Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Qual é o Eu que comanda teu ser?



Tenho Mais Almas que Uma

Vivem em nós inúmeros;
Se penso ou sinto, ignoro
Quem é que pensa ou sente.
Sou somente o lugar
Onde se sente ou pensa.

Tenho mais almas que uma.

"Há mais eus do que eu mesmo.
Existo todavia
Indiferente a todos.
Faço-os calar: eu falo.

Os impulsos cruzados
Do que sinto ou não sinto
Disputam em quem sou.
Ignoro-os. Nada ditam
A quem me sei: eu escrevo."

Ricardo Reis, in "Odes"
Heterónimo de Fernando Pessoa


Vivemos imersos num grande oceano de energias - formas - pensamentos.

Hoje lembrei-me desta poesia ao olhar esta foto da Terra imersa num sem fim de focos de luz, que na verdade, satélites ou sucata deles, abandonados, lixo espacial a orbitar em volta de nós, presos ad eternum. É o resultado da primorosa ação da ciência tecnológica. A cada um que fica obsoleto, lança-se mais e mais.

Certa feita, uma amiga postou esta imagem* e junto um belo texto sobre a magnitude da Terra. Algo belo que em nada condizia com a realidade da foto: o lixo espacial que nos envolve. Escrevi-lhe in off pedindo que pesquisasse sobre o assunto.
Ela o fez, seus olhos estavam inocentes. Não foi por mal.
Mas todo cuidado é pouco...

Aliás, vivemos bem assim, aqui neste plano,
enlevados com imagens
que na realidade são o protótipo da nossa falta de percepção,
a antítese do que vemos como belo e bom!

Nos extasiamos com a beleza de um linda árvore rara
e, nem percebemos que, sem noção,
pisamos nas sementes ou mudas
da raridade que caem ao seu entorno,
destruindo a espécie.
Belos animais com pedigree nos atraem
e passamos ao largo de animais sofridos e feridos, abandonados doentes,
nem sequer um olhar lhe direcionamos.
E gente, por causa do medo que hoje é geral, dar uma moeda, nem pensar! Muitos reclamam do incômodo que lhes causam.
Sempre agradeço aos céus, 'infelizmente', quando um pobre ou criança me pede algo.
Bem melhor do que uma arma apontada para nossa cabeça,
não mais "pedindo", e sim, "mandando", "exigindo"!

Enfim, o que tem a ver a poesia e o lixo em torno de nós?
Penso que somos assim como a Terra,
vivemos cercados de tantas formas - pensamentos,
nossos ou pensamentos dos outros que se cruzam
e que não nos damos conta dos efeitos sobre nós.

Quantos de nós, num repente, mudamos de humor
num determinado lugar, perto de alguém.
Quantas imagens desconexas passam em relâmpagos na nossa mente.
Algumas frutos de nós mesmos.
Outras , energias que captamos de outros seres deste plano ou de outras dimensões.
Num mesmo dia podemos mudar radicalmente de idéia.
Ficamos tristes, até com raiva, sem entender os porquês.

Para aquelas pessoas sensitivas ou médiuns é um treino essa percepção contínua
do que faz parte de nós e o que provêm de fora.

Já perceberam que quando fazemos atividades que não gostamos, parece que outro ser passa a habitar em nós?
Surge em nossa tela mental imagens de pessoas que nos magoaram ou tristes cenas,
e daí já incorporamos um fardo pesado de maus pensamentos,
num pessimismo angustiante.
Outras vezes, num exemplo, cuidando de um jardim,
mexendo com água, ouvindo belos sons, num contrário,
tudo em nós é paz e serenidade. Começamos a trabalhar
com o hemisfério direito do nosso cérebro,

morada das intuições, abrimo-nos para a beleza,
para a espiritualidade maior.

Sempre me imagino no meio das ondas de rádio e televisão
que cruzam nosso espaço não visível.
Brinco, as vezes, que devo estar dentro de um filme de guerra
ou numa comédia ou romance, navegando
em ondas eletro-magnéticas da televisão.
Somos atravessados por outros Eus.

Dentro de mim moram vezes anjos outros nem tão angelicais assim.
E eu sou muitos eus.
E , creio, que é normal.
Somos seres a viver, cotidianamente,
em vários ambientes,
lidamos com várias pessoas.

E, eu preciso ser diferente, tantas vezes, no trato com cada situação.
Em casa, no trabalho, nas minhas caminhadas matinais, quem anda ali?
Que Eu comanda minha mente, meus passos?

