Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

terça-feira, 27 de julho de 2010

Ah, Clarice... Como te entendo!



"Não entendo.

Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender.
Entender é sempre limitado.
mas não entender pode não ter fronteiras.
Sinto que sou muito mais completa quando não entendo.
Não entender, do modo como falo, é um dom.
Não entender, mas não como simples de espírito.
O bom é ser inteligente e não entender.
É uma benção estranha,
como ter loucura sem ser doida.

É um desinteresse manso,
é uma doçura de burrice.
Só que de vez em quando vem a inquietação:
quero entender um pouco.
Não demais,
mas pelo menos entender que não entendo."

- Clarice Lispector -

Pelo menos , Clarice, não estou sozinha naquilo tudo
que também conheço ou que desconheço.
Tem dias que sinto que há muito mais
que uma simples desorganização
pairando no ar que envolve o mundo.
São pensamentos e ações controversas
no âmbito social, político , religioso.
São pessoas que têm tantas certezas,
tantas teorias, palavras bem ditas e mal ditas...
há tanta controvérsia e descaminhos.
Há tanta beleza no amanhecer,
na flor que desabrocha,
no sorriso do meu filho,
no olhar de um estranho,
no apaixonado beijo do meu amado.
Há beleza no sofrer e no des-sofrer.
Pois em tudo há opostos, eu o sei.
E é assim desde os promórdios do mundo.
Tem vezes que me sinto uma criança tão pequenina
Tem vezes que sou o sol, sou a lua, sou todo o firmamento.
Tem vezes que estou ainda aconchegada
na escura concha do útero materno.
Tem vezes que sou um gigante, a coluna de um templo,
Sou montanha, sou cordilheira.
Preciso e quero entender,
preciso e quero não entender.
Clarice...
somos normais
Penso que sim...
Fica o benefício da dúvida...
ou a imensa e doce calma da ignorância.
Só sei que não nasci para ser profeta de um mundo louco.
Preferia ter nascido poeta de uma iluminada e encantada terra.

... nasço de novo!

22 comentários:

Mari disse...

Maria Izabel...

Quando o assunto é a querida Clarice, não tem como não sentir intensamente o que ela generosamente nos deixou em sua obra.
Minha amiga...como ela mesma disse em um outro trecho..."viver ultrapassa qualquer entendimento!"

Um beijo

Regina Rozenbaum disse...

Ai, ai... Ontem, hoje, amanhã sou SÓ CORAÇÃO! Dezesseis anos tentando entender... e aí compreendi que "viver, realmente, ultrapassa qualquer entendimento"!!!
Beijuuss iluminados n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Maria Izabel Viegas disse...

Mari querida,
sim amiga, com certeza, por tal ela é sempre citada por nóa, mulheres; sempre temos uma Lispector dentro de nós... parece que somos as mulheres que correm com os lobos!
Tudo é superlativo, tudo é intenso...e belíssimo!
Beijos no seu coração
Obrigada obrigada!

Maria Izabel Viegas disse...

Regina linda...
e vindo de vc, audaciosa mulher, com conhecimento profundo da alma humana, é deliciosamente rico esta constatação:
Viver é ultrapassar, não há fronteiras , nem a morte é limite.
No entanto, somos livres e imensamente presos... UAU!
Fazemos o quê, mestra???
beijinhooos neste coração!

Glorinha L de Lion disse...

Que lindo Clarice e vc juntas! Só podia dar nessa belezura de texto! Mulheres, lobos, acho que no meu livro tem isso...só pra dar uma aguinha na boca....beijos enormes!

Graça Pereira disse...

Desconfio sempre daqueles que sabem tudo... é tão bom (e normal) entender que...não se entende tudo!!
Beijocas, Isabel!
Graça

Unknown disse...

"Deus, que nos fizeste mortais, porque é que nos deste a sede de eternidade de que é feito o poeta?"


Beijo.

Sunny e Violet disse...

Lindo Post!
Adoro a Clarice, sou uma grande fã dela!

MARCELO DALLA disse...

Amiga querida. Amei essa conversa íntima com Clarice. No fim é isso mesmo o que vale: trocar, compartilhar.

Uma resposta brilhante a um poema brilhante. Suas reflexões sempre ressoam em mim, já te disse isso. E eu concordo: às vezes esse nosso mental sufoca, congestiona... tb quero não entender.

