e ais.

Por tal devemos clamar para que nossa inteligência,
nossa razão seja lúcida o mais possível
para que "aprendamos"

a dar nomes às coisas da vida corretamente.
Para que saibamos os nomes certos!

E saber o nome das coisas
é entender melhor os porquês da vida,
é tornar clara a visão de tudo
aquilo que nos dá prazer de ser e de fazer,

mas que não fere nosso caráter,
quando nos sentimos

como uma pluma ao acabar a obra feita,
quando paramos para escutar
o que a mente
nos aponta,
sem indecisões nem culpas.


Tudo aquilo que não fere nossos sentimentos.

Tudo que nos faz imensamente felizes!

A razão existe para nos decodificar a linguagem da alma.


O coração... este,
às vezes se engana,

sabemos todos nós.
mas será que se engana mesmo
ou somos nós que o "forçamos"
a "falar" ao invés de "sentir"?

Por tal somos feitos de matéria corpórea e espiritual -

corpo, mente, razão, coração e alma.
Somos tudo.
Só precisamos aprender a lembrar disto.
Não forçar a vida,
não remar contra a maré,

não ceder aos nossos impulsos irracionais.

Creio, na minha pouca experiência de vida,

que só devemos nadar contra a correnteza
para salvar a nossa Alma,

para atender o chamado Dela,
que nos ama, nos ama, nos ama...
pois somos Ela
e Ela é a nossa Verdadeira Vida!

5 comentários:

Élys disse...

Fatos do passado marcam o presente, aguardando a melhor solução.
Fatos do presente farão o nosso futuro.
É preciso sempre acreditar que conseguiremos vencer as nossas tendências negativas e mesmo que não consigamos de imediato um dia isto irá acontecer, portanto, creio que o caminho é a serenidade e a fé.
Élys

Unknown disse...

Excelente,*****

Beijo.

Anônimo disse...

Realmente, quando estamos felizes perdoamos mais fácil.

Obrigada pelo apoio, viu?
Seu blog também já está lá na listinha.

Beijos na alma, querida!

Isadora disse...

Bem interessante o seu post. Nosso mapa ou nossa revolução servem para nos conhecermos um pouco mais e entendermos que em determinadas fases tais e tais coisas podem acontecer mas que se estivermos atentos poderemos sair de tudo com mais compreensão.
Vou te passar uma mensagem pelo facebook.
Um beijinho

MARCELO DALLA disse...

Lindas reflexões da minha linda amiga!!!! Demoramos pra aprender que não existem erros, mas sim experiências, né não?

Xô, culpa!!!!
grande bjo no seu coração