E com aquele parente insuportável,
ou com meus amores,
serei sempre o mesmo Eu?

"Os impulsos cruzados
Do que sinto ou não sinto
Disputam em quem sou."

Dizem que: "a cada um segundo suas obras".
É justo ser sempre receptiva, a "boazinha"
com aqueles que não podem entrar em mim?

Devo respeitá-los, com certeza,
mas não posso deixar
que o Eu do outro esteja em mim.
Carrego seus fardos?
Posso escutar seus penares,
ter imensa e fraterna empatia com suas mazelas,
ajudá-los amparando-os, entretanto,
não posso levar comigo a sua dor,
nem sua tristeza, nem seu mau humor.
Senão serei um espectro dos outros,
não Eu.
Já me bastam os meus próprios Eus
de que fala o poeta!

Penso como Pessoa,
"Há mais eus do que eu mesmo.
Existo todavia
Indiferente a todos.
Faço-os calar:
eu falo."

Sim, falo
com a minha personalidade,
com o meu caráter.
Estes falam mais alto.

Tenho que estar sempre atenta para "entender"
quem me pede morada,
quem vem "por e através" de mim.

E, se as energias desses Eus me fazem mal,
se não me trazem felicidade e paz na alma:
"Ignoro-os.
Nada ditam"
Sou Eu que lidera meu ser!

"A quem me sei: eu escrevo."
Eu sou eu,
vezes anjo, vezes nem tão angelical assim
Escrevo para... vocês!
Me contem, por favor:
seus Eus ou seu Eu me entenderam?

Se não gostarem,
coloco a culpa num dos meus outros Eus.

Simples Ser... Complicado Ser.



*Foto da Agência Espacial Européia(2009):
"Segundo a Agência Espacial Européia, entre o primeiro lançamento do Sputnik(1957) e janeiro de 2008, cerca de 6 mil satélites já foram enviados para a órbita terrestre. Destes, apenas 800 estariam ativos e 45% estariam localizados a uma distância de até 32 mil quilômetros da superfície terrestre".

SURREAL:
Reciclamos nosso lixo aqui!
Campanhas e mais campanhas, politicamente corretas.
E lá, do lado de fora,
QUEM deve reciclar este lixo?
Nós, o povo; nós, simples mortais?!

14 comentários:

MARCELO DALLA disse...

Amiga querida!!!
Como sempre, de suas palavras jorram LUZ. Esta reflexão que coloca aqui é uma das minhas principais... Quero ler e reler o texto. Acho lindo saber que há pessoas como vc no mundo!!!!!!!!!

Quero agradecer os comentário fofíssimos lá no meu blog. Vou torcer pra vc ganhar de novo! rsrsrsrs
bjos querida

Regina Rozenbaum disse...

Minha iluminadamada!
Vou deixar aqui um dos meus eus que deitei lá no divã dia 16/06:
"....Concedo-me esta alegria solta de ser quem sou. Posso ser lida por qualquer pessoa, mesmo fora do contexto.
Sou o quero dizer sem dicionário, intérprete, dúvida ou pontuação.
Sou a palavra escrita. Além da leitura, registro e assino embaixo.
Autenticação é coisa de cartório. Burocracia.
Eu não. A autenticidade me confere identidade e diferença. É este meu passaporte.
A validade não me importa. Viajo e vivo enquanto eu der valor às pessoas.
Ah! Estas têm valor demais para mim. E sou-lhes gratidão."
E aí vem você, hoje, complementando, cutucando mais esses eus que me habitam...aí vem eu e lhe digo: OBRIAGADA!
Beijuuss n.a.

Lúcia Soares disse...

Izabel, então é isso: somos muitos, mas não gostamos de ser assim, acho eu. Às vezes me parece que sou complicada demais, hoje quero algo, amanhã desisto...
Luto muito com meu EU boazinha, que quer ser bem vista aos olhos de todos;
meu EU insatisfeito, que quer tudo "para ontem" e exige além do que as pessoas podem ou querem dar;
meu EU teimoso, que quer que tudo seja do meu jeito, pois me parece o melhor, não só pra mim quanto para quem me cerca.
Já falei muito das minhas angústias, acho que sou um ser incompreendido até por mim mesma!
Acho que busco uma perfeição que o mundo não me pode dar, nem as pessoas, pois eu mesma sou imperfeita.
Por isso preciso de tempo. Gosto de escrever e falar muito, então precso refletir, pois nem sempre é conveniente se "despejar" o que nos vai na alma.
Gostei de saber que todos somos tantos, não só eu!
Obrigada pelo carinho. Vou reler, também. Sinto-me melhor.

