Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Um Sentido para a Vida


"Um Sentido Para a Vida"

"Valeu-me a pena viver?
Fui feliz, fui feliz no meu canto,
longe da papelada ignóbil.
Muitas vezes desejei, confesso-o,
a agitação dos traficantes e os seus automóveis,
dos políticos e a sua balbúrdia -
mas logo me refugiava no meu buraco a sonhar.
Agora vou morrer
- e eles vão morrer.
A diferença é que eles levam um caixão mais rico,
mas eu talvez me aproxime mais de Deus.
O que invejei - o que invejo profundamente
são os que podem ainda trabalhar por muitos anos;
são os que começam agora uma longa obra
e têm diante de si muito tempo para a concluir.
Invejo os que se deitam cismando nos seus livros
e se levantam pensando com obstinação nos seus livros.
Não é o gozo que eu invejo (não dou um passo para o gozo)
- é o pedreiro que passa por aqui logo de manhã com o pico às costas,
assobiando baixinho, e já absorto no trabalho da pedra.
Se vale a pena viver a vida esplêndida -
esta fantasmagoria de cores, de grotesco,
esta mescla de estrelas e de sonho? ...
Só a luz! só a luz vale a vida!
A luz interior ou a luz exterior.
Doente ou com saúde, triste ou alegre,
procuro a luz com avidez.
A luz é para mim a felicidade.
Vivo de luz.
Impregno-me, olho-a com êxtase.
Valho o que ela vale.
Sinto-me caído quando o dia amanhece baço e turvo.
Sonho com ela e de manhã
é a luz o meu primeiro pensamento.
Qualquer fio me prende,
qualquer reflexo me encanta.
E agora mais doente, mais perto do túmulo,
busco-a com ânsia."

Raul Brandão *


Lembro-me do velho homem sábio que conheci um dia
e da mulher valente e bela que
tão ardorosamente vivera a vida.
Muitas vezes penso que ninguém os via.

Ambos não pensavam na morte,

viviam a vida possível.

A vida que os levaram
por caminhos imprevisíveis,
mas que não temiam, a cada dia segundo suas obras.
Tinham fé nos seus descendentes,

sabiam - nem sabe-se o porquê
que deixaram sementes

e que estas sementes suas
seriam frutos da mesma árvore
que as criaram.


Não tinham medo da morte.

Estavam lá à sua espera

pois sabiam que um dia se nasce e num outro se vai.
E viviam,

e viviam...


Acreditavam profundamente

em Algo Maior
- Um Deus -
o Criador
de um Universo Infinito.
E que, talvez, tivessem vivido antes,
e quiçá, voltariam
para continuar
a viver,
a ser outra vez

seres, ao mesmo tempo
simples
e tão raros,
misturados à multidão dos homens.


Creio que nunca ousaram

julgar a ninguém,
nem a si mesmos.

Muito menos
a
julgar-se tão sublimes.
Sim, eram sublimes,
a dual imagem

profana e sagrada

dos seres mais perfeitos do mundo.

Eram a minha árvore da vida.


Iluminados,
sem nem perceberem por qual fonte.
Com certeza,
foram moldados,
Deus Pai,
à tua imagem.
Eram o Amor vivificado em forma de gente.

Que bom seria o nosso mundo

se todos nunca olhassem

tanto para trás
com triste nostalgia.
Que ainda até o último suspiro sonhassem,
traçassem planos
para o dia que amanheceria.
E que acreditassem
que
haveria sempre um sol
à sua espera num novo dia.


Temos que ser assim, é o que penso...
acreditar na simplicidade do nosso ser
e na suprema e magnânima vida que temos,
mesmo que ainda sofrendo mil penares.
E sonhando... e vivendo,
construindo a todo instante,
edificando um amanhã
cada vez mais belo e sereno!


* Raúl Germano Brandão,
in " Se Tivesse de Recomeçar a Vida"
de Portugal
1867- 1930

7 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Simplicidade...essa é a chave.

Amadamiga! Boa noite! Estou aqui lendo seus últimos posts...viajando nas letras...suas e dos autores convidados.

Saio daqui refletindo sobre as palavras. Faz dias que penso nisso e não por acaso acabei me lembrando desse tema entre os seus escritos...a força das palavras e o seu verdadeiro sentido! E "simplicidade" foi a palavra que fez click!!!

