Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A beleza de um livro que me emociona


Fiz meu Curso de Formação com Celia Resende, uma das precursoras da técnica de TVP - Terapia de Vidas Passadas - no Brasil.
Autora de três livros:
"Terapia de Vidas Passadas",
"Siga em Frente"
e este: "Nascer, Morrer, Renascer"
que aqui trago pois penetrou no âmago do meu ser.

Emocionou-me a tal ponto que senti-me ali, dentro de cada caso, cada capítulo, cada personagem-existência. Uma leitura apaixonante.
Com certeza, é um livro de uma nova era, para um despertar de consciências, no despertar de um novo paradigma, "um livro à frente de seu tempo".

Celia, além do atendimento clínico no Rio de Janeiro e em Brasília, ministrou cursos na UNIPAZ, palestras e workshops no Brasil e no exterior.


O prefácio, escrito pelo professor Hermógenes, escritor e conferencista,
remonta às palavras de Krishna Avatar, no Bhagavad Gîta,
que há mais de 5000 anos a.C ensinou a verdade da reencarnação:

"Assim como a alma passa, neste corpo, pela infância, juventude, e a fase adulta, de igual maneira ela toma outro corpo. O sábio não estranha tal coisa. (2.13)
Tal como uma pessoa despe a roupa velha e veste outra nova, a alma encarnada saca corpos gastos e vestes outros que sejam novos. (2.22)"


*Fala-nos que "O Hinduísmo e o Budismo dizem que a alma da gente encontra-se prisioneira de ''samsara" , que são os ciclos de nascer, morrer e renascer, dos quais a autora traz-nos exemplos do registro de casos clínicos de vidas sucessivas, seres que sofrem e que querem e procuram se libertar. Ela dá exemplos do que pode ser feito quando essa opressiva repetição torna-se um sofrimento. Que se pode fazer quando o caso é uma síndrome que vem maltratando presente vida de um paciente seu.

Como romper samsara?

A resposta da Dra. Celia é:
"remover a ignorância sobre o que, nesta atual existência ou em existências passadas, gera os padecimentos de agora. E nos aponta o como conseguir, o procedimento usado por ela, que é o procedimeto usado numa Terapia de Vidas Passadas, de se conduzir a paciente, em transe ajudada pela terapeuta , acessar episódios de uma determinada vida anterior, quando então revivencia dramaticamente, dolorosamente, um impacto de imenso potencial perturbador, que estava escondido."

Professor Hermógenes alerta que:
"aquilo que está escondido dentro de nós, ou seja, quando ignorado o inimigo, seu poder arrasador se multiplica".

Cita que os yoguis ensinam que todos nossos atos, sentimentos, emoções e pensamentos, todos, sem exceção, são registrados e ficam escondidos no inconsciente, viram semente num depósito, para uma inevitável germinação e frutificação no futuro.

Diz que: os registros, isto é, as sementes, são chamados de samskaras e, sempre escondidos, permanentemente influenciam nossa mente, nossa vida.
O acúmulo de muitos samskaras vira vâsanas ou tendências, inclinações, propensões, que marcam a qualidade de vida.

E, numa bela visão do trabalho exposto neste livro de Celia Resende, afirma que a terapia explicada nesta obra consiste numa caminhada auto-crítica, regressiva às muitas vidas do paciente, em busca de detectar samskaras e vâsanas, ocultos e imensamente poderosos; uma forma de entender a conhecida "lei do karma".
Palavras dele no prefácio: Se o leitor adora romances que envolvam outras eras, outros lugares, diferentes culturas, outras dimensões, vai gostar.* ( *citações e trechos do livro)

Além dos outros livros de Celia Resende, este me foi excepcional, pois não é apenas mais um relato de regressões a vidas pregressas, é um manancial de aprendizados, há nele relatos do que se passa no "outro mundo", registros de tecnologias já existentes há muito no plano astral, ensinamentos profundos.

Você me perguntará:
O que tem a mais, o que o diferencia das outras obras de autores, mestres e doutrinas? Existem autores que abordam os mesmos temas.

O valor para mim é, simplesmente, o fato de terem vindo em sessões de regressão
de pessoas comuns, que na vida cotidiana, desconhecem fenômenos extra-corpóreos,
que nada conhecem sobre este vasto universo além da morte,
sem conhecimento e prática e doutrina espiritualista
ou de peculiaridades das definições da tecnologia que relataram sob hipnose,
como se fossem orientadas pelos Mestres Do Espaço.
Verdadeiras aulas de sabedoria e ciência.

E eu, como psicoterapeuta formada por Celia Resende, mestra e amiga,
quero deixar o meu testemunho do quanto este livro ajudou a amigos meus que, mesmo acreditando na lei do karma, apesar da fé que tinham, ao lerem este livro, já desesperançados, passaram a ter outra postura.

Passavam por momentos críticos cuidando de entes queridos imersos
em crises existenciais profundas e já se revoltavam pela "fraqueza" dos mesmos para reagir.
Não mais se sentiram vítimas, mudaram o tônus de suas vidas
e encararam suas dores, seus problemas, com mais compreensão dos porquês,
agindo com mais sabedoria.

Foi para eles um "Norte" nas suas mudanças ao olhar de frente
o efeito avassalador dos "samskaras e dos vâsanas"
que estavam escondidos não só neles.
Sentiram o como seus amados( doentes) também
sofriam para reconstruir suas vidas
quando assolados por lembranças fortes e perturbadoras.

