Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sábado, 21 de agosto de 2010

Solidão



Falando em solidão


Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar ou passear...
Isto é carência.

Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar...
Isto é saudade.

Solidão não é o retiro involuntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos...
Isto é equilíbrio.

Tampouco é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente,
para que revejamos a nossa vida...
Isto é um princípio da natureza.

Solidão não é o vazio e gente ao nosso lado...
Isto é circunstância.

Solidão é muito mais que isto.
Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos
e procuramos em vão pela nosssa alma.


E acrescento mais um foco,
no olhar do poeta Drummond,
que nos fala da solidão como sendo um...


"Desperdício"


"Solidão, não te mereço,
pois que te consumo em vão.
Sabendo-te embora o preço,
calco teu ouro no chão."

recebi de uma amiga por e-mail

15 comentários:

Paula Mello disse...

Profundo, sábio e simples Drummond sempre. Solidão as vezes é necessária e faz bem, para a gente dar valor em tudo o que está na nossa vida.

Mas só um pouco.

Beijos!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

GOSTO DA SOLIDÃO PARA PENSAR NA VIDA FAZER UM BALANÇO DE TUDO,MAS Ñ É SEMPRE !
BEIJO
BOM DOMINGO

Unknown disse...

Tema interessante...

A algum tempo atrás, em conversa com uma pessoa que estava a começar um novo relacionamento, ouvi a seguinte frase: - "Não é por receio de enfrentar a vida sozinha, nem pelo sexo, é pelo medo da solidão..."

Ninguém é uma ilha...

Isabel,
minha amiga, ando ausente mas não esquecida ;
Ultimamente voltei a entrar no fórum do astro.com, mas as caras ou avatares conhecidos praticamente desapareceram e lembrei-me tanto de outros tempos e das amizades que por lá fiz...a Izabel é uma delas!

Passei para lhe dar um beijinho e contar uma novidade :)
Vou ser tia!! Não sei se se recorda de falar aqui da minha irmã estar gravida na época em que o meu pai faleceu mas ter perdido o bebé...Depois de vários abortos espontâneos ela já tinha perdido a esperança de conseguir e agora, aos 41 aos vai ser mãe pela 1ª vez. Está gravida de 5 meses e meio, de um menino. Está felicíssima! (assim como todos nós claro!)Até agora está a correr tudo bem e cada dia que passa é uma vitória ganha...

Desejo tudo de bom para si e para os seus
Beijinhos

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Lindo texto, amiga. Muitos confundem solidão com todos esses estados relatados. Eu gosto de estar comigo mesma. Assim, me conheço melhor, cresço, evoluo. Beijos e saudades.

Milene Lima disse...

Ela, a solidão, me assusta um pouco, confesso.Me assusta a perspectiva de me perceber só, sem ninguem, sem mim mesma...

Gosto daqui, desse seu canto sempre a oferecer boa leitura.

Beijos, boa semana.

Regina Rozenbaum disse...

Izabel, iluminada, amada!
Não posso dizer de solidão quando você esteve e está junto a mim nesse percurso que faço... vou seguindo a cada dia o curso da vida... Sem "apressar o rio,ele corre sozinho" lhe digo: OBRIAGADA!!! Suas orações, LUZ, energia de cura e AMOR me ampara nessa viagem... AMO VC DE VIVERRR, visse?
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Mari disse...

Oi izabel,

Isto é maravilhoso...já conhecia mas é sempre bom reler.
Em especial esta parte:

"Solidão é muito mais que isto.
Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos
e procuramos em vão pela nosssa alma. *

Boa semana!
Beijos

Margaroni disse...

Oi!Uma surpresa agradável ver meu nome citado no seu blog,q me trouxe uma nova inspiração.Vc não me encontrou pois,como disse,estou numa nova fase,iniciando.minhaalmalembra.blogspot.com.Tenho muito q compartilhar,mas ainda é recente.Obrigada .Estarei sempre por aqui.

Tania regina Contreiras disse...

Olá! Encontrei seu blog através do Dalla Blog e convido-a a conhecer o Caminhos de cura: http://caminhosdecura7.blogspot.com/
Gostei do seu espaço...
Abraços,
Tânia

She disse...

Olá, olá, prazer, vim te conhecer, vi o seu link no post de hoje da Glorinha, do Café com Bolo, e fiquei curiosa.... menina eu amei tudo por aqui, voltarei mais vezes e com mais calma certamente... beijo, beijo!
She do Cantinho She

Rosan disse...

sim o poeta sabe do que fala.
se sentir só vez ou outra penso que é normal, mas solitário sempre é realmente estar perdido de si, pois quem alma, nunca está só.

beijo

Astrid Annabelle disse...

Olá amigamada Maria Izabel.
Seus textos inspiram os leitores a um a boa reflexão. Eu me lembrei de um texto do Osho que ensina que não devemos confundir solidão que é o sentimento de vazio, de não ter nada e ninguém com o sentimento de plenitude onde fatalmente estamos sozinhos, mas inteiros. Em paz e em casa.
Mas, eu vim convidar você hoje para um programa diferente...assistir a um documentário maravilhoso lá no meu blog...claro que o tema vidas passadas está incluído. Topas?
É só chegar e boa viagem pelo túnel do tempo!!!rsss
Um beijo gostoso
Astrid Annabelle

orvalho do ceu disse...

Olá,
Maravilhoso!
Gostei da definição da saudade... do equilíbrio... tudo muito objetivo... muito bom!
Solidão é necessária e salutar... quando se torna fecunda...
Tenha ótima noite!
Abraços fraternos

Graça Pereira disse...

Solidão...é quando nos perdemos de nós...sem dúvida!! Lindo!
Beijo
Graça

Cris França disse...

Oi querida,

a gente as vezes vive no meio de tanta gente , mas perdido de nós mesmo , isso sim é solidão.

adorei tuas definições

beijos