Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

segunda-feira, 29 de março de 2010

Amarelo... Blogagem Coletiva da Glorinha de Lion


E VIVA O AMARELO!

Este post faz parte da Blogagem Coletiva do Blogue "Café com Bolo"
da amiga Glorinha L. de Lion.
Muitos blogues amigos de Glorinha estão participando.
Ela com sua criatividade resolveu alegrar o mundo
colorindo nosso cotidiano e com o uso de cores "energizar" a Blogosfera!

Hoje é o dia do AMARELO!

E eu vou de amarelo com...

o néctar dos deuses que é um favo de mel!

Mel é amarelo!
Amarelo - símbolo da inteligência.
E as abelhas são mesmo muito inteligentes!

E doces! E generosas!

E atacam!
Mesmo sem querer,
mesmo sendo boas e generosas no doce mel que nos fornecem!

Tenho duas Histórias para contar:
A primeira: um desafio!
A segunda: a perfeição da Natureza!

Parte I.
O ataque das abelhas!

Amo as abelhas...
mas tenho dúvidas se elas me amam!

No meu telhado já se instalaram 8 colméias.



Atualmente estou expulsa de casa.
Elas estão seguras, com um lar, alojadas entre os lambris e o telhado do sótão da minha casinha lá no mato
e eu, no Grupo dos "Sem Teto".
É a nona colméia invasora, que tal?
E dizem que não sou paciente.

Se ficar bem quieto, sem movimento, elas não atacam.
Ah...uma curiosidade: elas não enxergam a cor preta,
portanto atacavam meu pastor belga e atualmente minha rottweiler.
Elas atravessam o corpo ou objeto preto por não verem a cor.
E como um cão ficar quietinho?
Estou esperando o apicultor amigo nosso, que as retira com segurança e leva para seu Apiário. Santo homem.
Nosso único salvador.

Certa vez, ligamos para os bombeiros da cidadezinha em que temos esse habitat,
a resposta foi:
"Não é problema para o Corpo de Bombeiros", nada podemos fazer!
E cuidado, não usem fumaça, podem provocar incêndio.
Procurem um apicultor (naquela hora, quase noite, como?);
Adeus.
E... ponto final!
Provocar incêndio, como?
Iríamos queimar as abelhas e o nosso teto?
Isso num sábado ao entardecer, quando lá chegamos desavisados.
Tivemos que ficar escondidos eu, meu marido e um pastor negro enorme num quarto e banheiro...
e elas, à vontade, espalhadas pela casa.
Conseguimos chegar a um ponto e acender uma luz do jardim e a maioria foi para lá.

Que tal?
Se morrêssemos atacados como estávamos sendo, certamente não seria um problema para o Poder Público?
Por quê e para quê pago Taxa de Incêndio?
Ó Brasil!!!
Acorda, gigante adormecido!
Aqui no RJ os bombeiros vão nas casas e ajudam.
Já no interior do Estado... onde também paga-se impostos.
Deus é que nos ajuda!


Observem o prazer estampado nas suas carinhas invasoras:

Uns mimos.
Abelhas são de VÊNUS.
E Vênus é um planeta benéfico!

Mas há de se convir que a deusa Afrodite (Vênus) lá no Olimpo bem que aprontava das suas.
Vide a guerra que provocou ao enfeitiçar Helena,esposa do Rei Menelau, do reino de Esparta,
fazendo-a se apaixonar perdidamente por Páris, príncipe de Tróia e muitas outras confusões que criava.
Mas é a deusa do Amor e da Beleza, seus amores foram muitos.

É... abelhas são de Vênus.
Lindas mas... não respeitam meu território.
E olha que tenho espalhadas caixas em várias árvores,
que periodicamente são retiradas pelo apicultor.
Elas amam meu terreno.
Todos dizem que tenho Sorte!
Sorte teve meu marido quando uma entrou no seu olho.
Ele num reflexo cerrou a pálpebra e ela perdeu o equilíbrio.
Sorte dele ser rápido.

