Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Recorte de página: brincadeira gostosa


Vi e gostei no Blog da Glorinha Leão e no da Beth/ Lilás. Parece que a brincadeira começou com o Manuel Marques ou com a Alzira Dinelli, a Zizi. Não sei... acho que foi com a Denise.
Enfim aderi pois livro é cultura, abre novos horizontes,tenho lido textos maravilhosos.

É assim:
Abrir um livro à sua escolha ou o que esteja lendo no momento. Abrir na página da sua idade, e escolher um trecho. E ilustrá-la com uma bela imagem.

Único senão: um dos 8 pecados capitais: fazer com que uma mulher diga sua idade!!!
Espere: Não são 7 os pecados!!!????
Não, não e não... o oitavo estava escrito no Altar das Deusas:
"Nunca confesses tua idade, ó Mulher- Deusa!!! Pois que tu és Eterna!!!"

Vamos lá: estou lendo vários livros ao mesmo tempo. Muitos são de pesquisa, logo...
Dois romances de Luis Garcia Borges: "O Aleph" e "Ficções", maravilhosos, ganhei de presente do meu filho. O Aleph de Borges está me convencendo que sou uma formiguinha :( testa meu QI...

Coloco aqui um trecho do livro "Iniciação" - Um romance passado no antigo Egito e no século XX, de Elizabeth Haich.
Ah... procurem da página 60 a 65... pesquisem! ;)

"Mamãe queria que eu me preparasse para desempenhar o papel de dona de casa, eu, ao contrário, procurava com todo empenho possível, realizar-me na música, na arte! Portanto, fui deixada po conta própria e me acostumei gradativamente a pensar e agir de forma autônoma, até o ponto que era permitido na família. Então, tentei imaginar meu futuro sozinha, sem pedir conselhos a ninguém. Minha primeira intenção era frequentar a academia de música e concluir o curso.


....

"Papai costumava nos dizer: "Nunca fiquem deslumbradas pelo fato de lvarem uma boa vida no momento. O bem estar terreno pode ser destruído. Mas o que souberem será propriedade para sempre, ninguém poderá tirar esse bem de vocês. Aprendam tanto quanto puderem, e que cada um de vocês tenha ao menos um diploma! Se a vida lhes correr bem, poderão guardá-lo na gaveta. Contudo, se passarem necessidades, poderrão ganhar o pão de cada dia com ele".

Ó meu pai, homem bom, altruísta e sábio! Com esse conselho ele me deu o maior tesouro de todos os que recebi nas mãos. Naquela época nem sequer podíamos imaginar que a nossa vida vida podia correr mal e, em segredo, achávamos que essas palavras eram ditas no sentido puramente pedagógico. Quantas vezes mais tarde precisei lembrar-me delas, quando a guerra destruiu tudo o que possuíamos e fiquei na miséria, com um marido gravemente ferido e incapacitado para o trabalho. Só nos salvou o que eu havia aprendido, o que eu trazia em mim; o que nos salvou foi o que eu sabia! Pois tudo que possuíamos exteriormente se perdeu. Quando, como uma menininha, pensava, na montanha, sobre meu futuro, ainda não sabia o que meu destino escondia; senti, porém, que deveria seguir o conselho de meu pai.


E foi assim que, ao voltar para casa no verão e, começar uma nova etapa de vida, a coisa mais importante que fiz foi concentrar todas as energias do coração na obtenção do meu diploma de pianista.

Tudo mais deixei a cargo do destino."

Era mais ou menos isso que eu sentia quando menininha
e tanto, tanto, ouvi conselhos assim de meu sábio pai, mas muito bem aceito pela minha mãe!
E, na minha concepção de vida, diplomas não são para se colocar na gaveta.
São para facilitar a auto-realização de nós, mulheres.
Conhecimento, cultura são riquezas nossas, corações unidos e capacidade profissional de um homem, de uma mulher.
Num casal, harmonia e participação. Juntos seguindo em frente.

Trabalho é Vida.
É honra!

Como diz a canção de Gonzaguinha,

"Guerreiro Menino":

"E sem o seu trabalho
o homem não tem honra
e sem a sua honra
se morre, se mata.
Não pode ser feliz.
Não pode ser feliz!"

23 comentários:

Denise disse...