Beijão...voltarei sempre para navegar por entre as suas palavras!!!São sempre muito belas!As suas e as dos seus convidados!!!
Astrid Annabelle

Anônimo disse...

Olá Maria Izabel, primeiro que tudo quero pedir desculpa por me dirigir a si desta maneira, aparentemente tão familiar. Na verdade o que conheço de si é através do seu blogue, que descobri pesquisando um tema específico.
Em segundo lugar quero apresentar-me, o meu nome é Manuel sou Português, de uma pequena cidade do interior de Portugal. O tema que eu estava pesquisando na internet e me levou até si, foi o tema das vidas passadas.
Acredito em vidas passadas, acredito em reencarnação, e acredito que a vida tem um propósito e um significado, mais para além daquele que nós estamos disposto a conhecer e aceitar. Ao longo da minha vida deparei-me com situações que no meu entender teem uma explicação no “passado”. Para além de situações, ou seja acontecimentos, existem pessoas na minha vida quem sinto que me acompanham há muito tempo. No entanto numa pequena cidade do interior de Portugal, não se encontram muitas pessoas com quem possamos falar destes assuntos, e acontece que por vezes me sinto muito perdido. Assim decidi procurar na internet e foi dessa maneira que a encontrei. È claro que com este oceano todo entre nós é difícil ir ter consigo, pois sei que é terapeuta de vidas passadas. Então eu queria perguntar-lhe se a Maria Izabel, conhece alguém em Portugal terapeuta de vidas passadas com idoneidade para o fazer. Peço desculpa pela pergunta que parece um pouco descabida, e também pela forma como escrevo. Permita-me despedir enviando-lhe um grande abraço. Obrigado.

Paula Mello disse...

Amada, o caminho é para frente e para o alto... Então, vamos?

Deixar o passado é uma das questões mais árduas que nos machucam o coração, mas é necessário, é fundamental!!

Nosso caminho é iluminado, basta saber olhar o orvalho sobre as flores logo de manhãzinha.

Beijo grande!

Maria Izabel Viegas disse...

Querida amiga,
suas palavras sempre fazem um bem imenso ao meu coração.
E aprendo muito contigo!
beijos e obrigada por teu carinho.

Maria Izabel Viegas disse...

Amigo Manuel,
obrigada pela confiança. sinto-me feliz em que aqui estejas!
Existem pessoas que não vieram até este lado da vida preparados para entender estas experiências que só têm explicação em outras vidas.
Mas muitos, uma grande amioria, vive a sofrer, repete os mesmos erros sempre, sem se dar conta de que poderiam mudar o rumo de suas vidas.
Creio que já há um despertar bem maior para pessoas como tu, como eu e muitos que conheço e sei que já vivenciaram a beleza de reconhecer que questões, que pessoas já fizeram parte da sua caminhada da alma.
Amigo, procurarei entre meus maigos portugueses que confio, não são terapeutas de vidas passadas, mas são altamente espiritualiszados. Com certeza, conhecem alguém.
E coloco-me à tua disposição, para qualquer pergunta, para falar sobre seus relatos e vivências.
Meu e-mail :
izabelviegas@gmail.com
Caso queiras, pode me escrever. Gosto de ouvir, conversar sobre este tema, sou um apaixonada por vidas passadas e pelo grande poder libertador de encontrar porquês, nunca por curiosidade, e sim, no sentido, de nos curar, nos melhorar, fazer-nos viver bem e melhor a vida do agora.
Um grande abraço,
Muita paz!

Maria Izabel Viegas disse...

Paulinha amada,
Amei:
"Nosso caminho é iluminado, basta saber olhar o orvalho sobre as flores logo de manhãzinha."
Quando se entende que a vida pode ser vivida muito bem com a visão das coisas belas que nos rodeiam, qu temos ainda a sensibilidade de enxergar o belo entre tantos desamores e tristezas, sim, aprendemos a caminhar para frente e mais felizes porque simplesmente somos o que somos.
Beijos no teu coração querido!

William Garibaldi disse...

Quanta sabedoria existe na simpliocidade da vida!
Como a flor é simples.. ela é bela por que é e ponto!

Quanta sabedoria nestes textos minha querida Estyrela de Luz!

Bjus de Luz Gratidão a vc!
Boa semana!