Elas são muito geniosas (assim como a deusa Afrodite , que se apossava do que queria)...
e falo aqui com a minha condição de "Sem Teto".
Convenhamos, porém, olhando sob o ponto de vista ecológico,
mais amoroso e humano:
elas protegem com amor o seu lar!
E , com certeza, se eu não entro na minha casa, que intruso entrará?
Seriam minhas guardiães?

Claro está um conflito de interesses.
Posse ilegal de propriedade.
Elas versus Nós:
nós temos a escritura da casa;
elas o poder atribuído pelas leis das matas e da natureza!
Quem invadiu o território alheio?

Na verdade: temos que fazer um acordo!

Elas são pequenas, mas são muitas.
E nós, somos grandes... e não queremos matá-las
embora suas picadas possam causar morte em pessoas alérgicas,
tenho netinhos e filhos alérgicos.

Entretanto, sabemos o Bem que elas nos fazem.
Mas... que é injusto,
ah... É!!!
Pois que em nenhum terreno das redondezas as pessoas colocam
estas casinhas de madeira nas árvores, só nós.
Todos as temem e destróem.

E pensando bem:
se existem seres humanos que sabem o que fazem e são injustos...
como julgá-las injustas!!??
Elas não sabem o que fazem...
Deus criou as abelhas e a nós também.
Nós amamos a natureza.

Logo. temos que fazer um Acordo.
Não sei ainda em que Forum!?!?
Em breve darei mais notícias.
Aguardem o próximo capítulo.


Parte II:

A perfeição da Obra divina: as abelhas sabem matemática?



"Pode parecer uma pergunta tonta mas, as abelhas saberão matemática?

O matemático grego, Papus da Alexandria,
que viveu do ano 284 ao 305,
terá respondido que sim!

O Senhor Papus baseou esta firmação na forma hexagonal que as abelhas dão aos seus favos.
As abelhas, quando fabricam o mel, têm que resolver vários problemas, precisam de o gurdar em compartimentos individuais, de tal maneira que formem um mosaíco sem lacunas, já que precisam aproveitar ao máximo o espaço.

Se só o podem fazer utilizando triãngulos, quadrados ou hexágonos, por que terão escolhido os hexágonos, se estes são os mais difíceis de construir?

A resposta é um problema isoperimétrico( de igual perímetro).
Papus demonstrou que, entre os polígonos regulares com o mesmo perímetro, tem a maior área aquela que tiver o maior número de lados.

Por este motivo, as abelhas constróem os favos de forma hexagonal, uma vez que gastando a mesma quantidade de cera, conseguem uma maior superfície para guardar o mel.

Agora a pergunta:
E quem ensinou isto às abelhas?"


Que então, brindemos a inteligência ( podemos falar em raciocínio lógico???) das abelhas...
que fazem um delicioso mel...
que nutre-nos e delicia nossas vidas.

E pois que

o MEL é AMARELO...

BRINDEMOS O AMARELO!!!

Vamos colorir o Mundo com boas vibrações e alegria!


Para você Glorinha L. de Lion, um caminho repleto de flores!
Beijos!


PS. O texto sobre a Matemática das Abelhas não me lembro a fonte, tenho-o guardado há muito tempo.
Caso o autor o leia, avise-me para que eu coloque os devidos créditos.

Fonte: todas as imagens são do Google.

17 comentários:

Beth/Lilás disse...

Olááááá!
Vim conferir teu post sobre o Amarelo proposto pela Glorinha e devo dizer-lhe que ficou lindo além de educativo. Gostei!
beijinhos cariocas

Maria de Fátima disse...

Olá Maria Izabel, lindo post sobre a cor amarela.Fiquei a saber mais um pouco sobre as abelhas, para ser sincera não gosto muito de mel e nem da cor amarela, risos.Mas adoro o sol.Beijocas.

Cris França disse...

viva o amarelo! iluminemo-nos!

Anônimo disse...

Se não conseguimos colorir o mundo todo, vamos colorir a blogsfera
Bjo
Yoyo

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Oláa!!

