Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O Rio e o Oceano


"O Rio e o Oceano"

"Diz-se que, mesmo antes de um rio
cair no oceano ele treme de medo.
Olha para trás, para toda a jornada,
os cumes, as montanhas, os longos caminhos sinuosos
através das florestas, através dos povoados,
e vê a sua frente um oceano tão vasto
que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre.
Mas não há outra maneira.
O rio não pode voltar.
Ninguém pode voltar.
É impossível na existência.
Você pode apenas ir em frente.
O rio precisa se arriscar e entrar no oceano.
E somente quando ele se arrisca e entra no oceano
é que o medo desaparece.
Porque apenas então o rio saberá
que não se trata de desaparecer no oceano,
mas tornar-se oceano.

Por um lado é desaparecimento,
e por outro lado é renascimento.
Assim somos nós.

Só podemos ir em frente e arriscar.
Coragem! Avance firme e torne-se
o Oceano."
(Osho)

Hoje ao acordar custei a voltar para este lado da vida.
Tenho, sempre tive, noites de mil sonhos .
Muitas imagens, umas fruto da limpeza que minha memória faz para expurgar
tudo aquilo que precisa sair, tomar vida e desaparecer no véu da noite.

Necessitam ir para fora de mim , simplesmente...
Estes não me assustam, são manifestações de meu inconsciente
que, se represados, certamente, serão meus fantasmas.
Tornam-se pesadelos se deles eu tiver medo.
E medo não tenho.

Aprendi a discernir o que é limpeza do que aquilo que chamo de viagens de minh'alma.

Hoje, entretanto, minha'alma no retorno, me trouxe uma saudade triste ...
Saudade de muitos momentos passados, de pessoas amadas que se foram,
saudades de um lugar- porto - seguro;

vultos, paisagens conhecidas que nesta vida nunca vi, mas que guardo límpidas nos olhos d'alma.

E encontrei o Rio e o Oceano.
E sinto que é assim...
Nada pode ser modificado.
É a lei. Seguir em frente.

Aqui na vida sou rocha firme nas águas de meu rio vejo: pessoas, vivências, momentos, alegrias e tristezas passarem por mim. Marcam-me, mas igualmente deixo nelas minhas marcas.
Eles passam e eu fico; mas vai um pouco de mim nas suas águas.
A cada ser que passa deixo nele o aroma do meu ser ou o amargor de mim.
O que serão após por mim passarem, não sei, não são mais eu, seguiram!
E eles deixam seu perfume ou amargor em forma de aprendizado em mim.

Nunca somos iguais, a cada amanhecer ressurgimos das cinzas como Fênix .
É o meu sonhar acordada e meu sono em liberta - vida.
Dormir é sempre um preparo para a grande e final partida.
E acordar é sempre um novo e maravilhoso renascer.

Sinto que hoje acordei este rio que teme e treme...
Mas não vejo ainda o oceano.
No sonho eu estava no Oceano e acordei Rio.
Vida... estranha Vida.
Vida... magnânima Vida.
Ora sou rio... ora sou oceano.
Lá e cá.
Ir e vir.
É assim... a Vida!

13 comentários:

ღ SOL ღ disse...

Maria Isabel.
Este trecho , me fez pensar...

...somente quando ele se arrisca e entra no oceano é que o medo desaparece.
Porque apenas então o rio saberá
que não se trata de desaparecer no oceano, mas tornar-se oceano...
O medo escraviza para que barremos oportunidades de fazer florescer nossa essência maior e de que somos um todo...obrigada por este belo texto.
Abraços

Cris França disse...

"Diz-se que, mesmo antes de um rio
cair no oceano ele treme de medo"

Frase poderosa
Imagem Poderosa
e Mensagem poderosa minha querida

Ainda hoje almoçando com um amigo do trabalho falamos justamente disso, que não devemos ficar remoendo o passado, pois para frente é a nossa única direção

que todos saibamos aceitar e viver isso.

vou levar essa frase comigo Maria minha amiga! beijos

Isa Grou disse...

Olá Maria Izabel!

E assim é!
E assim seguimos em frente sempre.....rumo ao Norte.........de encontro ao "Oceano"!!!


