Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

BlogagemColetiva ... medo

Postagem Coletiva do Blog da Glorinha L de Lion,
"Café com Bolo"


sobre Sentimentos.


Hoje é o dia do:


Medo

"Em verdade temos medo.
Nascemos escuro.
As existências são poucas:

Carteiro, ditador, soldado.
Nosso destino, incompleto.


E fomos educados para o medo.

Cheiramos flores de medo.

Vestimos panos de medo.

De medo, vermelhos rios

vadeamos.


Somos apenas uns homens

e a natureza traiu-nos.

Há as árvores, as fábricas,

Doenças galopantes, fomes.

Refugiamo-nos no amor,

este célebre sentimento,

e o amor faltou: chovia,
ventava,
fazia frio em São Paulo.


Fazia frio em São Paulo...

Nevava.
O medo, com sua capa,
nos dissimula e nos berça.

Fiquei com medo de ti,

meu companheiro moreno,
De nós, de vós: e de tudo.

Estou com medo da honra.


Assim nos criam burgueses,

Nosso caminho: traçado.

Por que morrer em conjunto?

E se todos nós vivêssemos?

Vem, harmonia do medo,

vem, ó terror das estradas,

susto na noite,
receio
de águas poluídas.
Muletas
do homem só.

Ajudai-nos, lentos poderes
do láudano.

Até a canção medrosa

se parte, se transe e cala-se.

Faremos casas de medo,

duros tijolos de medo,

medrosos caules, repuxos,

ruas só de medo e calma.

E com asas de prudência,
com resplendores covardes,
atingiremos o cimo

de nossa cauta subida.


O medo, com sua física,

tanto produz: carcereiros,

edifícios, escritores,

este poema; outras vidas.


Tenhamos o maior pavor,

Os mais velhos compreendem.

O medo cristalizou-os.

Estátuas sábias, adeus.


Adeus: vamos para a frente,

recuando de olhos acesos.

Nossos filhos tão felizes...

Fiéis herdeiros do medo,


eles povoam a cidade.

Depois da cidade, o mundo.

Depois do mundo, as estrelas,

dançando o baile do medo."

- Carlos Drummond de Andrade -


Osmedosmeusosmedosteusosmedosnossosdecadadia

Háumaindústriadomedo
soltanasruasdascidades
sesomosvalentes
nofundoseremosegoístas
nãotermedodamásorte
oudamorteécoragem
ouénãovalorizaroseucorpo
outercertezadaalmaquetem
oquefazumvencedor
hoje pergunto
dequemassaéfeitoumherói
dizemqueosheróisjámorreram
descobrirammaistarde
quenãoeraumherói
eraumdéspota
umconquistadortomouparasitodaaglória
masoqueétodaaglória
eleconquistaenãomorreemuitosperdemavida
háglórianavidavendoooutromorrer
quemtemmedosobrevive
sobrevivecomummedodanado
quemtemmedosofremuito
temmedovirandofobia
equemnãotemmedo
andanaruasozinho
demadrugadaolhandoalua
umhomemmorreudeamor
ooutroviueseassustou
nuncamaisquisamar
tevemedodoamor
umhomemficoumuitorico
daíficoutãomaislivreque
nuncamaissaiusozinho
nemviualuzdodianemaluzdoluar
agoranãopáradesofrer
temendoperderaqueletanto
tantoquelutoupraganhar




Eeuescrevisobreomedoassimpoisospontoseasvírgulas
ficaramcommedodeerraremeuestouescondidanomeiodo
quartoescurodebaixodacamacomumpontodeinterrogação
nacabeçaesperoquenãoconsigamlernadadissopoistenho
medoqueusemumaexclamaçãodizendoquefaleitudoerrado
porémlhesasseguroejuroportudoqueémaissagradonuncative
medodenadaporfavornãocontemissotudoquelhesfaleipara
ninguémafinalnãoépormedoépuroreceiodevocêsnãogostarem
demimeuestoucommedomesmoédopoemadodrummondassim
sendoficonoaconchegodarosaazulpoismesintomaiscalmae
percooreceiodenãotervocêatébrevesaudaçõespontofinal


20 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Minha querida e amada Maria izabel!
Postamosnamesmahora...00:22hrs!!!
Yes!!!
Nãohámedoqueresistaàalegriaeaoriso.
Genial o seu post!!!!
Primeiro o saber de Drumond e depois a sua escrita sem espaço para o erro, pois ele existe realmente entre as vírgulas e o pontos...rsss
Na hora de desatenção de uma vírgula e da conclusão de um ponto.
Amei...
Beijos grandes.
Astrid Annabelle

Glorinha L de Lion disse...

