Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Tudo depende do nosso olhar...


Impressionante mulher...
Clarice Lispector.
Assim falava sobre si:

"Nasci na Ucrânia, terra de meus pais. Nasci numa aldeia que não figura no mapa de tão insignificante. Fiz da língua portuguesa a minha vida interior, o meu pensamento mais íntimo, usei-a para palavras de amor."


"Nasci para amar os outros, nasci para escrever e nasci para criar meus filhos. Amar os outros é a única salvação individual que conheço. A palavra é o meu domínio sobre o mundo. Quanto aos meus filhos, eu quis ser mãe. Se não fosse mãe seria sozinha no mundo. Mas sempre me restará amar. Amar eu posso até a hora da morte. Amar não acaba."

Por que trouxe Clarice até aqui?
Pois que me encanta!

Ouça mais:

"Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome."

E se delicie:

"Eu vou lhe dar de presente uma coisa. É assim: borboleta é pétala que voa."


Ah... mais eu me apaixono por Clarice... ganhar de presente "uma coisa assim"... que "coisa - palavras" mais bela!

"Quero escrever o movimento puro."

E neste poema, já bem conhecido, mas vale lembrar: " Tudo é o olhar" , pois aqui está o "movimento puro", a genialidade desta mulher "explode- coração"!

Leia-o de cima para baixo ...
depois , volte, leia-o de baixo para cima.
Verá que tudo é movimento puro...
que um conto pode ter duas versões...
dependendo de como e onde começar;
aqui idéias literalmente opostas num só poema,
depende do teu olhar!

"TUDO É O OLHAR"

Não te amo mais
Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre quis
Tenho certeza que
Nada foi em vão
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada
Não poderia dizer mais que
Alimento um grande amor
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci!
e jamais usarei a frase
Eu te amo!
Sinto, mas tenho que dizer a verdade
É tarde demais...

( Clarice Lispector)

É assim, nem sempre as coisas são como parecem,
as palavras proferidas
podem nos passar duas mensagens...
assim como na Vida,
tudo tem duas vias:
idas e vindas,
chegadas e partidas,
um lá e cá...
E falando de amor,
há o amor que nos extasia
e quando acaba...
nos "deixa", vai embora"!
Os dois lados neste poema,
amor e não amor.
Tudo depende
do como e onde
focamos
o nosso olhar!



16 comentários:

Cris França disse...

amo os textos dela e amo ler você, porque não falas aos meus olhos, mas diretamente ao meu coração. Um beijo minha amiga querida! esteja sempre bem!

Maria Izabel Viegas disse...

O que falo sempre?que ao amanhecer aparece, ela, doce Cris, o meu sol radiante!
Obrigada Cris !
ESpecialmente este , eu gosto muito, é como o amor , se maltratado vira ódio, dizem. E ele mostra ests duas situações.
Um beijo no seu lindo cioração, amiga!

Maysha disse...

Ola bom dia, cheguei aqui ao seu espaço atraves do blog da nossa amiga Reyel e gostei imenso do que li.
Vou segui-la e voltar, está bem?
Deixo-lhe um beijo de luz, tenha um dia feliz
Isa

G I L B E R T O disse...

Maria Izabel

Lispector nasceu ucraniana mas escolheu ser brasileira, portanto,brasileirissima ela é, nossa maior de todas!

Ela escreve visceralmente, com a alma, com a faca nos dentes, com o sangue correndo forte nas veias.

Grato por me proporcionar a felicidade de começar o dia com lispector!

Beijos, Izabel Viégas, linda!

Unknown disse...

Bom dia Maria Izabel Viégaz.

Dou-lhe a conhecer a Bubok.Pt, uma nova forma de editar. Depois de um enorme sucesso em Espanha, a Bubok está agora disponível para os autores portugueses.


Visite-nos em www.bubok.pt e conheça as ferramentas que disponibilizamos a todos os autores que queiram publicar os seus conteúdos gratuitamente. A margem para o autor é de 80%!

Se quiser ajudar-nos a divulgar a Bubok.Pt, pedimos-lhe que inclua este link para o nosso blog: http://www.bubok.pt/blog/.

O seu livro está nas suas mãos.

Maria Izabel Viegas disse...

Um belo dia mesmo Maysha, ter vc aqui!
Já fui ao seu Blog(fui rapidinho... mas volto!) e me encantei com a beleza dele e com suas palavras.
Também o que já li de teus posicionamentos na Reyel
me fizeram gostar muito!
Obrigada pela visita, já estou te seguindo...
Beijos n'alma!

Maria Izabel Viegas disse...

Amadooooo Gilberto!
Hoje tirei a sorte grande!
Olha o meu Sol apareceu e o meu Céu Estrelado, meu Luar...vc!
Gilbertinho estou plagiando alguém, confesso... rsss
és assim como Clarice, intenso, apaixonado na vida, profundo e belo em tudo que tocas!
Obrigada pelo presente de me visitar nesta manhã!
beijoooooos

Maria Izabel Viegas disse...

Marta, obrigada pela visita!
Vou te visitar, com certeza!
Beijos !

Noé disse...

Então, ambos a admiramos!
abraço,

Unknown disse...

Maria Izabel

Os textos da Clarice são sempre uma inspiração para mim. Perdi a conta os anos que levo lendo-a.

Beijo.

Essencialma disse...

Acho mesmo que a palavra chave está no foco...e quando muda o foco, tudo muda!

beijinhos

Unknown disse...

Clarisse é a minha grande paixão,será imortal.

Beijo.

Maria Izabel Viegas disse...

Aigos queridos, só agora é que posso responder aos seus comentários.Agradeço suas presenças!

@Antonio querido

@Noé, da nossa Grande Arca

@Manuel Marques, novo amigo

Somos todos nós então apaixonados assim como Clarice... sua marca ficou em nós!
"Mesmo que na vida sofrermos, é melhor Amar , amar e amar... assim nossa existência terá sentido ev alor, não é mesmo? Ela era a paixão!
Que linda mulher!
Uma honra tê-los aqui, hoje fui agraciada com um belo time!
Beijos nos seus corações!
Obrigada.

@ Amada Essencia - vida , creio que sim... tudo na Vida,depende de como a encaramos. Nem sempre somos os que venceram, mas somos aqueles que nos arriscamos a tentar. E certo é que se pode transformar muito de nós em boa sorte apenas mudando o foco do nosso olhar!
beijos no seu coração!

ღ SOL ღ disse...

Maria Isabel, bom dia.
Gostei de ler os 2 lados do poema. Acho que tem a ver também, como olhar por vários ângulos uma mesma coisa ou situação. Mas amiga vim lhe fazer um convite. Para participar de uma promoção. Confira passando no meu cantinho, mas fique à vontade de querer participar, como desejar, Beijos

Kelly Kobor Dias disse...

Fiquei curiosa pra conhecer seu outro blog despertar das memorias. Você pode me mandar o convite

Anônimo disse...

É incrível como a terapia de vidas passadas funciona mesmo. Vejam nossos casos de experiências clínicas no www.cienciasholisticas.com.br. Parabéns pelo blog.

Vera Lúcia