No relato dos pacientes clara fica a dura dificuldade que é o reestruturar nossos destinos.
Do esforço que a pessoa em crise passa para resgatar suas dívidas.

Nossos entes queridos muitas vezes precisam
de doses cada vez maiores de nossa dedicação,
sempre mais e mais ajuda.

E o nosso emocional desgastado, já enfraquecido, começa a duvidar se há uma luz,
uma solução para dores da alma.

Mas, mesmo descrentes do Poder Divino, duvidando de suas crenças, este livro, pelos exemplos e coerência dos relatos teve o poder de devolver-lhes a fé de que a vida segue um rumo e que nunca devemos desistir nem da Vida... nem de amar e ajudar a quem depende de nossa mão amiga.

Eis a magnitude do trabalho e da terapia regressiva.
Muitos descrentes do efeito curador, são unânimes em afirmar
que tudo não passa de "imaginação", sonhos, delírios, frutos de lembranças do cotidiano.

E o que é o nosso cotidiano, se não uma rota traçada pela nossa alma viajante?
E o que são estes fatos e situações desagradáveis que, ciclicamente, voltam, sempre as mesmas, mudando apenas os "personagens" que os provocam?
Ou situações aflitivas das quais temos conhecimento da dor,
mas que atraimos para nós, infelizmente sem ter noção do que fazemos.
Culpa inconsciente, destino ruim?
Prefiro crer que somos seres reencarnados, presos num corpo de carne,
que ainda não nos apoderamos do controle de nós mesmos
[se é que isto nos será possível tal a complexidade do existir],
mas que no fundo, ansiamos,
desejamos tanto
SER FELIZES!

7 comentários:

Élys disse...

Você fala de um livro que não conheço, mas despertou a minha vontade de ler, principalmente pela maneira clara e entusiasmada que você o descreve.

Obrigado por seu comentário, carinhoso no meu blog.
Beijos.

Unknown disse...

Muito interessante.

Abraço.

Regina Rozenbaum disse...

Não conhecia e fiquei aguçada prá não dizer doidinha de vontade de ler. Ainda mais com suas considerações! Tenho tentado evoluir - passo a passo - em minhas qualidades para encontrar esse estado de felicidade...fazendo o bem...doando...mas, sei que tenho muiiiitos passos a dar. Vou seguindo...
Beijuuss, iluminada, n.a.

Lucília Benvinda disse...

Excelente texto, excelente livro!

"Prefiro crer que somos seres reencarnados, presos num corpo de carne,
que ainda não nos apoderamos do controle de nós mesmos
[se é que isto nos será possível tal a complexidade do existir],
mas que no fundo, ansiamos,
desejamos tanto
SER FELIZES!"


Realmente dá vontade mesmo de ler.

Muito bom o teu blog.
Beijo grande

palavrasdeumnovomundo disse...

Olá, vim retribuir e agradecer sua visita lá no meu/nosso mundinho e fiquei encantada com seu blog.Trata de um tema que me interessa muito, embora desconheça.
Gostei da indicação do livro que me parece ser indicado também para leigos, então vou procurar ler.
Já estou lhe seguindo também e tomara que sejamos grandes parceiras virtuais.
Abraço fraterno.
Rosa

Maria Izabel Viegas disse...

Meus mais que queridos amigos

ÉLYS

MANUEL

REGINA iluminada

E minhas novas amigas

LUCILIA e ROSA,fui aos seus blogs e me encantei!

Interesssante que quando li este livro,em era necessário lê-lo no curso, o fiz lá na minha serra, no meio da mata. Já em si um lugar em que nosso contato com a antureza nos abre os canais para o plano espiritual.
Ela faz relatos de caos clínicos que corroboram e muito com os ensinos espiritualistaas. E seus clientes eram pessoas que chegaram sofridas, mas nada conheciam de livros.
A beleza nas terpais regressivas stá no como todo nosso corpo entra em sintonia e há um equiçibrio com a nossa vida. Chega-nos memórias que até sonhamos ou tivemosintuições, mas que em transe hipnótico é um extase, somos levados pela nossa lma. Vezes pramos, temos medo, é um trabalho contínuo. E sempre de ve ser bem conduzido pelos terapeutas.
Me mocionei muito sim , amigos. Confesso!
Um dos caos, me lveu ás lágrimas.
E , ao comentar com a celia, ela me disse que era o livro menos vendido. Que seu irmão mais velho, uma pesssoa especial, lhe disse que ela havia escrito um livro para o futuro.
E eu tive esta mesma sensação.

Obrigada meus amigões lindos! Amo suas presenças!
E Lucilia, que feliz foi conhecê-la , seus blos através das amigas comuns nossas Astrid e Maria Paula. com dizem aí: Bem hajas!
Beijos

Rosa, somos pedagogas as duas, e entrei no teu Blog através de outro. E me encantei também.
Com certeza, nossa fraterna amizade virtual continuará.
estamos numa rede de contataos de seres à procura da luz, embora ainda não sejamos nem um pouco anjos1 ;))))
Beijos, e obrigada!

Astrid Annabelle disse...

Amadamiga, voltei! Ainda sinto o balanço do avião...
Vim repleta de amor, carinho e lindas lembranças de dias mágicos.
Agora preciso sentar com calma e ler seu blog....o farei muito em breve. Já vi que está melhor e mais bonito...e eu que pensei que isso não fosse possível!!!rsss
Um beijo enorme por todos os comentários que deixou por aí...li todos!
Amo tu!
Astrid Annabelle