E me lembro também de uma frase do Osho: "Aceite tudo como algo bom e uma profunda mudança ocorrerá." Enfim... me empolguei. Sigamos vendo beleza em tudo!!!

(Ah!! Sobre o azulejo: ainda não enviei, tava pra te dizer isso. Estive procurando uma gráfica aqui em Sampa e acabo de encontrar. Preparo minha primeira exposição aqui numa loja da Vila Madalena e vou aproveitar a leva pra produzir o seu. Tá demorando mas prometo que vai chegar, viu?)

bjosssssss

Unknown disse...

Clarisse incrível. É sempre uma redescoberta.

Beijos.

Cris França disse...

Izabel,

nos mulheres temos um mundo à parte dentrode nós, saudade do lugar de onde viemos. bjs

Ana Cristina Corrêa Mendes disse...

aqui respira-se calma, é bom :)
Muito grata pelo seu link.
Abraço

Maria Izabel Viegas disse...

Glorinha querida, eu sigo Clarice...
todas nós temos uma porção dessa magnífica mulher ou um desejo de sê-lo. Por tal nos identificamos.
Estou ficando mesmo curiosa com este seu filhote. Somos "titios e titias"dele. rsss
beijos n'alma, amiga!
Obrigada!

Maria Izabel Viegas disse...

Graça querida, que prazer tê-la aqui.
cada vez que recebo uma amiga como tu, com experiências de vida tão ricas. Gosto muito do Zambeziana.
É um mundo novo ao mesmo tempo, paralelo ao meu.
Incrível a tua história de vida!
Obrigada!

E como tu, desconfio de quem diz ser o dono da verdade. Que verdade? Ainda sabemos tão pouco deste mundo...
Beijos n'alma

Maria Izabel Viegas disse...

Manuel amigo,
vou guardar todas as tuas frases. És um relicário.(gostou do relicário? rs).
Meu poeta preferido!
Obrigada, querido
beijos no cuore

Maria Izabel Viegas disse...

Sunny e Violet
Minhas flores, amanmos juntas, então!
Beijo neste doce coração!
Feliz por tua presença!

Maria Izabel Viegas disse...

Ah, Marcelo, e como ando sufocada rsss.
Nada podendo fazer...só penso!
penso penso penso
E descubro que nada sei.
Querido Marcelinho, estou curiosa quanto ao temanho do azulejo, pois já te disse : tem uma parede esperando mais!!!
Sabe porque te perguntei. Houve roubos e desvios nos correios e um dos envolvidos, aqui no RJ, foi o do bairro que moro.
Imagina, se roubassem Minha Virgem!!! Nem pensar!!!
Espero sim, o tempo que puderes.
Beijos no teu coração!

Maria Izabel Viegas disse...

António amigo querido, estava a sentir tua falta!!!
Clarice te chamou, viva Clarice!
Trouxe meu amigo para meu cantinho...
è assim, cada vez que leio algo dela, há sempre algo que me surpreende e encanta!
beijos, muitos no seu coração!

Maria Izabel Viegas disse...

Amiga Cris,
com certeza... será a lembrança da ra das Deusas? Vezes penso que sim.
Creio que na minha memória ancestral, tenho mais recordações de vidas como mulher. Nem me pergunte como nem porque?
Beijos no seu coração, minha poetinha!

Maria Izabel Viegas disse...

Ana Cristina,
que surpresa tua visita!!! E que honra!
Como te disse fiz o link pois considero-te uma astróloga brilhante.
E gostaria muito que quem aqui viesse, pudesse ler tuas análises. Realmente:
Encanta-me!
Grata lhe sou!
beijos n'alma

MARCELO DALLA disse...

Ah querida! Se te roubassem seu presente eu te mandava outro!!! :)))
O quadrinho é um azulejo de 20x20cm.
Olha q se a parede for muito grande vamos precisar de mais azulejos!!! rsrsrs

(vamos marcar nosso encontro via skype pra semana q vem?)
bjossss

Astrid Annabelle disse...

Minha amada Maria Izabel!
Parei e senti...
Clarisse e Maria Izabel...
Que dupla!!!Maravilha...
Osho dizia que quem entende não sabe nada.
Compreenda...deixe fazer parte...não queira entender.Não é necessário.
Beijo gostoso e até amanhã...ai que medo!!!!rsss
Astrid Annabelle