Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Procuro a Palavra ... que me procura.




"A Palavra Mágica"

"Certa palavra dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.

Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.

Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra."


* Carlos Drummond de Andrade *


Ando desconfiada assim como o poeta
que a palavra que tanto procuro
não pertence a nenhum quadrante deste mundo.
Ouço tantas palavras... estranhas me soam.

Ouço
ecos ecos ecos
passam palavras
de bocas em bocas,
de mãos em mãos.
Ecoam aos ventos
verdades verdades verdades
E num paralelo
ecoam o contraverso
ilusões ilusões ilusões.

Penso que a recebi
de um anjo
no momento em que retornei aqui;
era tão pequenina
esqueci....

Sei que ela está em algum lugar
Não na voz
insidiosamente doce,
de novos mestres
de gurus modernos
de loucos ou santos;
isso não sei
e duvido quem saiba,
alguém sempre
as repete
e repetem
e repetem
como
verdades verdades verdades.
E isso eu também não sei
só sinto
que não é a minha palavra.

Ó meu Mestre Interior,
me ajude
a encontrar
a palavra mágica
que me acompanha desde
os inícios dos tempos!

Assim como Drummond,
creio que a minha procura
será a minha palavra.

E que não serei
eu a encontrá-la!
Um dia ela surgirá
do meio do nada
impregnada do tudo
que eu necessito saber.

Espero enquanto procuro.
Procuro enquanto espero.

29 comentários:

Claudia A Ribas disse...

Linda, mudei o endereço do meu blog:
http://botecodasmarias.blogspot.com/
Bjs no coração e muita luz

Beth/Lilás disse...

Boa noite, Maria Izabel!
O poema de Drummond é lindo demais, eu já o conhecia, reli em voz alta como gosto de fazer, massssssss
a sua indagação em forma de poesia ficou tão linda quanto os versos dele, adorei!
Também não sei qual a palavra mágica, mas tem uma que me vem sempre a cabeça por ser o que mais desejo atualmente - Vida - quero mais vida, pois vejo os dias passarem tão rápidos. Quero Vida, mais Vida.
beijos cariocas

MM - Lisboa disse...

"Assim como Drummond,
creio que a minha procura
será a minha palavra.

E que não serei
eu a encontrá-la!
Um dia ela surgirá
do meio do nada
impregnada do tudo
que eu necessito saber.

Espero enquanto procuro.
Procuro enquanto espero."

Faço minhas as suas maravilhosas palavras!!

Bloguinho da Zizi disse...

Izabel

Eu digo que vc faz das palavras uma mágica. A tua poesia me tocou tanto quanto a de Drummond.

Pra mim todas as palavras são mágicas, desde que a intenção seja magia.

Beijinhos

Maria Izabel Viegas disse...

Claudia minha querida,
já fui lá no Boteco das Marias, afinal sou também Maria. Lá tem sempre um lugarzinho para mim, não é? ;)))
E amei, está lindo, as citações que colocou são divinas! Você é uma das Marias Divinas deste mundo, não só do boteco.
Mas, só tomo água mineral, viu? rsrs
mas sei que no seu boteco servem é "poesia"!!!!
Beijinhos no seu coração!

Maria Izabel Viegas disse...

Beth querida,
ai, tô ficando "toda prosa" com tua presença. Você que é especialmente inteligente e só publica belezas, nossa!
Obrigada, linda!
Beijos no seu doce coração.

Maria Izabel Viegas disse...

MM- Lisboa

Obrigada pelo gentil comentário.
Fui ao teu blogue e encantei-me contigo. Com a beleza da tua poesia.
Realmente , as manhãs sempre nos trazem presentes, raios de sol nos iluminam.
Tuas palavras me fizeram feliz!
Beijos no teu coração

Maria Izabel Viegas disse...

Zizi do meu coração,

você é tão bonita, que seus olhos estão sempre impregandos da sua belza interior.
O que dizes que sou é seu olhar refletido no espelho!
Amo TU !!
Beijos Beijos Beijos

Noé disse...

Passei para zapear! Gostei da foto "soprando a flor".

blogthaissantos disse...

Olá!
Adoramos o seu blog e o conteúdo que ele possui e por isso estamos te seguindo :)
Dá uma passadinha no nosso tb, o post de hoje é sobre solidariedade.
Um beijo, e boa quinta-feira!

Maria Izabel Viegas disse...

Alê, meu querido amigo,

que bom que vc veio!
E sempre quanta doçura, amigo.
Sabe, Alê, a gente lê um poema, gosta tanto e guarda. Num momento, nem sei os porquês, eles, os poemas nos chamam. E junto colocamos nossos sentimentos.
É assim... mas na verdade, procuro sim, mais que uma palavra, mas uma coerência neste nosso mundo. Há tantas linhas cruzadas passando no espaço aéreo, tantos ruídos, tantas "verdades" sendo proferidas, que vezes fico pensativa sobre o quanto será que nós, os homens, evoluímos, sabia?
Vou ao teu Blog, lá eu encontro a sua palavra, que é sempre coerente , doce e plena em vibrações superiores!
Me aguarde! ;)
beijos, lindo amigo!

Maria Izabel Viegas disse...

NOÉÉÉ,
venha sempre Zapear e pare aqui um pouco comigo! Sua presença já tão amiga me faz bem!
Ah... e me fez procurar no Tio Google o que era "zapear".
Uau, Nossa! eu também "zapeio" faz tempo e não sabia!!!
rsrsrsrsrs
Beijos, outro dia fui na tua Arca mas não coloquei comentário, só gosto sempre do que leio!

Maria Izabel Viegas disse...

