Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

domingo, 1 de setembro de 2013

É Setembro! É primavera chegando!


Primavera tem bater de coração
não sei porque razão
é meu instinto
Setembro
Traz a mensagem
que a primavera
está pronta
para despertar!
Cantarolando fica
meu coração
nos setembros.
Setembreio
desde agosto
(eita mês tão sem graça)
parece que algo pesado
vai desprender do meu corpo.
Ou será de minha alma?
Não, alma nem se liga nisso!
Alma sempre florida na sua eternidade!
É meu inconsciente,
misterioso embusteiro,
que guarda algo
e não me conta.
Só me assombra nos sonhos.
Onde estou ali distraída.
Fico sempre matutando
o porquê do inconsciente ser tão leviano?
Porque nos ataca quando nos entregamos ao descanso?
Só sei que foi assim
desde que me entendi por gente.
Bem, se é que já aprendi a ser gente.
Tem vezes que sou tão bicho
tão incontrolável instinto
sou águia
sou lobo
sou leoa
sou passarinho
confesso: ando em estado golfinho...
Deve ser a primavera
golfinho é pura alegria
golfinho,
será o tal setembreio
que me envolve em sorrisos?
Algo além do cognoscível
acontece comigo.
Nasci em 21 de março
no Rio de Janeiro,
sou um ser outonal,
pois aqui nesse hemisfério sul
é outono!
Como nasci tão feliz da vida?
Não caía nenhuma folha da minha árvore da vida!
A astrologia me explicou
(como é sábia a astrologia)
A Terra comemora em março
O  início do Ano Vernal.
Explode o planeta nos Inícios, 
nas sementes a espalhar!
É isso!
Quando eu desci por estas bandas
passei pelos jardins do mundo
vi umas pétalas de flores tão belas.
inocente
não hesitei
surrupiei,
eu era criança
- não foi pecado! -
estavam todos distraídos,
com as coisas do parto,
as coisas do lado
matéria tangível
nem perceberam!
Só sei,
isso me contaram
lá na maternidade
um forte cheiro de rosas
espalhou-se pelos ares.
Enfim, já nasci aprontando!
Será, meu Deus, que já nasci pecando?
Mas eu era só um pontinho pequeninho.
Um anjo arteiro e safado!
coração da minha mãe sentiu, 
eu mandei um recado!
E o coração da Mãe Terra
disse-me baixinho:
- Vai, Maria!
- Vai, Izabel!
Você nascerá
com nome de duas santas,
a mãe e a tia
do Mestre Jesus!

Leva por toda a tua vida
as primaveras em todos os outonos!

E foi assim que tudo aconteceu.
ponto final.

Maria Izabel Viégas



2 comentários:

Lúcia Soares disse...

Encantada!
Muito bonito e lírico.
Estou lendo "Bagagem", primeiro livro de Adélia Prado e acho vocês duas muito parecidas.
Já começou a compilar seus escritos? Faça-o! E publique-os. Acredite na qualidade do que escreve. Maria.
Izabel.
Beijo!

Denise disse...

Não Iza, vc nasceu perfumando, trouxe nas vestes humanas o dom de fazer sorrir, o calor das cores quentes, a capacidade da transformação... o que setembro tb tem!!!!
Adorei, adorei!!

Bjoca, queridona!