Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

domingo, 15 de agosto de 2010

A saga da inveja... capítulo2

Agradeço aos meus amigos os comentários no meu post anterior.
Peço desculpas a quem não fui visitar...
tenho tanto tempo e na verdade, nenhum!

A ponto que ontem, sábado, já endividada de retribuir mensagens no Orkut...
fui com a maior força e vontade!
Escolhi as mensagens mais belas, acrescentei palavras minhas, acho sempre oportuno dizer algo ao amigo, pois senão fica tipo "envio automático" .
Feliz da vida, reparei após que ... tinha enviado Feliz segunda- feira para todo mundo.
Eu pulei, matei, defenestrei o Domingo!!! My God! Logo este dia maravilhoso que é o Domingo!
O que a Inveja tem com isto, Izabel!!!??
Nada, nada... é que eu precisava falar com alguém sobre...

Voltando ao tema Inveja, recebi comentários que sempre agradeço pelos diferentes enfoques e novas visões sobre o assunto.
Já fiz alguns posts com comentários de meus amigos, pois... como só tenho amigo inteligente, na mesma proporção, recebo pérolas de conhecimento e experiências de vida que somam, difícil deixá-las presas naquela caixinha de diálogo!

Posto aqui a mensagem sobre Inveja da amiga "iluminada",
queridíssima, excelente blogueira
e psicanalista de profissão: Regina Rozenbaum,
do Blog " Tô Fora Tô Dentro".
Um ser humano adorável!

A palavra da amiga:


"Andei lendo e vendo a blogagem coletiva e me lembrei que ano passado escrevi, em 16/10, sobre "Inveja e Gratidão" e o mote eram coisas que observava no meu engatinhamento enquanto blogueira:
Já tem tempo que venho observando a dificuldade que as pessoas tem em elogiar o outro seja na aparência, naquilo que faz, nas conquistas, nas mudanças.

Nesse mundo de tanta competitividade se alguém elogia é porque têm segundas, terceiras intenções... E o elogiado mentalmente se pergunta: o que ele quer? Com certeza vai me pedir algo? Reconhecer o esforço, o trabalho e as conquistas do Outro então, nem se fala! Mais fácil apontar aquele defeitinho. E compartilhar o caminho das pedras que você encontrou? Nunca, jamais, em tempo algum. Você que rale sozinho, eu não ralei? Vou te dar de bandeja? Assim? De graça?

Por muitos razões – principalmente minha clínica – venho examinando o fenômeno da inveja. Um cliente me conta que trouxe do interior um colega de infância, abriu-lhe a casa e a família, arranjou-lhe lugar na própria firma, e tudo ia muito bem, quando daí a anos notou que o outro estava fraudando a empresa e tentando arruiná-la. Chamou-o para uma conversa e o amigo fez-lhe revelação dolorosa: sentia-se “sufocado” pela generosidade do outro, tentou ser como ele, imitá-lo. Não conseguindo, resolveu destruí-lo.

Melanie Klein, psicanalista, em seu ensaio “Inveja e Gratidão” nos explica a relação entre os dois sentimentos. E, pode acreditar, ela existe.
Para M.Klein a criança tem, em relação ao seio materno, uma sensação de amor, realização e gratificação, ou um sentimento de ódio, inveja e destruição. Existe um componente oral e anal sádico na inveja. Para outros, como Karl Abraham, o invejoso é um sujeito com problemas mal resolvidos na fase anal de sua formação.

Seja como for, é melhor acompanhar a sabedoria popular e colocar uma cabeça de alho sobre a mesa de trabalho, andar com um ramo de arruda na orelha, porque a inveja e o mau-olhado podem matar.
Como a inveja é uma construção neurótica, o desaparecimento do objeto da inveja não resolve o problema. O invejoso pode trocar de objeto de inveja ou introjetá-lo de tal modo, que a única maneira de matá-lo definitivamente é matar-se a si mesmo, pensando que assim ficará livre do outro, que na verdade é uma invenção dele.

É complicadíssima a cabeça do invejoso, pois não suporta a generosidade.

Agora vejam que problema para o generoso. Como entender que fazer o bem faz mal? E mais: o invejoso carrega “ansiedade persecutória”. Vive inventando que o estão perseguindo, tentando segurá-lo, boicotá-lo. Oh céus, oh vida! E uma das especialidades é o cochicho, as meias palavras, à sombra. Raramente vem à luz. Não suporta o confronto, só de viés.

Quando se elogia, compartilha conhecimento, se é generoso. A energia contida nesses elementos circula e volta, para o doador, potencializada. Tudo flui em grandeza, e aí nem precisa de arruda ou alho, o invejoso sucumbi diante de tamanha generosidade e crescimento. Que tal colocar sua nota de 100 reais no balcão? Circulando...Circulando..."(Regina Rozenbaum)

www.toforatodentro.blogspot.com

Obrigada Regina!
Alegria, generosidade e competência são suas marcas!

