Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Entro e saio



"entro e saio

dentro
é só ensaio."

Paulo Leminski , in Toda Poesia


E não é essa a vida?
Entramos e saímos dela em cerimônias sagradas:

Nascimento e Morte.

Nascemos para a vida material, saindo de outra dimensão para esta.
Morremos, despedindo-nos deste corpo físico, abandonando as vestes carnais, adentrando em outra dimensão.
O que dantes de nascer era a casa eterna passa a ser a Grande Incógnita.
Qual será nosso porvir?
Quantos tijolos amealhamos com nossos feitos no agora para construir nossa casa na morada espiritual?
Fica sempre a eterna dúvida do homem.
Quem sou?
Serei o que nasci para ser?
E cumpri todos os requisitos necessários para obter meu visto no passaporte para a grande viagem?
E se...
Somos um amontoado de
Se? Se? Se?
Sairemos vencedores nesta nossa batalha cotidiana cognominada vida?

E quem quer saber de ir?
E quem quer sair?
Sinceramente, não conheço ser humano algum
dentre meus amigos e conhecidos
que queira saber do momento de partir.
Todos querem, apesar de todos os pesares,
ainda aqui continuar a tentar ir caminhando,
entre erros e acertos.
Todos querem exercitar
a imensa e gloriosa aventura
de só,
simplesmente ou confusamente,
ir vivendo.

E isso me parece o que tem que ser: ter coragem para:
nesse :
Entro e saio,
e,
estando dentro,
ir ensaiando...

Um dia a gente escreve a história toda,
tudo nos seus devidos lugares,
com todos os pontos e vírgulas,
sem o ponto final,
é claro!

Pois que o ponto final...
ainda é um dos nossos mais misteriosos "se".
"O que será o amanhã?
responda quem souber.
O que irá me acontecer?
O meu destino será como Deus quiser..."

Será Deus ou nós que criamos esse destino?
Mais um "se"!

Eu estou dentro,
ensaiando,
no aqui e agora!

Maria Izabel Viégas






Um comentário:

Clara Lúcia disse...

Não gostaria de saber... mas às vezes gostaria de saber.... dúvida libriana!
E vamos indo, voltando, com a sabedoria de Deus que cuida de nós com tanto carinho..

Beijos, mainha! <3