Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Por favor, escuta o que eu falo!





"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. 
Em silêncio. 
Sem dar conselhos. 
Sem que digam:  "Se eu fosse você…"
A gente ama não é a pessoa que fala bonito. 
É a pessoa que escuta bonito. 
A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. 
É na escuta que o amor começa. 
E é na não-escuta que ele termina.
Não aprendi isso nos livros. 
Aprendi prestando atenção. 
Todos reunidos alegremente no restaurante: pai, mãe, filhos, falatório alegre. 
Na cabeceira, a avó, com sua cabeça branca. 
Silenciosa. 
Como se não existisse. 
Não é por não ter o que dizer que não falava. 
Não falava por não ter quem quisesse ouvir. 
O silêncio dos velhos. 
No tempo de Freud as pessoas procuravam os terapeutas para se curarem da dor das repressões sexuais. 
Aprendi que hoje as pessoas procuram os terapeutas por causa da dor de não haver quem as escute. 
Não pedem para ser curadas de alguma doença. 
Pedem para ser escutadas. 
Querem a cura para a dor da solidão"...

autor: Rubem Alves
em “Se Eu Fosse Você” 
do livro "O Amor Que Ascende a Lua"

  Ouça o que te falo!

Vivemos num mundo onde o importante é a comunicação.
Precisamos exercitar o ser conciso, "twita-se",
exige-se que tudo se explique  em cento e quarenta palavras. 
Queremos frases curtas.
As redes sociais que tanto incentivam o diálogo,
 a amizade entre o maior número de pessoas deve ser vapt- vupt.
Nada de frases longas.
Mas como vou te contar da minha dor com duas frases sucintas?

Num díspare contra- senso,  
exigimos bons oradores, 
a excelência na perfeição
da palavra falada e escrita.
Como? 
Se somos infinitamente falhos em escutar o outro.
Estamos cercados de gente que só ouve a própria voz.
A voz do outro renasce na troca como o eco do ego da pessoa que falou.

Tentam,
como são espertas as pessoas, 
ler nas entrelinhas.
Não existem entrelinhas.
Elas morreram sufocadas pelo teu egóico pensar.
Existem interpretações do que tu querias que fosse dito.
Escuta, eu te peço:
nas minhas entrelinhas
há um pedido de socorro.
Preciso que me escutes.
Preciso que me ames.
Preciso te amar muito!

Ouça o que eu te falo...

-Maria Izabel Viégas

3 comentários:

chica disse...

Lindo post e realmente precisamos ouvir e ser ouvidas! beijos,chica

Maria Izabel Viegas disse...

Minha linda Joaninha,
obrigada por me ouvir!!!
Assim posso dizer o quanto te aprecio. O quanto és importante aqui neste nossa Blogosfera!
Hoje tenho certeza que o dia vai ser de muita sorte...
pois a joaninha pousou em mim, no meu blogue, no meu coração!
Beijoooooooos!

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

O texto
de Rubem Alves
e o seu texto,
acordam
verdades adormecidas
nos olhos de quem
as lê.

Desejo que o amor,
faça morada em seu coração.