E, como ficou comprovado:
A inveja existe mesmo, acrescento duas citações:

Palavras de Herodoto (a inveja é bem antiga):

"Mais vale ser invejado que lastimado."

Palavras de Francisco Quevedo:

" A inveja é assim tão magra e pálida porque morde e não come."

E como hoje é Domingo...

mais esta canção do genial Arnaldo Antunes:

"O Invejoso"

(coloco sem imagens do cantor e compositor pois esta tem melhor qualidade de som)




Reparem nas notas desta canção.
Parecem tão afiadas que nos alfinetam os tímpanos!
;))
Bem típico do Arnaldo Antunes...

10 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Izabel, iluminada, amada minha!
Você, realmente, ilumina tudo e todos nós com esse AMOR ímpar. Não careço de dizer nada maissss naummm rsrs. Amigamada (aprendi com a Dê, moça linda de viverrr!)OBRIAGADA! Venho também pedir-lhe, se possível, que na próxima 3ª feira/17/08 às 14horas envie ENERGIA DA CURA para mim e a ENERGIA DO PAI para guiar e conduzir as mãos dos médicos. Nesse dia explico lá no nosso Divã, ok? Conto com suas orações minha ILUMINADA, AMIGAMADA, IZABEL!!!
Beijuuss n.c. e um final de domingo (sem pular rsrs)maravilhoso.

www.toforatodentro.blogspot.com

Glorinha L de Lion disse...

Minha querida, sintonia pura! Acabei de elogiar sua amiga Regina, no outro post, sem ter lido este. Tb gostei demais da exposição que ela fez do tema e adorei a frase que vc colocou, que a inveja é magra pq morde e não come. Genial.Vou guardar essa para psteriores psts...Amiga, meu niver tá chegando...18/09...será que vou ganhar "aquilo" que me foi prometido????? Quem promete e não dá, vc sabe...fica carcunda...heheh, longe de querer ter ver corcunda amiga linda, pois sei que não pode ficar muito tempo sentada...mas aguardo um presente dos céus....vai fazendo com calma...ainda tem um mês...hehe eu sou muito pidona né? beijos amore!

Unknown disse...

Muito bom texto.

Beijo.

Gina disse...

Izabel, sou a favor de elogiar, mas aquele elogio sincero, que levanta a autoestima. Não fazê-lo, por inveja, é pensar pequeno!
Bom final de domingo!

Anônimo disse...

Oii Izabel,
Muito legal esse texto. A inveja não está com nada mesmo. No meu post explico minhas impressões a respeito, senão acabo me alongando demais no comentário. Parabéns pela postagem, bem esclarecedora. Bjssssssss

Astrid Annabelle disse...

Amigamada...gostei disso,rss..Maria Izabel!
Eu também gostei muito do post da Regina.
O que eu penso sobre a inveja você já sabe...
Um beijo doce para uma noite de domingo feliz!
Astrid Annabelle

Socorro Melo disse...

Oi, Izabel!

Seus textos estão excelentes. Relembrei o filme Amadeus, e refleti sobre tudo que li e aprendi sobre inveja nesta blogagem, e confesso que estou abismada. Nunca havia pensado seriamente neste sentimento, até porque,às vezes, achamos que nem sentimos, mas, confesso que esta é uma lição que quero colocar em prática, para combater sempre esse sentimento horroroso.
Fiz um verdaeiro exame de consciencia,e gostei muito de tudo que aprendi.
Um grande abraço
Socorro Melo

Graça Pereira disse...

Isabel, minha Querida
Infelizmente a inveja..existe mesmo!
É negra como a foice da morte...
Infelizmente...muitas vezes na minha vida senti e sinto ainda a sua sombra fétida...
A minha Mãe dizia-me muita vez: "Mais vale ser invejado...do que lamentado" Certo? Não sei!
Conto-te uma coisa que tenho certa na minha vida: a minha fé! Desde garotinha confiei sempre em Deus pedindo-lhe que me protegesse sempre. Há coisas incríveis na minha vida...disseram mal...invejaram..criticaram...se eu te disser que todas elas pagaram...enquanto eu fui seguindo a minha vida pautada pela verdade e simplicidade.
A sombra do invejoso é terrível.
Beijocas e uma boa semana
Graça

Kelly Kobor Dias disse...

Eita inveja malvada, apesar de ser quase inevitável senti la é perfeitamente possível não permitir que ela se torne moradora do nosso coração. beijos

Unknown disse...

«" A inveja é assim tão magra e pálida porque morde e não come."

Gostei muito e fiquei com esta .

Beijos.