Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Sobre a supremacia do Espírito e outras divagações.




"Os taoístas contam que, no início dos tempos, o Espírito e a Matéria travaram entre si um combate mortal. Finalmente o Espírito triunfou – e a Matéria foi condenada a viver para sempre no interior da Terra. Antes que isto acontecesse, porém, sua cabeça bateu no firmamento, e reduziu a pedaços o céu estrelado.

A deusa Niuka saiu do mar, resplandecente em sua armadura de fogo; fervendo as cores do arco-íris num caldeirão, foi capaz de recolocar as estrelas em seu lugar. Mas não conseguiu encontrar dois pequenos cacos, e o firmamento ficou incompleto.

Segundo os taoístas, aí começa o dualismo do amor: sempre existe uma alma percorrendo a Terra, em busca de sua Outra Parte, para que ambas possam se encaixar no pedaço vazio do céu – e, desta maneira, completar a Criação."

autor: Paulo Coelho

A supremacia do Espírito sobre a matéria.
Como e quando nós, povo do ocidente, vamos entender a magnitude do ser espiritual?
Já começamos a entrar no mundo,
palco de nossa vida,
chorando assustados,
sob a forte pressão do ar em nossos pulmões,
penetrando em nosso pequenino ser.
Será este o nosso primeiro mistério?

E a sensação de medo ao nos retirarmos
do casulo - útero que nos aconchegava?
Será este o despertar para à procura
de algo que nos proteja
dos desafios e separações?
Nossa primeira tragédia!

Começamos a receber o alimento,
a seiva doce materna,
aprendemos a andar com os pés no chão.
Somos conduzidos à vida pelas experiências materiais.
Somos matéria.

Como e quando foi a tua primeira iniciação espiritual?

Como aprendeste a descobrir
que eras mais que um corpo
respirando, alimentando-se,
caminhando...

Em que momento chegou a ti
o sopro da vida,
o sopro divino,
a lição da existência do espírito?

Foi pela dor ou pelo encanto?
Conta-me, amigo...

13 comentários:

Élys disse...

Sempre imaginei existir uma verdade diferente da que eu conhecia, pois minha origem católica assim deixava transparecer, por falta de respostas mais apropriadas às minhas dúvidas.
Um dia um amigo disse-me: Quer ler?...Era o livro dos Espíritos. Assim começou uma nova e maravilhosa trajetória em minha vida.
Beijos e um belo fim de semana.

Élys disse...

Acabava de comentar, faltou energia e por isso não sei se foi recebido.Faço outro comentário.

Tinha muitas dúvidas e a minha religião de origem não conseguia esclarecê-las. Ainda bem jovem um dia, um amigo, perguntou-me: Quer ler?...Era o Livro dos Espíritos, aceitei e tudo mudou, pois encontrei as respostas que procurava daí por diante.
Um beijo e um bom fim de semana

Simplesmente, RÔ! disse...

Iza, minha querida!!!

bela reflexão proporcionastes com esta mensagem.
a minha iniciação espiritual foi num momento de muita dor, mas percebo que hoje é repleta de encantamento.
nós fazemos parte desta transformação.
te amo e conto contigo, sempre!
bjsss do teu coração. =***

Regina Rozenbaum disse...

Iluminada_maaaada!
Não, não vou sair de férias...aquela postagem foi a tentativa de harmonizar tantas significações que, muitas vezes,dou insignificante importância...Mas estou aprendendo. Quanto à sua pergunta: não sei precisar quando se deu. Não foi pela dor, ou melhor, não me permitia sentí-la...pois essa admissão seria minha sentença de "psicótica". Insistentemente as "intuições", as "viagens" me fizeram ir buscando respostas. A princípio, as queria cientificamente rsrs, que comprovasse que não era nem estava "doida". Depois deixei prá lá essa bobagem e fui construindo, tijolo a tijolo esse edifício maravilhoso que chamo a "minha" espiritualidade. Não posso deixar de citar minha experiência clínica com pacientes num hospital geral (principalmente CTI)e a queridíssima Dra.Elizabeth Kubler Ross nessa jornada infindável! É isso... em linhas gerais.
Beijuuss, Izabel amada, n.a.

Maria Izabel Viegas disse...

Élys querido... és tão imensamente grande que ficam as duas! Belo comentário.
Beijos!!!

Ro, minha flor, um processo intenso de transmutação, a capacidade de extrair da dor o enlevo espiritual. Beijos , sábia e linda amiga!

Regina irmamiga!!!
Por tudo que viveu, pela imensa sabedoria que jorra de vc... é tão difícil viver sem vc !!!
Beijos sá n. a.

Três amigos ... com idoneidade para dar seus testemunhos: trazem cada dia doses de sua luz para nós.