Izabel, querida, entre alguns amigos em comum citados por vc, acho que começou no Tecendo, mas não fui a criadora da brincadeira, como expliquei lá na nossa amada Rê. Encontrei tb, no cantinho de uma amiga (Vivian), e fico feliz que esteja se expandindo esse compartilhar.

Ri da tua indignação sobre a idade...rs. Eu nunca tive problema em falar a idade, terei defeito de fabricação?...rsrsrs

Tua escolha de texto foi maravilhosa - o trabalho é vida, e o saber, ninguém nos tira. Razão sempre tiveram os antigos, insistindo na educação dos filhos.

Estava com saudade de passar aqui. Que bom que hj consegui.
Beijo carinhoso!

Maria Izabel Viegas disse...

Minha querida Denise, sempre ando lendo seus comentários, na Rê, principalmente, e já fui ao seu blog, que adoro. Mas estou tendo alguns problemainhas com o wirelles daqui. E, no meio de uma postagem, puft, ele cai e some o meu comentário.E o técnico nâo descobre o que é! Ai ai...
Realmente amiga, dos meus blogs e amigos , fui "tecendo" e cheguei a vc! rs
E também não tenho problemas com a idade , foi uma brincadeira. Tenho 65 e sou bem feliz!
E este texto é da página 65. Amei a mensagem. Dos outros livros eram trechos meio complicados, ficava sem sentido para quem o lesse fora do contexto.
Todas as minhas fotos aqui postadas em perfil eu tinha 60 ou um pouco mais. Esse povo que bota foto de quando era bebe não assume sua idade... é complicado.
Esta foto no blog foi do ano passado, com 64!!!
Tenho Ascendente em Capricórnio, a idade, o tempo não me faz mal. Só faz bem!
Imagina, tenho meus filhotes, com 40, 38 e 32 aninhos.Meus netinhos com 14, uam menininha com 7 e o pequenininho com 10 meses! Não é lindo? Sou chefe de uma "Clã", me orgulho disso. Bom demais.
Creio que a astrologia me mostrou o quanto aproveitei bem o fator idade.
aos 50 no retorno de Quiron e aos 60, retorno importante de Saturno, foi uma fase maravilhosa!
Beijos , amada, no seu doce coração!
Coisa boa ver seu sorrrriso aqui!!!

Ah... Um banho de loja ajuda! kkkkkkkkkk

Luma Rosa disse...

Uma amiga aumenta a idade, apenas para ouvir que parece ser mais nova. Vai entender! Por que o contrário nem sempre procede.

Os diplomas se bem trabalhados, podem ajudar a amadurecer o pensamento e dar suporte para sermos mais resistentes para tratar os assuntos indigestos da vida, mas nos dias atuais, nem sempre socorrem das dificuldades financeiras.

E pensar que a personagem queria um diploma de pianista... bons tempos!

------
Essa brincadeira é muito boa, por isso a repercussão!!

Beijus,

Beth/Lilás disse...

Legal você ter aderido à esta brincadeira gostosa e que ajuda-nos a ler coisas bonitas pela rede!
Eu também sonhava em ser pianista, mas a primeira aula já me mostrou que o buraco era mais embaixo e parei ali mesmo.
Linda participação e imagem!
beijinhos cariocas

Maria Izabel Viegas disse...

Oi Luma, que prazer tê-la aqui!

Já conheci pessoas que ganham em casa um salário à parte ensinando piano, pois ajuda até nestes "novos! pianinhos( não sei o nome) com vários ritmos. Ou , então, violão e guitarra mais em voga.
Creio que anntigamente toda moça "prendada" deveria tocar piano para as visitas. E coitadas, o faziam à força sem talento. ;)))

