Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A bola de Einstein e eu, uma folha.





"A vida é como jogar uma bola na parede:
Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul;
Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;
Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca;
Se a bola for jogada com força, ela voltará com força.
Por isso, nunca "jogue uma bola na vida" de forma que você não esteja pronto a recebê-la.
A vida não dá nem empresta; não se comove nem se apieda.
Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos."

Albert Einstein


Será?
O jogo é tão simples assim?
Einstein,
olha só, preciso te contar.
Tu és um gênio?
Sim!
És!
Mas eu que sou uma simples folhinha de árvore soprada pelo vento.
Atrevo-me a te contestar.
Tem gente que não joga bola alguma e recebe uma "bolada" de volta!
tem gente que joga bola azul
e cai na casa do vizinho
este não devolve
pois o cachorro pegou primeiro
e comeu a bola.
ou o menino pegou
e achou que era um presente do céu..
E meninos pequenos são...
infinitamente pequenos.
Inocentes, inocentes
sempre serão!.
Logo...
Jogando a bola azul, verde,
com força ou sem força.
Quem determina os retornos das ações
nem sempre são as nossas ações.
Não somos indivíduos sozinhos.
Somos um emaranhado de gente.
Somos uma grande peça de xadrez.
Somos flocos de neve
tão sem poder de interferir
no nosso destino
que , num repente, vamos flocar
numa terra de calor,
tipo zona dos trópicos.
Tem acontecido muito por estas terras brasis.
A culpa foi minha?
Eu nasci floco de neve européia e vim parar por terras estranhas?
O mundo faz cada trapaça com a gente!
E somos vezes levados pela maré cheia e
retornamos encharcados na vazante.
sem nem perceber.
E nem ter jogado bola nenhuma.
Einstein,
deixa para lá!
Eu sou uma folha levada pelo vento.
Não entendo mesmo de nada.
Na verdade, quem me contou
estas histórias foi o próprio vento.
Que vive a me arrastar de um lado para o outro,
sem me dar motivos ou razão.
E afinal,
qual a cor da bola que eu devo jogar?
Vou ver se volto
na próxima vida
uma bola.
E torcer para ser achada
pelo menino bem pequenino,
que não sabia de nada do mundo
e que me amou
e se alegrou comigo,
seu presente que veio do céu!
Tomara que não haja vento!
O vento é um insuportável sujeito
que a seu bel prazer
me obriga
a voar,
a voar,
a voar.

E nem bola eu tenho para jogar!
Se eu tivesse, aprenderia a comandar a minha vida!

Nota da autora sobre o tema:

Acho que não entendeu nada do que Einstein falou.
Acontece.
Afinal, que entende uma folha acerca das palavras do gênio.
Ou será, que ela sempre gosta de ver o outro lado das questões?
Isso também,
Acontece!

Maria Izabel Viégas



2 comentários:

Luma Rosa disse...

Hahahaha é isso aí! Dizem que quem escrevia esses textos de Einstein era a sua esposa e que ele era grosseiro com as palavras. Acho que tem muita gente dando bola fora e outros acertando de primeira. Às vezes é culpa do vento, que desvia a bola ou alguém recebe uma recompensa melhor do que merece por causa de uma parceria. Vai saber!
Beijus,

Maria Izabel Viegas disse...

Luma querida,

eu também já li algo sobre estas frases de Einstein. Que ele era meio 'mauzinho' com a mulher já li mesmo sobre!
Não sabia que sus escritos eram da esposa, ou seja, que seja suspeita. rsrs
Realmente, algumas frases atribuídas a Albert Einstein são meio estranhas.
Essa aqui da bola jogada e seus feios , ou seja, tipo a Lei de Causa e Efeito ou Da Ação e Reação é bem simplória para um gênio.
E na verdade, eu implico com ela!
fazer o que?
Nunca encontrei em livros. por isto tenho colocado poesias e textos tirados do livro e do autor.
A gente vai aprendendo com o tempo. Internet é teste.
Beijos, amiga, obrigada por visitar e me fazer feliz com sua presença aqui no Memórias!