Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

domingo, 21 de agosto de 2011

Que tal reverenciar um mestre do humor?

A Genialidade do Barão de Itararé

Aprecio as pessoas bem humoradas.
Elas superam os revezes da vida melhor, sabem que a alegria é um dos melhores remédios para todas as doenças. Talvez, até para evitá-las.

Creio que muitos da nossa época, citam "pérolas" do Barão de Itararé, sem saber quem foi este incrível homem.

Começando a semana, dias chuvosos, aqui no Rio de Janeiro, certeza de um trânsito "maravilhoso", tudo fluindo bem , casa vez melhor aqui na Cidade Maravilhosa, afinal a falta de umidade foi embora, respiramos melhor!
Doses de humor nos trarão lembranças de que acima das nuvens... está o sol a brilhar!
Acredite!!!

Memórias adora relembrar o passado, que seja , então, um passado genial!




Barão de Itararé foi o nome pelo qual ficou conhecido um dos maiores talentos do humor no nosso Brasil.
Apparício Fernando de Brinkerhoff Torrelly, um nome pomposo para quem nasceu numa carroça , filho de uma índia charrua, lá pelas bandas do interior da cidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul em 29 de janeiro de 1895.

Com seu apurado humor ela relatou o seu próprio nascimento:

"Viajava com minha mãe numa diligência quando uma roda teve seu aro quebrado. Com todo aquele barulho, nada mais natural que eu me apressasse a sair para ver o que se passava."

Viveu uma triste infância, fato que não o impediu de ser jornalista e talentoso humorista, em décadas passadas; encantou gerações de brasileiros; muitas vezes direcionada a política da época.

Esse personagem e o título nobre de "Barão de Itararé" nasceu nas páginas de "A Manhã" em 1930.

Na realidade, em outubro de 1930,ele próprio - Apparício - se autodeclarara Duque nas páginas do jornal "A Manhã":
" O Brasil é muito grande para tão poucos duques. Nós temos o quê por aqui? O Duque de Amorim, que é o duque dançarino, que dança muito bem mas não briga e o Duque de Caxias que briga muito bem, mas não dança.
E agora eu que brigo e danço conforme a música."
Mas como ele próprio anunciara semanas depois:
"Como prova de modéstia, passei a Barão."

Bem, era um belo exemplar de um aquariano!
Que tal algumas de suas citações?
Com certeza, bem atuais...
talvez muitos brasileiros de gerações mais novas,
até usem seus ditos, mas não saibam seu autor.

Com a palavra o Barão de Itararé:

"Não é triste mudar de idéias, triste é não ter idéias para mudar."

"Dize-me com quem andas, que eu te direi se vou contigo."

" De onde menos se espera, daí e que não sai nada."

" Tudo seria fácil se não fossem as dificuldades."

" Nunca desista de seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra."

"A forca é o mais desagradável dos instrumentos de corda."

"A alma humana, como os bolsos da batina de um padre, tem mistérios insondáveis."

"Este mundo é redondo, mas está ficando muito chato."

"O fígado faz muito mal à bebida."

" O banco é uma instituição que empresta dinheiro à gente se a gente apresentar provas suficientes de que não precisa de dinheiro."

" Devo tanto que, se eu chamar alguém de "meu bem" o banco toma!"

"Quem empresta, adeus..."

" Pobre, quando mete a mão no bolso, só tira os cinco dedos."

" Sábio é o homem que chega a ter consciência de sua ignorância."

" O que se leva da vida é a vida que a gente leva."

"Viva cada dia como se fosse o último. Um dia você acerta."

" Eu Cavo, Tu Cavas, Ele Cava, Nós Cavamos, Vós Cavais, Eles cavam.
Não é bonito, nem rima, mas é profundo..."

e este, atualíssimo:

"Negociata é todo bom negócio para o qual não fomos convidados."


11 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Bom dia Izabel
Friozinho e chuva em Sampa também.
Bom começar a semana com a tua postagem.
O humor do Barão é especial.
Beijinhos quentinhos

Paula Mello disse...

Ah, Maria Izabel, que alma boa a desse homem! Que soube superar as próprias dificuldades, rir de si mesmo e da sociedade em que vivia, afinal falar do Duque de Caxias na época não era uma coisa lá muito sábia rsrsrs

Adorei o resgate da memória, que bom seria se fizéssemos isso mais vezes, até para mostrar às pessoas que o Brasil tem, sim, talentos!