Obrigada... sempre !!!

shan-Tinha disse...

lindas palavras que agregam tanta sabedoria e beleza! o tempo que vivemos e como vivemos nos dá com o passar do tempo a consciência de que viver é bom e viver eternamente é maravilhoso, acredito que essa compreensão de mundo e de vida demore a acontecer pra muita gente e eu me incluo nela!
bjão carinhoso e uma vida plena de paz e luz pra você!

Clara Lúcia disse...

Que difícil isso.
Acho que foi pela dor... ainda criança de não saber porque não tinha o amor de meus pais como meus colegas tinham. Só bem adiante que compreendi o porquê dessa atitude. Daí pra frente parece minha mente se abriu e tomei um outro rumo, apesar de ser católica, e acreditar que existe muito mais do que a igreja nos diz. Mas como tenho o livre arbítrio, acredito no que me convém e no que já tive provas.
Qdo meus filhos nasceram eu tbm tive esse sopro. Amor demais que não cabia em mim. Só poderia ser algo além da vida carnal. Depois a intuição que sempre bateu muito forte em mim e passei a compreendê-la melhor e vi não era nada por acaso. Tudo tinha um sentido. Parecia um sopro dos céus, dos espíritos me cochichando nos ouvidos. Os avisos em forma de sonhos, pressentimentos, tudo isso me fizeram crescer muito espiritualmente, apesar de saber que estou só engatinhando. Existe um imenso aprendizado ainda em minha vida. E eu quero saber qual a minha missão nessa Terra. Parte dela eu já cumpri que foi o perdão que dei à todos que me odeiam e me prejudicam no dia a dia. Eu estou cada vez mais em paz comigo e com o Universo. Que Deus abençoe a todos!

Maria Izabel, vc é um anjo que apareceu em minha vida. Só de vir aqui uma luz me acende!
Beijosssssssss

Maria Izabel Viegas disse...

Linda Shan-Tinha,

tuas palavras já demonstram que já encontrou o caminho da ascensão.
Que por ser um árduo caminho, pois ainda temos os pés aqui atados na terra, nos traz esta constant sensação de que ainda estamos engatinhando. Fácil viver, sim! Fácil lutar contra mil inimigos visíveis, talvez para muitos sim!
Deus, como é intrigante, confuso este alçar vôos, duvidamos até quando já estamos no alto!
Bela análise e reflexão sua, querida!
Obrigada!

Maria Izabel Viegas disse...

Clara amada,
cada vez mais me convenço que vc não é Simples e Clara não... sabia?
Vc é Especialmente Clara, Preciosamente Cara!
Belíssimo comentário.Como sempre, vc fala com o coração... há pureza!
Obrigada!

Maria Izabel Viegas disse...

Meus amados amigos(as)

Élys, Rô, Regina,
Shan- Tinha e Clara,

gostaria que estivessem aqui,ao meu lado, mãos dadas, corações juntos!
Agradeço às palavras generosas, amorosas.
Sinto a energia pura que emitem através de seus pensamentos.
E isto traz paz à alma também de quem aqui escreve.
Sou a primeira a ler, se escrevo é porque o texto me emociona. E me emociona e eu questiono pois também sou uma viajante à procura de minh'alma!
Obrigada!
BEIJOS!!!!!

William Garibaldi disse...

Suas postagens tem o Dom de nos ater e de despertar o interesse profundo.. de despertar o pensamento!

Magnífica... cheia de poesia esta em especial... a matéria... o ser...
quando vamos entender...

Bjus amiga Maria Izabel!

Bejus de Luz agradecido por esta bela história do Tao.

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

" me emociona e eu questiono pois também sou uma viajante à procura de minh'alma!"

Lindo o texto e sua resposta a seus amigos por isso adoro vir aqui aprendo um pouco com cada um todos sábios!
Vim desejar um domingo cheio de luz e bençãos a vc!
beijo

MisteriosaMente A.A.A. disse...

Vagueando por este mar virtual, encontrei este cantinho, que só pelo seu Nome me fez parar e ficar... Emocionei-me!!!

No meu caso, foi um conjunto de factores que me fizeram despertar... depois de uma infancia e adolescencia dificeis, depois de muitas perguntas sem respostas... passei por uma experiencia Maravilhosa, que na altura tive medo de contar por medo de que me achassem louca!!!... guardei esse belo momento para mim... mais tarde, passeando pelo centro de uma cidade, entrei numa livraria e olhei para um caixote meio abandonado á porta com livros para serem vendidos em segunda mão... olhei para um de capa branca com o titulo " Livro dos Espiritos" peguei e levei comigo... Fez se luz em minha vida... minha experiencia começou bem cedo com a dor, mas hoje sigo confiante e encantada... Aprendi que por maior que seja a dor, ela é benção que nos desperta, nos ensina e nos ajuda a evoluir.

Obrigada a você que me fez sorrir e emocionar. Muita Luz e Paz para você e para todos quantos visitam este canto abençoado.

A.A.A.