Grande beijo.
Namastê!

Rosan disse...

Maria Isabel
que lindo texto...mais uma vez me fez lembrar....
que qundo libertos do corpo, somos oceano, estamos oceano...
quando no corpo, somos rio...que acerta, que erra, mas que não pode voltar...seguimos em frente...para qualquer dia desses sermos novamente oceano.
também as vezes acordo com saudades de pessoas que não estão desta vez comigo, e sei que me esperam e tocem por mum...e´como uma nostalgia...uma saudade não se sabe bem de que.

um abraço

Maria Izabel Viegas disse...

Sol querida, é assim... o medo do que está à frente nos paraliza, mas de que adianta temer, não é mesmmo, sempre seguiremos, foi assim e sempre será.Estás certa!
Obrigada pelo belo comentário.
Beijos neste lindo coração!

Maria Izabel Viegas disse...

Amadinha Cris do meu coração,lindo comentário.
Agradeço muito a Deus por ter amigas como vc. E que é uma poderosa mulher e poderosa e sensível poeta.
Beijos no seu coração doce!
Obrigada, linda!

Maria Izabel Viegas disse...

Isa , linda Isa
E ssim vmos seguindo, vezes temendo, vezes firmes em vontade de vencer. E seguir, nosso destino!
Obrigada, amada por estar aqui comigo.
Juntas a re-conhecer o caminho...
Beijinhos!

Maria Izabel Viegas disse...

Rosan querida, talvez seja essa a minha vida aqui, reconhecer os sinais. Um amigo querido me disse que nasci para ser terapeuta de vidas passadas.. pois que ando do oceano ao rio e do rio ao oceano, num ser único, alma desperta. Assim como vc tenho essas sensações...tristes,alegres... pois , na volta do sono nem sempre lembramos de tudo que vimos, mas é esse intercâmbio entre os dois mundos e o acreditar nos dá impulso para vencer esta etapa- vida e intentar ser melhor, não é mesmo?
Beijos amada, obrigada pelo seu rico comentário.

Norma Villares disse...

que lindo texto...mais uma vez me fez lembrar....
que qundo libertos do corpo, somos Esse bailado no oceano da vida, enriquece a alma.
Somos tudo e não somos nada...
E o caminho do meio é a meta.
Voltou com vontade de SER aqulo que você nasceu para SER.
Saudade de seus escritos.
abraços sublimes

Unknown disse...

Isabel...
Que lindas palavras as suas...e que lindo o texto de osho...realmente a viagem que temos enquanto dormimos é algo de misterioso, o que torna tudo muito interessante.
Tenho passado também por esse processo de mutação dos sonhos, acordar diferente...mas com o objectivo de limpar emoções antigas...

Mas o medo de ser rio e entrar no oceano, manifesta-se muitas vezes...acho que é a imensidão desse oceano, que nos faz sentir inseguros.

Beijo enorme cheio de luz.

Paula Mello disse...

Que lindo, hein??? Amei! Mas vou encher sua paciência pra sempre, Izabeeeel!! Tô cega!!! Rárárá!! Um dia vai baixar um santo branco por aqui e levar esse pretinho básico embora, rárárá!!
Uma semana iluminada!! Passa lá no Quintal de vez em quando, viu? Tô esperando você com um bolinho de fubá bem cheiroso e um café fresquinho e vamos parlar até a língua cair!!
Beijokas!!

As Dores do Silêncio disse...

Adorei o texto
nos faz refletir muitas coiss principalmente sobre os medos

Otimo final de semana
abençoado!
Sol

suely disse...

OI BEL AMADA QUE SAUDADES,ESPERO QUE ESTEJAS BEM.QUERO LHE OFERECER MINHAS ORQUÍDEAS QUE ESTÃO MARAVILHOSAS,CHEIAS DE FLORES PARA ENFEITAR TEU CANTINHO QUE É SEMPRE PRAZEROSO PASSEAR NELE.PEGA LÁ SINTA-SE A VONTADE .QUE JEUS TE ILUMINE SEMPRE.BEIJOS NA ALMA