Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A Alma do homem velho segue imortal

imagem: créditos ao fotógrafo Sebastião Salgado


A alma aportando neste mundo revela suas marcas na palma das mãos.
Na esquerda, o destino traçado nas estrelas.
Na direita, o livre arbítrio de trilhar novos rumos,
as escolhas e seus resultados.

Ao fim da vida,
tudo que o homem
tocou,
semeou,
construiu,
transgrediu,
transmutou...
é deixado para trás.

"Ele deixa a vida e a morte para trás"

Não há mais marcas,
as linhas se apagam,
seguem um novo rumo,
o rumo da alma
que continua seu caminho,
na certeza de saber-se imortal.




"O Homem Velho"

autor: Caetano Veloso

"O homem velho deixa a vida e morte para trás
Cabeça a prumo, segue rumo e nunca, nunca mais
O grande espelho que é o mundo ousaria refletir os seus sinais
O homem velho é o rei dos animais

A solidão agora é sólida, uma pedra ao sol
As linhas do destino nas mãos a mão apagou
Ele já tem a alma saturada de poesia, soul e rock'n'roll
As coisas migram e ele serve de farol

A carne, a arte arde, a tarde cai
No abismo das esquinas
A brisa leve traz o olor fulgaz
Do sexo das meninas

Luz fria, seus cabelos têm tristeza de néon
Belezas, dores e alegrias passam sem um som
Eu vejo o homem velho rindo numa curva do caminho de Hebron*
E ao seu olhar tudo que é cor muda de tom

Os filhos, filmes, livros, ditos como um vendaval
Espalham-no além da ilusão do seu ser pessoal
Mas ele dói e brilha único, indivíduo, maravilha sem igual
Já tem coragem de saber que é imortal."



* Hebron, significado
Fonte: Wikipédia

... "Eu vejo o homem velho rindo numa curva do caminho de Hebron":

Hebron - Hebron é uma cidade da Cisjordânia, sob ocupação de Israel. A cidade tem população árabe e judia. Situada na região histórica da Judeia, Hebron abriga os túmulos de Abraão, Isaac e Jacó.
Historicamente
era uma cidade de refúgio para aqueles que cometiam crimes de sangue involuntariamente. Fugindo o homicida involuntário para uma dessas cidades, expunha a sua causa aos anciãos da tal cidade e era acolhido.

5 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Izabel
E ele só leva o que deixou marcado no coração do outro.
Esse é seu legado.

Bom dia
Bom fim de semana
Beijinhos

Clara Lúcia disse...

Bom dia, querida!!!

Olha só, eu não conhecia essa música!

Bom fim de semana pra vc, com muita paz!
Beijos.

MARCELO DALLA disse...

Amiga querida! Olha eu aqui!!!
Adoro suas reflexões sobre a vida e a morte. Misturar quiromancia com a música do Caetano foi genial!!!

Como dizem: "O que a gente leva dessa vida é a vida que a gente leva."
Grande bjo no cuore

Beth/Lilás disse...

Oi, Maria Izabel!
Estranhamente eu não conhecia esta música de Caetano. Percebi, no entanto, que ele a canta agora, já mais velho, com seus cabelos brancos, parece dizer dele mesmo, tudo que já viu e viveu.
Gostei de passar por aqui e conhecer coisas novas.
Não deixe de ver o poeta que está hoje no Me and You, ok.
um beijo carioca

Denise disse...

Da vida nada se leva, ouço desde menina. De fato, td é deixado para trás, antes de seguir para uma nova vida...pode ser uma metáfora essa canção, não pode Izabel?

Boa reflexão este teu post provoca...obrigada, acho que eu precisava disto hj...beijo grande!