Muito bom receber sua doce visita no meu cantinho!

Adorei sua postagem e confesso que amo mel, mas tenho pavor de abelhas, rs.

Viva o amarelo!

beijos

Açuti disse...

Lindo,lindo....amarelo pra alegrar nosso coração!!!

bjksss

Glorinha L de Lion disse...

Maria Izabel, que estoria deliciosa!
quando vc descreveu as abelhas pensei: eu! Eu sou uma abelha...dou mel, mas pico e machuco, às vezes sem querer!
A escolha do amarelo devia estar no meu inconsciente...pois temos tanto em comum...além de ser uma das cores que mais amo.Eu e o amarelo, o amarelo e eu, abelhas e eu...
Você, com sua estoria tão encantadora, me fez olhar mais uma vez pra mim mesma...
Quanto às abelhas, realmente, somos os invasores...mas que elas são tb tuas guardiãs, isso são!
Beijos querida, e obrigada, mais uma vez, por me fazer me conhecer melhor!

Unknown disse...

Lindíssimo,amei.

Beijo.

Manuela Freitas disse...

Atrás do AMARELO, vim aqui fazer a minha primeira visita. Gostei da tua história pessoal sobre as abelhas e das maravilhas que existem na Natureza. Quanta beleza e quanto mistério!...
Abelhas metem-me medo, o seu zunir aos ouvidos arrepia-me, na realidade já fui picada por uma abelha e fiquei com um pé a triplicar!...Mel é bom...é uma seiva de vida!...
Tudo de bom para ti e beijinhos,
Manú

Vivi disse...

Oi Maria Izabel....
Lindo seu post...e educativo tb...
Adorei seu blog...virei sempre...rs
bjs

Silenciosamente ouvindo... disse...

O que o amarelo da Glorinha

provocou...A sua história deliciosa...eu gosto muito de mel,
mas sou diabética, apesar de ser um
doce que faz menos mal.
Hoje estamos/estivemos de amarelo...E deu para conhecer mais
algumas pessoas da Net.Foi bom.
Beijinhos/Irene

Anônimo disse...

Olá Maria Izabel, estou participando da blogagem coletiva e vim ver o teu yellow. Amei. O post é maravilhoso!!! E o blog também.
Beijo grande

Gina disse...

Nossa, muito boa participação!
Tenho uma história pra contar no blog sobre as abelhas, mas não é para já. Elas são pequenas, mas ferozes e meu marido conheceu uma pessoa que foi atacada por elas e não resistiu.
O mel não me agrada para consumir puro, mas em receitas fica ótimo.
Parabéns e bom Dia Amarelo pra você!

Luma Rosa disse...

Deixa te contar, então: Antigamente quando apareciam abelhas em uma casa, diziam que tínhamos que mudar! (rs*) hehehehehe acho que as pessoas mudavam porque não tinham alternativas, como procurar um apicultor.
O mel faz presença em minha vida desde criança - na fazenda extraímos mel silvestre.
Happy Yellow Day!! Boas energias pra você!

Astrid Annabelle disse...

Olá amada Maria Izabel! Bom dia!
Essa idéia da Glorinha iluminou a blogosfera de fato. Estou viajando nas postagens.
Essa sua história sobre as abelhas foi ótima...hehehe...realmente dá pano para manga!
Lindo post! Como sempre!
Um beijo querida, doce como mel!
Astrid Annabelle

cucchiaiopieno.com.br disse...

Oi querida
Que absurdo a resposta do bombeiro, um ataque d abelhas pode levar a morte! Espero que teu amigo apicultor resolva este grande problema e vostras vidas possam retornar ao normal!

Viva o amarelo, viva o mel!
Um grande abraço
Léia

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Olá Bel!

Passando para desejar um lindo dia!!

Ontem fiquei sabendo que a cor amarela está envolvida com a semana santa, não é o maior barato?
A Glorinha acertou em cheio!

beijos e parabéns à todas nós por postagens tão encantadoras!