Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Guarda silêncio... espera o momento certo.


"Se te contentas com frutos ainda verdes, toma-os.
Leva-os quando quiseres.

Se o que desejas, no entanto,
são os mais saborosos,
maduros, bonitos e suculentos,
deverás ter paciência.

Senta-te sem ansiedades.
Acalma-te.
Ama, perdoa,
renuncia, medita.
E guarda silêncio.
Aguarda.
O fruto vai amadurecer."

Professor Hermógenes
in "Mergulho na Paz"


Assim o é em tudo na vida...

há que se esperar o amadurecer do que almejamos,
atentos à hora da colheita.

O ponto certo, o nosso momento!


E, assim também, ouvir o que nos diz nosso corpo...
estamos já preparados para a ação?
Em silêncio escutar o som do sangue correndo em nossas veias.
Sei me escutar,
gosto da melodia de mim?
Sei o que quero?
Isto me faz mais feliz?

Tua alma se ilumina ao tê-lo?
Já és?

Então, já amadureceu o fruto teu!

Leva-o contigo.
É chegada a hora!
Colhe teus melhores e mais saborosos frutos.


12 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Izabel
Tenho vivenciado isso de esperar amadurecer. Fácil não é, mas tem que ser. E o sabor, realmente é muito melhor quando exercemos a paciência.
Beijinhos

chica disse...

Lindíssima poesia e mensagem!beijos,chica

Lulú disse...

Olá Maria Izabel.
Nunca comento mas sempre visito seu cantinho e tiro muitos proveitos dele.
Esse de hoje parece que eu lhe encomendei. Eu precisava destas palavras. Obrigada.
Beijos.
Maria Luiza (Lulú)

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

Nossa que lindo, esperar com paciência que o fruto amadureça...
COISA DIFÍCIL QUANTAS VEZES NA PRESSA COMEMOS VERDE MESMO E SEMPRE NOS FAZ MAL QUEM SABE UM DIA APRENDEMOS A ESPERAR ...
BEIJO

Rafaela Andrade disse...

Isabel, linda!!!
Quanto tempo não passo por aqui, esse tema é sempre repetido e sempre é atual. É incrível como é dificil saber a hora certa e ter paciência para esperar, observando, sentindo, vivendo...

Um beijo em seu coração!

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Olá amiga Izabel. Saber esperar o momento certo, não remar contra a maré. É um processo difícil, exige maturidade e silêncio interior. A colheita é saborosa. Ainda chego lá. Beijos.

Clara Lúcia disse...

Pra algumas coisas eu "penso" que estou madura sim. Mas só vivenciando pra saber. Eu estou pronta pra viver o que tenho vontade e o que tenho em mente, mas isso não depende só de mim, então não me resta outra alternativa a não ser esperar a outra parte amadurecer e eu cair no chão de tão madura. Aí vai ser tarde. Talvez eu esteja vendo coisas onde não existe. Mas aí vem a tal da intuição. O que eu faço com ela que é tão forte e me dá tanta certeza? É um conflito interno, mas mesmo assim, tenho que esperar, quem sabe, a hora certa. Dá vontade de ter uma bola de cristal pra saber o que vai acontecer. Já imaginou que sem graça seria já sabermos tudo antecipado? Obrigada, não quero! Fico com a ansiedade e o frio na barriga. E esperar, esperar, esperar.


Maria Izabel, outro comentário longo... Mania de começar a escrever e não parar mais....

Beijossss

Maria Izabel Viegas disse...

Amigas queridas,

OBRIGADA pelos belos comentários!
E desculpa minha ausência de seus blogs. Ando ainda com dificuldades de aqui ficar no notebook, além de estar fazendo cursos.
Mas, lá vou e leio... só por vezes não comento!
Sei de "tudo" que vcs postam!
;)) Se não vou, olho aqui na lista de links, me atualizo com seus pensares!
O amizade é assim - viver olhando o outro querido!

@Alzira

@ Chica

@ Lulu

@ Eliana

@ Clarinha( fala sim , querida, vc escreve muito bem! rs)

Realmente como fala a Rafaela esta é uma questão que sempre nos é apresentada durante a vida. Saber o tempo da espera, se já é hora de agir ou , se pacientemente, ouvimos o que o Inconscinete Coletivo nos revela nas entrelinhas do nosso momento?
E sempre assim ficamos, num contínuo trabalho de escolhas.
Encontrei no Prof. Hermógenes jóias de sabedoria.
E, Lulu, não é só vc que precisava ouvir, eu aqui também precisa refletir sobre! ;)
Como diz a Eliana, acabamos sempre a impetuosamente , comer a fruta verde. E olha que ela entende e muito disto, né amigaalquimista e "chef"? ;)
Saber esperar o momento certo, esperar o nosso amdurecimento , como Zizi fala, pois quem nestes casos está madurecendo somos nós... é um processo difícil,mesmo, maria José, e , sim, a colheita é saborosa!
Chica é uma texto lindo do Hermógenes, com certeza! Se vcs gostaram e aqui vieram...
o texto foi corroborado pelos seus testemunhos...
e ficou melhor!

Obrigada... sempre, amigas!
Beijos n'alma!
Amigas...

@ Rafaela

@ Zezé( maria José)

Regina Rozenbaum disse...

Sabe iluminada, ontem em nossos trabalhos noturnos na Casa "saiu" uma mensagem bem parecida com essa..."o que tem que ser será" e dizia ainda, para termos serenidade para aguardar e tolerância com as adversidades no período de espera. Fiquei numa brabeza que nem te conto rsrs. Reclamei com ELE dessa período tão loooongo e todos os outros irmãos, trabalhadores, só ouvindo meus queixumes...aí, para me silenciar, enviou um ônibus inteiro de pessoas necessitadas pra gente trabalhar! Foi uma das colheitas mais fartas que vivi! E sigo, amada, nessa aprendizagem diária...que já lhe confessei e repito: nada fácil.
Beijuuss n.a.

Maria Izabel Viegas disse...

Regina irmamiga,
que expreiência linda, hein?
Nossa!
Hoje mesmo eu li um texto sobre isto: se agente vive a falar de nossa dor, ela sempre está sendo "evocada" por nós. E cada vez mais se impregna em nosso ser.
Como os sintomas anunciam que algo não vai bem conosco, e segundo amigos espirituais , ela começa a se instalar no nosso períspirito, entonces ... refleti que deveria falar amis das outrs partes que não doem, valorizar amis meu corpo, E cantar, rsrsrsrs
Amei o seu comentário, amada!
beijos no seu coração!

Beth/Lilás disse...

Olá, Maria Izabel querida!
A gente sabe que não é fácil esperar as coisas da vida amadurecerem, mas eu acho que o tempo e a idade vão nos ajudando neste processo de espera.
Espera é uma conversa que eu e marido temos sempre quando saimos pra jantar fora às sextas-feiras, mas o bom é quando vemos que o fruto está começando a amadurar como agora. Estamos tão felizes e esperançosos e gratos, muito gratos mesmo pelas bençãos que temos recebido.
Tenha um lindo final de semana e beijinhos cariocas!

Maria Izabel Viegas disse...

Minha querida Beth/Betinha,
Amiga, sinto em vc forte esta vobração, uma energia radiante em busca da conciliação.
Seu blog, tua fala, experiências, posturas são o reflexo desta harmonia linda.
Amo esta sua amizade/amor com seu maridão e filhote!
Creio que é assim... a gente vai, aos poucos, no processo de amadurecimento se aprimorando no amor e junto aos nossos amores!
Beijinhos também cariocas, amiga minha!