Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sábado, 13 de março de 2010

Precisa-se

"Precisa-se"

"Sendo este um jornal por excelência,
e por excelência dos precisa-se e oferece-se,
vou por um anúncio em negrito:
precisa-se de alguém homem ou mulher
que ajude uma pessoa a ficar contente
pois esta está tão contente
que não pode ficar sozinha
com a alegria,
e precisa reparti-la.
Paga-se extraordinariamente bem:
minuto por minuto paga-se com a própria alegria.
É urgente pois a alegria dessa pessoa é fugaz como estrelas cadentes,
que até parece que só se as viu depois que tombaram;
precisa-se urgente antes da noite cair
porque a noite é muito perigosa
e nenhuma ajuda é possível
e fica tarde demais.
Essa pessoa que atenda ao anúncio só tem folga
depois que passa o horror do domingo que fere.
Não faz mal que venha uma pessoa triste
porque a alegria que se dá é tão grande
que se tem que a repartir
antes que se transforme em drama.
Implora-se também que venha,
implora-se com a humildade da alegria-sem-motivo.
Em troca oferece-se uma casa
com todas as luzes acesas como numa festa de bailarinos.
Dá-se o direito de dispor da copa e da cozinha, e da sala de estar.
P.S. Não se precisa de prática.
E pede-se desculpa por estar este anúncio a dilacerar os outros.
Mas juro que há em meu rosto sério
uma alegria até mesmo divina para se dar."

A autora: claro...
a Lispector, a Clarice!*



E eu...
porque fiquei com meus olhos tristes
quis aqui publicá-lo...
porque hoje estou triste,
e porque hoje não tenho motivos para ser triste
mas que tenho todos os motivos de estar triste.
também sinto que nem sempre sou assim...
tenho em mim a estonteante alegria
tendo todos os motivos para tê-la e não tê-la.
Confuso Ser...
Confusa Vida.
Um ser... não sendo.
Um prazer sofrendo...
Uma alegria triste.
E um saber sentindo que não é mais o tempo de sofrer,
pois que a vida está lá fora
e a alma aqui dentro e fora vive
Intensamente feliz mas...
vezes tão alegre, vezes tão triste.
Pára! Paro, sim... paro agora!
Vou atender ao anúncio bem depressa
e tentar descobrir o seu autor...
Foi Clarice?
Fui eu?
Foi você?
Quem foi?
Quem?


9 comentários:

Anônimo disse...

Alegrias são boas somente qdo podem ser divididas, mesmo q seja apenas com os anjos, pois ninguem consegue ser feliz sozinho.
Bjos na alma, minha querida! Te amo...

Cris França disse...

Querida amiga Izabel,

Todos nós temos isso
De ficar triste pela emoção e não peça razão.
Mas aprendi a amar essa melancolias sem sentido, pois todas as vezes que elas me tomam, fazem com que eu me mova para buscar estar feliz.
Ler uma livro novo, comprar algo que me faça bem como mulher, sair da casca, ver um filme, fazer um curso, cozinhar docinhos pra minha filha, ligar uma música, a gente só precisa se movimentar.
Quando a gente se movimenta, acaba por ocupar-se e ai a tristeza não aguenta e vai procurar outra morada, porque aqui não tem espaço pra ela.
E amanhã triste de novo vamos procurar algo novo pra fazer, para ter pelo que agradecer e um dia nessa montanha russa que são os sentimentos, a gente finalmente lembra de agradecer, por tudo que pode ter.
A felicidade se apaixona de novo pela gente e a tristeza, bom, ela não odeia os corações agradecidos.
Então por hora, agora.
Pra fazer menos triste a mim e a você, vou agradecer.
Obrigada por poder te ler
Obrigada pela nossa amizade
beijos e um otimo fim de semana!

Astrid Annabelle disse...

Olá amada amiga!
Você me fez lembrar de um fato acontecido durante um curso que fazia em São Paulo. Uma companheira de curso, por alguma razão que desconheço, olhou para mim e disse:
"- Vejo em você uma anciã vestida todinha de azul e profundamente triste!"
Fiquei pasma...foi cortante e profundo pois atingiu a m'alma que imediatamente se revelou brotando em lágrimas emocionantemente tristes.
E ao ler seu texto minha anciã surgiu de repente grifando:
"...porque hoje estou triste,
e porque hoje não tenho motivos para ser triste
mas que tenho todos os motivos de estar triste.
também sinto que nem sempre sou assim...
tenho em mim a estonteante alegria
tendo todos os motivos para tê-la e não tê-la..."
Foi uma doce, alegre e triste lembrança...
Lindo os textos, das duas...
Viajei mesmo...
Beijo grande
Astrid Annabelle

Regina Rozenbaum disse...

Izabel, iluminada, amada!
Se lhe contar que nessa madrugada, ao "viajar" me encontrei com vc, acredita? Estávamos numa mesma vibração...e agora com seu post, o quebra-cabeça se completa. Estar triste é de direito...é como ando nessas últimas semanas...amanhã decici dividir com vocês! Mando-lhe além das bençãos de alegria do PAI, meus beijuuss no seu coração!

www.toforatodentro.blogspot.com

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Muita alegria e paz, é o que lhe desejo.
Acho que aquele texto é seu...

Um grande abraço.

Mari disse...

Ah Maria Izabel....
Só podia ser a minha, ou melhor a nossa grande dama a escrever algo assim, intenso e verdadeiro.
Sou são de Da. Clarice e de suas postagens também!
Bom domingo!
Beijos

Elaine Barnes disse...

Sensacional! Lindo post. Tem dias que a gente não define o porque da tristeza,mas ela existe e faz parte da felicidade também, o que acontece é ausência de alegria,falta de entusiasmo...Fico assim as vezes também,mesmo tendo paz e sendo feliz,tem dias que tenho que conversar com uma tristeza que me invade sem bater a porta.Faz parte. Montão de bjs e abraços

Maria de Fátima disse...

Olá Maria Izabel, lindo anúncio de jornal.Quanto a estar triste, quem não o está?Há dias em que eu também me sinto triste apesar de graças a Deus ter uma vida razoável e confortável onde não me falta o amor da família e dos amigos, o trabalho e o dinheiro para ter o suficiente para viver condignamente e da maneira mais simples possível, sem grandes luxos.O mais importante de tudo tenho Saúde e força de vontade para dar a volta por cima e ser cada vez melhor pessoa.Beijocas.

Maria Izabel Viegas disse...

Queridas amigas!

Meu coração se enternece com todas vocês!

@ Meri P.

@ Cris França

@ Astrid Annabelle

@ Regina Rozenbaum

@ Amapola

@ Mari

@ Elaine Barnes

@ Maria de Fátima

Amizade, carinho, suave presença...

O QUE SERIA DE NÓS SE NÃO EXISTISSE NO MUNDO OS AMIGOS?

Amizade é um amor que não cobra, é por inteiro.
Afaga a alma!
Lindas palavras ouvi de vcs...e como me fizeram bem!
Pode deixar, meus amores,eu sei, sinto e juro... amanhã tô melhor!
nada como um dia atrás do outro ... e
uma noite para "viajar" pelas estrelas.

Só posso dizer, com a minha serena paixão:

AMO VOCÊS!!!

Que bom que as conheci!
É um dos motivos da minha estonteante Alegria!

OBRIGADA!
Beijos n'alma