Equipeloveme,
obrigada por me seguir e pelo comentário gentil.
Um prazer tê-las aqui. É uma equipe mesmo?
Fui lá , mas vi vários blogues. Gostei de todos. mas não sei se são teus!
Volto lá...
Me aguarde!
Beijos no coração!

Marluce, em palavras disse...

Izabel,




É um encontro nobre esse das tuas PALAVRAS e das de Drummond, um achado!


Amei esse jeito de poetizar!



Um abraço, Marluce

Maria Izabel Viegas disse...

Marluce,

agrdeço de coração seu comentáro. Imagina... Drummond tem esta capacidade de nos enriquecer, de nos preencher com sua poesia.
A ele agradeço a minha inspiração.
Não sou poeta, nem de longe.
Creio que tem horas, amiga, que quem fala por nós é o coração.
Um prazer imenso a sua gentileza. A sua visita.
Fui ao seu blog... lindo!!! E voltarei.
beijos n'alma

Glorinha L de Lion disse...

Arrepiei até à alma Isabel San amada! Também falei sobre a palavra ontem, essa, a tal que não precisa de imagens ou explicações...Nós a procuramos ou ela nos procura? Um dia, todos acharemos, a nossa, ou ela nos achará: a palavra que nos pertence, desde o início dos tempos....lindo, maravilhoso, sensível e de arrepiar o teu texto! amei, beijos,

Maria Izabel Viegas disse...

Glorinha amigamada,

UAU, que feliz fico!!!
Te arrepiei, é!!?? ;)))))
Amiga, eu li teu post , só não comentei. Achei-o muito pertinente ao que passamos atualmente!

Eu ainda estou a procurar como Driummond a "minha palavra mágica", "minha senha".
Não a cópia da chave dos outros!

Na verdade, como eu já disse ao Alê, a gente guarda cenas, lê artigos, vemos tantas idéias desconexas, mensagens que muitas vezes me assombram.
E olha que custo a me assombrar!!
Há muitos profetas e gurus modernos,
e fico pasam como pessoas mudam o rumo das vidas, umas jogam fora Blogs maravilhosos, para seguir epublicar mensagens demasiadamnte pueris.
Acho , amiga, que os homens andam esuqecidos de que na História da Humanidade já fou dito, já foram proferidas mensagens de um valor aúreo.
Não só religiosos, mas também filóso fos, pensadores, Grandes Escritores, e com elevado teor cultural e moral.
Me assusta ainda haverem cordeiros no mundo a seguir gurus, que falam "as suas verdades".
misturam tudo e descobrem de novo a pólvora.

É isso amiga, nosas palavras vêm do coração, vc bem o sabe , pois assim o faz.
E tudo que vc disse que sou.... é ovc no espelho, viu?
Beijos n'alma!

Pelos caminhos da vida. disse...

Hoje estou aqui para agradecê-la, obrigada pela sua companhia mesmo qdo estou ausente, é gratificante para mim saber que posso contar com ela, meu muito obrigada Maria Izabel, logo falarei o motivo de estar ficando tanto ausente assim, é contra a minha vontade.

Um gde abraço.

beijooo.

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Amiga Izabel. Gostei mais do seu poema do que de Drummond. Não ria, porque é verdade. As palavras são mágicas se bem direcionadas. A vida é uma magia quando bem intencionada. O mundo é encantado. Beijos.

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

LINDO ENCONTRO SEU COM DRUMMOND!

Maria Izabel Viegas disse...

Pelos caminhos da Vida...

estarei sempre à sua espera. A vida é ssim, vivemos em ciclos. E na certeza de que tudo tem um objetivo e que temos a capacidade de superar tudo , sempre num crescendo.
Querida,eu é que lhe sou grata por estar aqui!
Beijos no coração!!

Maria Izabel Viegas disse...

Querida Maria José,

"As palavras são mágicas se bem direcionadas."
Convcordo amiga, e vc sabe fazer isto muito bem!
Mas... reaalmente, estou rindo mesmo. Gostou mais do meu!!!?????
Só vc , minha querida do coração.
Amigo diz cada coisa!!!
;)))))))
Beijuuuuuuussssssssssssss

Maria Izabel Viegas disse...

Obrigada, Eliana linda!
Nossa,amiga, como gosto da sua presença!
Muitos, muitos beijos!

Élys disse...

A poesia de Drumond e a sua complementando o tema são impressionantes. Vivemos realmente uma busca, constante, vocês descobriram o que procuramos: a palavra. A palavra que vai apaziguar o nosso coração que vai nos trazer a hamonia com o Universo...
Creio que essa palavra seria Deus, mas o nosso coração, em total sintonia com ela.
Beijos.

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Esta palavra
etá sempre
perto de nós.
Mais é muito
importante
estar atenta
aos seus disfarces.

Que os sonhos te envolvam
a vida, sempre...

Isabel Perides disse...

Maria Izabel vim agradecer a presença em meu singelo blog, o tenho praticamente como um diário onde desabafo em letras os sentimentos do dia. Lerei com muito carinho os seus escritos.
Paz profunda
Isa

Regina Rozenbaum disse...

Iluminada amada minha!
Afff que ficar sem vir aqui é assim...como diria? Palavra que escapa! Me vi em silêncio e afetada diante de sua busca...linda de viverrr!
Beijuuss n.a.

MARCELO DALLA disse...

Que palavras mais lindas de se ler. Amiga, sou fã dessa sua sensibilidade maravilhosa. Eu tb as procuro...
Grande bjo!!!!

blog da Paraguassu disse...

Olá Maria Izabel querida,
Passando para deixar um abraço e para dizer que tem um selinho em meu blog para você.
Um grande beijo.
Maria Paraguassu.