Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

quinta-feira, 18 de março de 2010

Aprendendo a dizer NÃO





"Quando Angela tinha apenas dois ou três anos, seus pais a ensinaram a nunca dizer NÃO. Ela devia concordar com tudo o que eles falassem, pois, do contrário, era uma palmada e cama.

Assim Angela tornou-se uma criança dócil, obediente que nunca se zangava. Repartia suas coisas com os outros, era responsável, não brigava, obedecia a todas as regras, e para ela os pais estavam sempre certos.

A maioria dos professores valorizava muito essas qualidades, porém, os mais sensíveis se perguntavam como Angela se sentia por dentro.

Cresceu cercada de amigos que gostavam dela por causa da meiguice e de sua extrema prestatividade; mesmo que tivesse algum problema, ela nunca se recusava a ajudar os outros.

Aos trinta e três anos, estava casada com um advogado e vivia com sua família numa casa confortável. Tinha três lindos filhos e, quando alguém lhe perguntava como se sentia, ela sempre dizia: "Está tudo bem".

Mas, numa noite de inverno, perto do Natal, ela se surpreendeu desejando com tal intensidade que sua vida acabasse, que chegou a pedir a Deus que a levasse.

Então ela ouviu, vinda do fundo de seu coração, uma voz serena que, baixinho, disse apenas uma palavra: NÃO.

Naquele momento. Angela soube exatamente o que devia fazer. E ela passou a dizer àqueles a quem mais amava:

Não, não quero.
Não, não concordo.
Não, faça você.
Não, isso não serve para mim.
Não, eu quero outra coisa.
Não, isso doeu muito.
Não, estou cansada.
Não, estou ocupada.
Não, prefiro outra coisa.

Sua família sofreu um impacto, seus amigos reagiram com surpresa. Angela era outra pessoa. Notava-se isso nos seus olhos, na sua postura, na forma serena mas afirmativa com que passou a expressar o seu desejo.

Levou tempo para que ela incorporasse o direito de dizer NÃO à sua vida.
Mas a mudança que se operou nela, contagiou a família e seus amigos. O marido, a príncipio chocado, foi descobrindo na sua mulher uma pessoa interessante, original e não uma mera extensão dele mesmo. Os filhos aprenderam com a mãe o direito do próprio desejo. E os amigos que de fato amavam Angela, embora muitas vezes desconcertados, se alegraram com a transformação.

À medida que Angela foi se tornando mais cpaz de dizer NÃO, as mudanças se ampliaram. Agora ela tem mais consciência de si mesma, dos seus sentimentos, talentos, necessidades e objetivos. trabalha, administra seu próprio dinheiro e nas eleições escolhe seus candidatos.

Muitas vezes fala com seus filhos:
"Cada pessoa é diferente das outras e é bom descobrir como cada um é. O importante é você dizer o que você quer e ouvir o desejo do outro, dizer sua opinião e ouvir o que o outro acha. Só assim podemos aprender a crescer. Só assim podemos ser felizes."

( Barbara K. Bassett)


E você, amigo meu, que achou desta história?

Sempre existe a hora de aprender a dizer NÃO àquilo que nos faz mal,
que nos adoece o corpo e aprisiona a alma.
E dizer Sim à Vida ficando em silêncio, em contemplação,
ouvindo a suave voz do nosso coração.
Ele é o nosso poderoso guia.
E é através dele que chegam a nós os conselhos dos nossos Mestres Sagrados.


Uma rosa para vocês!
E obrigada pelos ricos comentários, queridos meus:

Julimar Murat
Meri Pellens
Amapola
Paulinha
Manuel Marques
Perfume espiritual
Astrid Annabelle
Lidia

11 comentários:

Julimar Murat disse...

O dizer Não é um direito que nos compete. E quando tomamos a consciência da necessidade desta pequena palavra em nossa vida, grandes transformações surgem, umas agradáveis outras nem tanto. Mas o importante é além de respeitarmos o outro, é respeitarmos a nossa vontade.

Obrigada minha querida por mais um artigo que nos faz refletir.
Muita luz no seu caminhar e que venham grande momentos de felicidades no seu coração.
Parabéns pelas 10.000 visitas

Beijos

Julimar

Anônimo disse...

Penso q deva haver o equilíbrio entre o sim e o não. Sim qdo for sim e não qdo for não e isso basta.
Bjos na alma!

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Bom dia.
Achei o máximo. Faz pouco tempo que eu aprendi a dizer NÃO.
Só que, na minha idade, o que constatei, foi que, fui "fantoche" durante muito, muito tempo.

Um grande abraço.

Paula Mello disse...

Difícil aprendizado, Izabel...Como as pessoas nos cobram o sim o tempo todo...Eu disse um não bem redondo para um familiar recentemente, e sabe? Causou um furor danado...Como pode??? Pois é. O não é a busca pelo respeito. Cada um tem que se fazer respeitar, respeitando também aos demais.
O maior Mestre de todos, que é Jesus, disse: "seja o seu falar sim, sim; não, não", aludindo à conduta constante e coerente conosco mesmos que devemos ter diante da vida.
Só assim é possível viver em relativa harmonia.
Espero que as coisas estejam melhores para vc, com muita saúde e equilíbrio.
Uma semana iluminada!
(Nem sempre comento, mas tô sempre por aqui...:)

Mari disse...

Bom dia minha amiga!
Perfeita a reflexão de hoje!
Realmente, para mim era muito difícil dizer "não", foi um processo de aprendizado...e hoje consigo dizê-lo respeitando também as minhas vontades!
Importante porém é não perder o equilíbrio, saber dizer não não é dizer SÓ não!
Beijo querida
Mari

Unknown disse...

O mais importante que aprendi , foi a dizer não quando é não...

Beijos.

Perfume Espiritual disse...

Como é difícil dizer não, principalmente quando envolve o amor ao próximo e o auto-amor. Ainda tenho muito a aprender...
Ótimo tema!
Um abraço fraterno
Bia

Astrid Annabelle disse...

Olá querida Izabel!
Ser verdadeira e uma excelente versão de si mesmo...é isso que é preciso! Amor próprio naturalmente!
Grande tema...
Beijo no coração
Astrid Annabelle

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa tarde, Maria Izabel.

Passando, para lhe desejar um bom fim de semana.

Um grande abraço.

Lídia disse...

Oi amada,
Adorei tua visita e vou te seguir também, pois este teu texto me fez lembrar que preciso reaprender a dizer o "Não". Muito parecida comigo esta história..
Bju n'alma.

Glorinha L de Lion disse...

Oi querida...eu nem sei se tive algum dia dificuldade pra dizer não...mas acho que com a idade, se tem mais consciência de que às vezes dizer não a alguém, é dizer sim!
Porque vai ser melhor ou pra ela ou pra nós! Acho que essa é a importância de saber dizer um Não!
Bjs.