Você é um gênio da escrita, minha Saramaga de saias!
Depois de ler essa beleza de poema do Drummond, te ler sem pontonemvírgulanemparêntesesnem nada...ufa, deumfôlegosó foi demais da conta de maravilhoso. Não me deu medo nenhum, me deu prazer e júbilo por ter uma amigatãomaravilhosassim!
te amo mulher louca, linda e criativa! Beijos e mais beiljos pela madrugada a fora!

Cris França disse...

nossa que interessante, acho que você foi muito feliz na forma de expressão. bjs querida

Unknown disse...

Maria Izabel

Achei divertida a forma como resolveu escrever tudo junto. Deu trabalho a ler tudo!!! Mas gstei muito.

Beijos.

MERU SAMI disse...

Ui, saídeumblogsemfôlegoeentroemoutroequasetenhoumacrisedeasmasemserasmática!
Ufa! Agora eu sei como deve ser fórmula 1. Fabuloso!!!!!!!!

Beijos.

Manuela Freitas disse...

Muito legal mesmo, como vcs dizem!...
Tudo de Drummond é sempre muito bom, até rima! Quanto ao seu texto e a forma de escrever foi genial, quem não lembrou Saramago!...
Beijinhos e bom fim-de-semana, com Paz e Saúde,
Manú

Maria Izabel Viegas disse...

Amigas "corujinhas linda da madrugada"

@ Astrid
@ Glorinha,

Obrigada... que bom que gostaram. Amei os seus posts.
Belíssimos!

@ Amiga Cris,
é a unica maneira, querida, de lidar com o medo: enfrentá-lo e fazer dele um momento feliz!
No stress ;))

@ António amigo,
desculpa ;)) sou grata pela paciência de ler.
Realmente, creio que sim, é uma maneira divertida de lidar com o tema!
éumtipodemedoescrevendotudojunto
nãovosdátempoparanotarmeuserros
Beijos muitos no teu coração!

@ Meru Sâmu, que bom que vc veio!
E que te conheci!
Viu, o medo tem dessas coisas: reune pessoas!;))

Desculpa pela crise de asma sem ter
asma (morri de rir)!

mas, olha... estou aqui correndo atrás de vc, tem vários Blogs, todos excelentes!
Enumconsigodarconta
Ufffa!
Muito bom!
A-d-o-r-e-i sua postagem sobre o medo: é um caso sério a violência contra as mulheres e mais sério:
a infinita e condicionada condição de submissa!
Volto lá, pode crer!
Beijos n'alma!
Salve a Umbanda!

@ Manú querida,
estou te devendo mil visitas! Bem, visitar eu vou, mas acabo não comentando.Perdoa-me.
Fator tempo versus coluna doendo...
Obrigada... sempre.
És muito gentil!
E olhe, que pensei logo em Saramago quando o tema era Medo.
O Ensaio sobre a cegueira foi um livro que me deixou sôfrega... maravilhoso, li tão rápido pois queria saber o fim.
E que mundo louco!
E como li e reli.
foi um desafio.
Outros ja foram mais fáceis.
Beijos no teu coração!
Vou ao teu post... hoje!!!
;))
Beijos, muitos!

Nilce disse...

Oi, Maria Izabel

Sensacional!
começando com Drummond e depois essa tua maneira de se expressar...
Até me deu medo, que passou rapidinho.
Parabéns!

Bjs no coração!

Nilce

Socorro Melo disse...

Maria Izabel,

É a primeira vez que te visito, graças a blogagem coletiva.
Amei, e aviso que vou voltar, muitas vezes. Adorei saber que trabalha com TVP, sou muito curiosa a respeito desse assunto, tenho simpatia por isso, e sempre estou à cata de qualquer coisa que discorra sobre o mesmo.
Quanto ao tema MEDO,gostei do poema do Drummond, e muito mais da sua criatividade de se esconder de medo atrás dos pontos e vírgulas, hehehe
Confesso que deu um trabalhinho pra ler, mas, foi como um joguinho infantil, muito legal.