Na realidade o fato da personagem se tornar pianista foi uma abertura às artes, que abrem os canais mais espirituais. O que facilitou sua volta ao passado e cura de sintomas que num repente surgiram sem que houvesse cura.
A música, pintura,dança, ioga, enfim, tudo comandado pelo hemisfério direito do cérebro.
Ela teve crises, que atualmente chamariamos num foco Transpessoal de EAC, estados alterados de consciência. São crises fortes , lãmpejos, visões , alucinações; comuns para os xamãs. E que a psiquiatria ortodoxa chma de loucura" e interna ou dá overdose de drogas, remédios psiquiátricos.
No caso Stanislau Grof foi um dos que como psiquiatra fez pesquisas, e com outros pares chegaram a Psicologia Transpesssoal, que enxerga o homem e sua alma.
Os psiquiatras transpessoais já tiveram êxito em neuroses gravíssimas e psicóticos avaliados erroneamente.
A esposa de Grof, Cristina Grof,no nascimento de seu primeiro filho enlouqueceu, viu focos e luzes perturbadoras. Uma depressão terrível(tipo o que acontece com a mulher pós-parto. que se afasta do filho) que lhe causou além de danos profissionais e pessoais , a separação do primeiro marido. Conheceu nos EEUU e casou após com Grof e seguiram outro caminho.Foi paciente do marido.
É uma nova visão, um novo paradigma...libertador.
Mas, quanto á idade. também conheço pessoas assim, que adianta? É como a Era botox, todo mundo sem expressão, ninguém mexe olho nem sorri! ;)))
Beijos, querida no teu coração!
6.5 , em bom estado de conservação! rsrsrsrs

Maria Izabel Viegas disse...

OI querida beth,
que bom que gostou! Obrigada!
Acho amiga, que piano para as românticas sempre foi um desejo.
Já falei para o mue marido que vou comprar um desses moderninhos.
Ele morreu de rir, pois tenho uma vizinha- amiga, que todas as noites, voltando do trabalho, trabalha na Globo, rs é global, vivia a tocar aquela musiquinha engraçada, lembra?

"Ai eu fico velho e não aprendo.
Eu fico velho e não aprendoooo..."

Eu adorei os posts de vocês!
Lindos!

Beijinhos também cariocas procê,
mortinha de frioooo.

Frio no RJ , ninguém merece! O dia que nevar aqui, o mundo acabou! rs

Anônimo disse...

Izabel querida,
que lindo esse Trecho que vc postou! Ótima escolha, parabéns.

Concordo, os diplomas realmente não são pra enfeitar paredes, são para nosso crescimento.

Também não tenho problema com a idade. Viva a vida!

E Gonzaguinha está com a razão: o trabalho é a mola mestra de nossa existência.
Bjssssssssss

Maria Izabel Viegas disse...

Querida Marli, sábia Marli,

Obrigada pelo comentário.
Vindo de você, uma profissional exemplar e mulher de fibra é de extremo valor para mim.

Sim! Viva a Vida!

Beijos no teu coração!

Norma Villares disse...

Ma izabel querida do meu coração!
Sumiste do FB, também senti saudades de tu mulher.
Do teu trabalho com Vida, pois quem é vibrante trabalha como guerreira pacífica, e com muita honra. É uma honra a sí, aos seus antepassado e àqueles que virão.
Esquecemos de pensar assim. Eu honro a mim mesma, aos meus antepassado e todos àqueles que virão depois de mim. Acredito que desta forma contruiríamos uma FAMILIA HONRADA. E uma família honrada, uma sociedade honrada. Gonzaguinha me fez lembrar as antigas famílias de Roma, com seus valores éticos e morais (antes de ficarem ricos)
Amei o livro, eu não conheci, vou comprar, deu um cheirinho saboroso. Sabe, eu sinto os livros pelo sabor, risos. Papo de maluco beleza, acho que somos guerreiros meninos e meninas. Somente maluco pode entender, risos.
Belo texto!

Regina Rozenbaum disse...

Iluminada amaaada minha!
Tá lindona na foto e essa coisa de idade - pra mim - é só um número né não? Claro que ele é indicativo de uma construção. E pelo que li...a sua vem sendo belíssima! Quanto ao seu recorte pensei que tudo no universo tem uma finalidade. Porque a natureza não faz nada em vão! Seria nossa "formação" primeira um prelúdio para alguma coisa mais importante? Meio pelo qual aprendemos as habilidades que necessitamos para dar nossa maior contribuição ao mundo?! Algo que será útil não só para nós mesmos, mas para todos os outros? Acredito que sim!
Beijuuss, amada, n.a e um fds iluminado procê

Bloguinho da Zizi disse...

Izabel querida
Só é nosso o que podemos carregar.
Foi isso que li numa reportagem de uma voluntária na África, nos médicos sem fronteiras. E é uma grande verdade.
Adorei tua página entre 60 e 65, rsrsrs

Beijinhos

Andy Santana disse...