Bloguinho da Zizi disse...

Izabel
Quantos eus em mim?
Muitos...e todos eles aqui, ainda, aprendendo, sendo burilado, trabalhado para ser o Eu Maior.
Caminho longo, mas não impossível.
Beijinhos

Claudia A Ribas disse...

Querida alma amiga, li, refleti, compartilhei e guardei essas palavras na minha máquina, no meu coração... Sou grata por sua existência e generosidade em compartilhar tantas coisas maravilhosas ao espírito. Bjsss

Unknown disse...

"Há mais eus do que eu mesmo."

Obrigada pela partilha .

Beijo.

Regis Mesquita disse...

Izabel,
parabéns pelo blog. Você é super inspirada.

Abraço,

Regis Mesquita
http://nascervariasvezes.blogspot.com/

RESILIÊNCIA disse...

Izabel


obrigado pela visita.
sempre aqui estou...

um grande abraço

Edu Corrêa disse...

Bonito, oportuno e muito apropriado, Izabel.
Beijos!

William Garibaldi disse...

Que maravilhaaaaa!!!!

Vou ler e reler!
Suas palavras e Ricardo Reis ( Pessoa )
Mestre Demais!

Eu to aqui levando essa galera toda que eu sou pra harmonia!!!! KKK
Vou montar uma Escola de Samba com esta Turma que sou eu!
Quie grande percepção é isto!
ë o início da harmonia!
Somos a soma de muitos.. temos muitas faces!
Temos muitos eus!
Somos todos UM!

Deus em Nós é Lindoooo!!!!!

Grato por me responder..
sim o Face e a Net tomam tempo.. eu to me Educando! rsrsrs

Tem meu email agora!

Eu quero te conehcer pessoalente!
Vamos marcar pra semana que vem????
Poxa moramos na mesma city!!!

RSRSR
Bejusssssssss

Maria Izabel Viegas disse...

Meus queridos, como é gostoso ouvir vocês!
Sinto-me feliz com sus comentários! Tenho visitado meus blogs queridos.

Prazer amigo Regis em vir aqui. Gostei do teu Blog. E mais ainda de saber que vc trabalha com Terapia de Vidas Passadas.
Estarei lá sempre!
Beijos!

E MEUS AMORES:

MARCELO LINDOOOO, queridíssimo!

REGINA, minha flor perfeita!

LUCIA ( te espero, com certeza, vc vai entender mais e mais vc e não se cobrar tanto!

ALZIRA, presença iluminada!

CLAUDINHA RIBAS, UAU!!! meu coração está em festa com tua visita!

MANUEL, poeta mais que querido, como é boa tua presença!

ARI, estou sempre lá no Resiliência, vc é uma pessoa especial!Seus posts são excelentes!

EDU meu amigo querido! Nossa, bom te ver! Você tá sumido, não tenho mais te encontrado!!! Beijoka no coração!

ALÊ, as vezes penso que vc é um sábio e por tal voltou ao Japão, não um jovem, sabia? Beijokas!

WILL meu rei! Amo tua alegria! Vamos sim, querido, na semana que vem, não dá, mas nosso encontro tá marcado nas estrelas!

OBRIGADA A TODOS VOCÊS PELO CARINHO QUE TANTO ME FAZ BEM. SINTAM_SE ABRAÇADOS ! MIL BEIJOS. Agradeço de coração!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

aqui tem luz e muita sabedoria sempre saio daqui um pouco menos egoísta e mais consciente das pessoas ao meu redor!
Fiquei triste por ter saído do FB, mas visito vc aqui num sei fazer comentário bonito como seus amigos ,mas sei que vc me entende de qualquer forma!
Grande beijo

Maria Izabel Viegas disse...

Minha querida ELIANA tigresa,
nunca repita isto! Vc é extremamente sábia nas tuas observações. Amo tudo que posta no FB. E teu Blog, é pura magia. Imagina, além de bonita, sorriso farto e ainda faz cada comida de dar água na boca.Quer mais???
beijos amiga.
Que bom q veio! amei!

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
Lendo pausadamente o post da Lúcia vim ao teu...
Que bom!!!
"Dentro de mim moram vezes anjos outros nem tão angelicais assim.
E eu sou muitos eus".
E, creio, que é normal.
Hoje escrevi justamente sobre isso... sou assim também...
Bjs de paz