Beijos
Socorro Melo

Unknown disse...

Quantas vezes o medo que temos de um mal nos leva a outro ainda pior ...

Beijinho e bom fim de semana.

Macá disse...

Maria Izabel
Vim conhecer seu canto através da Blogagem Coletiva.
Nossa, que medo esse que até se escondeu entre as palavras?
Foi maravilhoso.
Linda postagem.
um beijo

MARCELO DALLA disse...

hehehe Parecia que vc estava sussurrando essas palavras, com medo de alguém ouvir. Daria uma bela cena de teatro. Genial!!!!!!!!!!
bjos querida
e um lindo fim de semana!!!

Tati disse...

Hahaha. Medo da minha esclamação!! Desta!! Mas não tenho por que dizer que escreveu errado. Não escreveu. Tem medo sim, todos temos!!
O medo de errar, se paralisa, por si só já é um erro, não é?
Adorei a brincadeira. Deu trabalho, mas li tudinho sim!!
Beijos.

Maria Izabel Viegas disse...

Querido amigos

@ Nilce,

@ Alexandre Mauj

@ Socorro Melo

@ Manuel

@ Macá

@ Marcelito Dalla

@ Tati Pastorello

Já tenho este poema do drumond há tempos comigo. E ele trata da vida nas nossas cidades, no medo que povoa a mente do homem e o paralisa. Drumond consegue em poesia fazer ressoar o aviso:
ACORDEM! MUDEM! FAÇAM MELHOR!

Fui ao blogs de vcs e todos foram maravilhosos, e com certeza, senti a msma energia: A força de luatar contra os dragões e usarem as lanças da compreensão de si mesmos e controlar o que nos assombra!
Amei conhecer a Nilce e a Macá - a blogagem da Glorinha nos une. Um prazer suas presenças!
Alexandre querido , pode me chamar do modo que quiser, vou adorar. E eu, posso chamar de Xande? Bem, acho o seu nome todo...tudo de bom!
mas...Silvio santos !!???Não, me escondo de novo kkk é programa de paulista, minha família toda mora lá e eu morro de rir deles!
Que bom que gostaram, até a exclamação da tati não doeu! rss

Mas, quando fiz, foi como o Marcelo falou. Ele descobriu!!!!
estava eu dramatizando, sussurando que nem criança...
Com o tempo, comco a Astrid colocou em um Blog vamos incorporando nossos valores e o medo passa a ser escrito com letras minúsculas;
talvez o meu maior mdo é o de amar tanto meu marido, meus filhos e netos e não quere que eles sofram,
por tal, eu oro sempre por eles! Materializo o BEM... para fazê-lo acontecer!
Não podemos ter medo de ter medo.
Devemos ter medo de não ser o que realmente somos!

OBRIGADA QUERIDOS... que medo bom que me trouxe vocês!!!
TODOS!

Unknown disse...

Olá Maria Izabel!

Vim espiar a sua postagem sobre o MEDO e achei genial!
O poema do Drummond e a forma como você escreveu! Ufa! Muito bem bolado!

Parabéns!

Abraços

Lia
Blog Reticências...

Maria Izabel Viegas disse...

Oi Lia( Lianara),
estava a desligar o computer quando entrou!
Nossa, é uma alegria estar aqui!
Incrível... vc certamente iria gostar, afinal, seu blog é "Reticências", não é mesmo. Tudo a ver.
Hoje não vou ao teu blog... amanhã irei e com certeza, vou gostar.
beijos querida,
BOA NOITE!
OBRIGADA de coração!

PS, Tô morrendo de sono, desculpa! Estaremos juntas!

pensandoemfamilia disse...

Quanta criatividade nesta forma de escrita que me deixou a princípio assustadaedepoisinteressada.
bjs

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

Perdi o fôlego mas valeu a pena lindo demais!
texto maravilhoso!
beijo

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

Oi flor!
Drumont sempre Drumond, uma maravilha!
Agora o seu texto...ARRASOU!!! rsrsrs Menina, fiquei até com medinho hahaha, parece que até ouvia uma voz sussurrando rápido as palavras ui....ótimo demais!
Beijinhos.

Flores e Luz.

Anônimo disse...

Oi Maria Izabel
Amei tua criatividade! Pensando bem, só o esforço para ler acaba fazendo a gente esquecer o medo!!!
Parabéns. Genial!