Uma semana esplêndida, cheia de chuva e orvalho para limpar os ares!!

beijo

Maria Izabel Viegas disse...

Chica comentou:

Bela lembrança e homenagem.Ele tem cada uma!!!rs
beijos,linda semana
chica

* comentário excluido por engano meu.
minhas desculpas, amiga!

Obrigada CHICA, linda joaninha!!
Boa semana, querida!

Maria Izabel Viegas disse...

Zizi querida,

com este tempo maluquinho, doses de bom humor nos faz muito bem!
Obrigada amiga, pela visita .
Aliás, eu já estou ficando acostumada com a tua presença... rs
É por isto que eu tbém acredito em fadas. Vc é uma delas!
É um momento bom do meu dia, linda amiga!
beijos no teu coração!

Maria Izabel Viegas disse...

Paulinha, eu fiquei encantada quando conheci a vida do barão de Itataré. Sua irreverência nos tempos em que viveu, imagina , 1930...
E sim, como eu aprendi na escola que o Duque de Caxias era um herói. E , graças a Deus, tive na Escola Normal um professor que desmistificou toda essa nossa História do Brasil contada com a visão do colonizado.
Infelizmente, creio que até hoje, há ainda muitos livros (e professores) que se submetem como colonizados.

Ele foi realmente um modelo, uma vida difícil. E superada. Aliado à inteligência e humor... tudo de bom!

Creio ue só podemos ser realmente bons, se olharmos com olhar político, analisando de modo correto, sem nuvens nos olhos e mentes. A crítica é construtiva pois nos torna bons por escolha e não por sermos "ingênuos".
E o mérito é "apesar de tudo" seguirmos o caminho do Bem!

Beijos amiga, neste coração tão querido meu!

Beth/Lilás disse...

Oi, Maria Izabel!
Eu acho que um sujeito como este se perpetuará com suas frases simpáticas por muitos séculos, pois o humor é uma coisa que faz da gente, pessoas especiais e sempre bem quistas.
E que fiozinho neste Hell de Janeiro, hein!?
beijo carioca

Regina Rozenbaum disse...

Izabel, iluminada_mada!!!
Primeiríssimo lugar: OBRIAGADA pelo presente que me deu. Agora sei um cadiquim mais d'eu...minha lua, meu sol,meu ascendente. Já copiei tudo e imprimi, tá na gaveta da mesinha de cabeceira, a mesma que ficam meus livrinhos "especiais", orações, que não ponho os pés fora da cama antes de fazê-las e consultá-los!
Manda um cadim dessa chuva prá cá, por favor! A poeira desses meses (já nem sei mais quantos)sem chuva + obra no prédio tá nos deixando pior que maracujá de gaveta.
Adoooro o Barão e "o que se leva da vida é a vida que a gente leva" é uma das minhas prediletas...Ô verdade essa, dita desse jeitim simples que devia de ser, né não? E da gente aprender! Eu sigo daqui, aprendendo...e aprendendo...caminhando com vc.
Beijuuss, amaaaada minha, n.a. e meu OBRIAGADA eterno!!!

Santa Imaginação disse...

Oi Maria Izabel!!!Muito obrigada por sua visita....e mais ainda por me colocar junto com você!!!Bem, mas já dá para saber que, só pode vir ótimas pessoas e ótimos blogs através da Rê(gina), adorei o post, depois vou ler os outros com calma!!!

Bjs

Zu

Noé disse...

Gostei!

Clara Lúcia disse...

Oi querida!

Sabe que é verdade... eu tenho um bom humor incorrigível, aconteça o que acontecer. Tenho minhas horas de chorar, mas logo que passa, lá vem as palhaçadas... Isso ajuda sim.

Maria Izabel...
Desde aquele dia que te mandei o email, muita coisa mudou, pra melhor. Não sei o que vc fez, se foi o fato de ter desabafado com vc, mas melhorou muito, tudo.
Então eu te agradeço, sem entender porque. Obrigada!


Beijos.

Clara Lúcia disse...

Esqueci de falar uma coisa...
Eu copiei essas frases maravilhosas pra colocar no facebook.. Tudo bem?

Beijos...