Muito legal o blog..

beijos

Unknown disse...

Sabe minha querida,são brincadeiras destas que nos fazem um pouquinho melhores,mais amigos uns dos outros.Partilhar sentimentos,amor e sabedoria.

Beijo e bom fim de semana.

Esperança disse...

Amada irmã Maria Izabel,

Adorei ter conhecido este espaço...

abraços de luz

Hospital Espiritual do Mundo

vieira calado disse...

Idade?

É apenas o que vem no Bilhete de Identidade!

Bjsss

William Garibaldi disse...

Eu vim aqui dizer que adoro vc amiga!
Vc não é como muitos do caminho espiritual que fingem um falso sorriso desbotado e esconde suas sombras em baixo do tapete, e sentam no pedestal pra se sentir melhores! Não.. vc é integra, integrada, doce brava... diz o que sente!
o pouco que convivi com vc no facebook me fez uma pessoa melhor e mais atenta a estra mesma itegraçào.. como detesto gente que finge ser santo.. e ser santo é ser comum... é ter uz e sombra...

Tinha que te dizer isso!

Quero participar desta brincadeira...
mas to com preguicinha!
hauahauhauahu

Beijo Grande de Luz Maria Izabel!
Sou te fã!

:)

Maria Izabel Viegas disse...

Norma amada,
maluco beleza.... ;))) És uma genial mulher, maravilhosa!
Amo TU!
Obrigada, amadinha, também sinto muito tuas cunversas animadas . Tens um humor incrível e uma sabedoria imensa!
Um beijo neste coraçãozinho!

Maria Izabel Viegas disse...

Regina minha do coração, iluminada.
Creio que é assim mesmo, como bem o definiu, vamos tecendo na vida uma trama , um bordado mágico, do qual não notamos a importância.
Tudo que precisamos fica e no momento certo, se estivermos atentos, o utilizaremos.
Além do cognitivo, tudo que assimilamos em percepções do mundo extra-corpóreo irá e muito nos ajudar!
Beijos, querida, no teu doce coração!

Maria Izabel Viegas disse...

Andy,
obrigada pela visita. Fiquei feliz com teu comentário e já fui ao teu Blog!
Um grande abraço!

Maria Izabel Viegas disse...

Manuel querido amigo,

com certeza, já somos na realidade um grupo de amigos, mesmo qque virtuais, separados ou não por mares e oceanos, que nutrimos amizade forte e trocamos boas energias.
Obrigada, meu alegre , afetuoso e gentil poeta!
Beijooooooosssss

Maria Izabel Viegas disse...

Esperança,
linda esperança. que bom que vieste!
Fui ao teu Blog , já estou te seguindo. Um lindo e espiritualizado blog!
beijos n'alma

Maria Izabel Viegas disse...

WILLIAM GARIBALDI!!!!!!
Willzinho,
Bilzinho....

EU TE ADORO!!!!
Nossa, querido, fiquei super emocionada com tuas palavras. Muito mesmo!
Como é gostosos receber carinho assim!
Will, é um dos meus propósitos, nunca passar uma imagem de Espiritualista Boazinha.
Sempre comentei, quem me conhece sabe, que quero ser boa, boazinha é "zinha" ... e eu não nasci para ser "zinha"!
;)))))
Não é pelo fato de amarmos a Deus, de acreditarmos nas Forças Maiores do Universo, que vamos vestir uma máscara.
ninguém se sustenta com estas máscaras.
Logo, logo... elas caem.
Temos que ser politizados, no melhor sentido da palavra, sintonizados com a vida, com o mundo.
O mundo precisa de pessoas que não se omitem. Que não são comerciantes em religião outrossim.
Vc querido meu, também me é muito ESPECIAL!!!
Amo TU !!!

Maria Izabel Viegas disse...

Amigo Vieira Caiado,

que lindo!
Obrigada, querido poeta!
Tens tantos poemas publicados, veio de tão longe .... que bom que está aqui!
Ralmente amigo, a gente deve gostar da gente.
É o princípio , o meio e o fim de nossa satisfação pessoal.
Amarmos a nós mesmos. assim podemos amar melhor o mundo!
Beijos, querido amigo!