Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Dê para receber - um conto chinês


Existe Uma lenda chinesa que ilustra perfeitamente a necessidade de dar antes de receber.

"Um mendigo vivia em uma rua de uma cidade chinesa e segurava uma caneca o dia inteiro, pedindo arroz ou qualquer outra coisa que os passantes tivessem para dar.

Um dia, o mendigo viu um grande cortejo descendo a rua, liderado pelo Imperador em seu grande riquixá, entregando presentes aos seus súditos, O mendigo se encheu de felicidade.
"Chegou a minha grande oportunidade", pensou Woo.
"Dessa vez receberei um presente valioso", e dançou com alegria.

Quando o Imperador chegou perto dele, Woo exibiu sua caneca com grande determinação, mas em lugar de receber o esperado presente do Imperador, sua Majestade pediu a Woo um presente.

O pobre Woo ficou extremante desapontado e envergonhado; pegou os dois menores grãos de arroz que conseguiu encontrar em sua caneca e, muito a contragosto, entregou-os ao Imperador, que depois foi embora.

Durante todo o dia, Woo reclamou e resmungou.
Censurou o Imperador, culpou Buda.
Tratou mal os que se dirigiam a ele;
e poucas pessoas pararam para lhe falar
ou colocar grãos de arroz em sua caneca.

Nessa noite, quando chegou à sua pobre cabana e derramou seu escasso suprimento de arroz, Woo encontrou
duas pepitas de ouro
do 'tamanho exato'
dos dois grãos de arroz
que tinha dado ao Imperador."




Nunca saberemos quando e como seremos testados pelo Grande Imperador e nem quem será aquele ser que o personifica em nossas vidas.
Eternamente viver do auxílio dos outros...
como se todos tivessem que dar-nos algo sempre... sem cessar.
Pedir é um ato de Humildade,
mas muitos que vivem a exigir esmolas materiais ou gotas de amor
acabam por se viciar e vitimizar-se.
E quando é chegada a hora de dividir o pão ou Ser Amor...
nos sentimos ofendidos, bradamos contra Deus...
arrogantes que somos!

Um belo ensinamento.

Um alerta:nunca saberemos quando o Mestre chegará até nós
e nos pedirá um pedacinho de pão.
Que estejamos com o coração livre do egoísmo, da cobiça...
para poder dar-lhe o melhor de nós...

Que forma o Suave Mestre assumirá?
Quem sabe daquele que mais exigimos...
carinho, atenção, dinheiro ou favores,
esquecidos de...
provarmos que aprendemos com as lições
que a vida nos força vivenciar!

E num repente, perderemos a Grande Chance
de receber o presente tão sonhado por nós,
simplesmente, na condição de exigentes e eternos pedintes.

Doar o pouco que temos...
Fiquemos atentos...aprendamos a lição.
Dar ...para receber!


*extraído: O Fator Aladim
Jack Confield e Mark Victor Hansen

9 comentários:

Cris França disse...

Essa minha querida amiga Izabel, é uma verdade que experimento todos os dias na minha vida e assim vou percebendo que recebo muito mais do que dou, e nisso tem sido composta a alegria de minha vida!

Em perceber que moeda preciosa é o bem que fazemos,que nos volta em abundância!

E que sintonia a nossa, pois hoje desfila pelo conto também um conto Chinês.

Um beijo minha amiga! esteja sempre bem!

Astrid Annabelle disse...

Maria Izabel!
Dar, doar, por prazer....por amor, sem esperar nada em troca...isso para mim é a maior virtude.
Um beijo grande e agradecido.
Astrid Annabelle

Unknown disse...

Gostei ,bom fim de semana querida amiga.

beijo.

Barbara disse...

Linda história!
Se permite, vou copiar e enviar a alguém que vive como o tal homem da caneca.
Estou julgando?
Não tanto - estou tentando alertar.
Tão bom aqui.
Quero te dizer isso - por dizer, por dizer em honestidade.
Obrigada.

Rosan disse...

Maria Izabel.
doar faz bem a nossa alma, nos sentimos inteiros, realizados, quando é dado sem esperar por recompensas, nós devedores que ainda somos, tudo que pudermos fazer por outro ser, com certeza contribuirá para nossa evolução...
e que não percamos nunca a opurtunidade.
bom fim de semana.
beijo de luz
Rosan

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Izabel. Este ensinamento "dar e não esperar nada em troca" é virtuoso e exige do doador, maturidade espiritual. Este tipo de amor, normalmente, nós pais, temos com nossos filhos. Expandir este amor aos demais, é difícil, mas temos que tentar e tentar e tentar. A caridade mais fácil que conheço é aquela que damos em dinheiro ou qualquer outra coisa material. A mais difícil, é dar amor a todos que necessitam, seja através de uma palavra, uma atenção, um sorriso, um abraço, um aperto de mão. Mil beijos e um ótimo final de semana.

Maysha disse...

Maria Izabel, minha amiga, que vergonha, peço desculpa de só hoje responder aos teus comentários, foste tão querida, comentaste os meus blogs, mas sabes, além de não ter muito tempo, ainda não estou restabelecida da gripe, tem sido complicado, mas já estou quase bem.
Deixei um selo para ti e um desafio no meu espaço, quando puderes passa lá.

Acerca deste post minha querida amiga, sem duvida que a caridade mais fácil é doar em bens materiais, mas a mais gratificante é doar amizade, amor, carinho, sorrisos, tudo que faz bem ao coração, e por vezes há alguns bem sofridos.

Fica com Deus Izabel (o meu nome é Isabel Maria, o meu irmão mais novo chamava-me Maisha quando era pequenito, por isso dei este nome no blog rsrsr),bom fim de semana.
Beijos de luz
Isa

Flor da Hera disse...

Obrigada Izabel por estares a seguir tambem este meu blog, és uma querida.
Fica com Deus, que os Anjos te protejam e te guiem.
Isa

Maria Izabel Viegas disse...

Amigos amados

@ Astrid

@ Cris

@ Manuel

@ Barbara

@ Rosan

@ Maria José

@ Maysha

Perdoem se só hoje respondo... mas amei seus comentários.
É sempre um aprendizado ouvir o que pensam...vcs acrescentam com a visão que têm do mundo ao que posto.
E aqui está expressa a imensa capacidade de amarem e se doarem e a grande dificuldae que todos temos de nso entregarmos...
sim, é mais fácil dar materialmente, mas também é um exercício diário; falo por mim mesma, sou a primeira a ler pois preciso destes ensinamentos sempre!
E Barbara, sim, concordo: é um alerta - risos - totalmente... explícito!
;))
Beijos amorosos nos seus corações e
Obrigada!