Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cada um conta seu conto e o re-conta como quiser...

* óleo sobre tela 70X70 da artista Tereza Mazzoli


"Um velho sábio chinês caminhava por um campo de neve quando viu uma mulher chorando.

- Por que choras? - perguntou ele.

- Porque me lembro do passado, da minha juventude, da beleza que via no espelho, dos homens que amei.
Deus foi cruel comigo porque me deu a memória. Ele sabia que eu ia recordar a primavera da minha vida, e chorar.

O sábio ficou contemplando o campo de neve, com o olhar fixo em determinado ponto.
A certa altura, a mulher parou de chorar:

- O que estás vendo aí? - perguntou.

- Um campo de rosas - disse o sábio.
Deus foi generoso comigo porque me deu a memória.
Ele sabia que, no inverno, eu poderia sempre recordar a primavera, e sorrir."

- Paulo Coelho, in Maktub

Se eu pudesse, trocaria o sexo destes personagens!
Bem, eu posso...
afinal, aqui é meu pequeno mundo.
Comecemos :
Não era um sábio...
era uma sábia mulher camponesa e, poderia ser chinesa, nenhum problema quanto à nacionalidade.
Quero apenas reservar à mulher o lugar da sabedoria e não, o das lamúrias pelo tempo perdido, beleza e tudo o mais.
Todos os Contos de Fada mostram as heroínas tão tolas e preocupadas com o corpo físico como se nunca houvesse dentro de nós, mulheres, novas ou mais velhas, um coração num peito valente que não se verga com vicissitudes nem verte lágrimas sem fim por uma beleza jovem.
Existem as mulheres que ouvem a Voz da natureza bravia, que conseguem entender o som do trovão, que se extasiam com os raios que caem do céu nas tempestades...
que mesmo nas suas casas, cuidando de suas crias, ou em fábricas e escritórios,
conseguem ouvir os sons dos pássaros canoros
e, desapercebidas, bailam ao som das músicas
que ecoam das florestas e da canção dos rios.


Qual mulher sábia e bem resolvida desejaria perder a memória?

E que mulher pararia de chorar, se desesperada estivesse com rugas ou com os amores perdidos, para ser tão curiosa, intentando saber o que o homem chinês olhava tão fixamente?

Ora... este sábio não sabe o que é uma mulher a chorar por vaidades e futilidades!!!!???

Só a visão de um creme poderosíssimo, milagroso ou um anúncio de um perfume francês, uma lingerie belíssima caindo à sua frente, exato tamanho para ela!

Feito o meu protesto tribal, grito visceral de uma raça
que já mudou há muito tempo
e muitos ainda não se deram conta ou não querem enxergar...

pois mulher com sabedoria não é facilmente administrável,
nem atende aos desmandos patriarcais...
portanto, são perigosas!


Volto ao texto.
Foi apenas uma pequena "viagem" minha
nas "entrelinhas que de tanto serem entrelinhas",
viraram "Tratados" cerceadores do poder do feminino,

sufocaram as fêmeas
que ousavam correr descalças,

sem amarras
no seu pensamento, ideais e filosofia,

mesmo sem sair do lugar,
paradas onde estavam...

conseguiram dar um mergulho
no seu eu mais profundo
na busca da feminilidade
reencontrando a garra
e a força ascestral
das suas deusas.


Volto aos personagens originais pois eles não tem sexo.
E sim ,
há a moral da história...

que se aplica tanto ao homem como a mulher ,
ao ser humano que um dia,
limitado por pressões familiares, sociais, econômicas;

mágoas, desamores, ou injustiças
se esqueceram
que eram
maravilhosamente humanos.

E não simples máquinas
que se desgastam com o tempo,

perdem a validade, ficam desatualizadas,
sendo defenestradas diariamente
substituídas por modelos mais sofisticados.


Nós temos sentimentos.

Somos vulneráveis - somos gente
Entretanto fomos agraciados
por excelsa dádiva dos deuses
- temos um Coração!

E este não envelhece
se nutrido, amorizado
e sabiamente conduzido.


Se movidos por sentimentos nobres;
estes, nunca nos deixarão
a margem do caminho,

perdidos a chorar
por estarmos sós!

Temos em nós o poder renovador
de sermos sazonais,

e, como deidades divinas,
podemos florescer em todos os tempos,
a cada dia escalar mais alto...
ser mais e mais livres
para enxergar

e plasmar
as mais belas flores
que sonhamos ter
por todo o sempre,
em nossas mãos.

Somos verão, outono, inverno e primaveras...
quando assim o quisermos!

13 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Senti teu grito daqui Isabel.
Gostaria de ter escrito algo tão forte e verdadeiro, totalmente sem os véus das ilusões.
Te reverenciando..........agora
Namastê

Denise disse...

Somos vitalizados pelos nossos pensamentos, que podem fluir sem controle, sem censura, com determinação - sem programação.
Somos gente vulnerável, seres em construção, criando asas, ainda que só na imaginação...somos sazonais, viscerais e idealistas, e isso nos faz o inteiro maravilhoso que nos compõe.
Gostei de teu conto, recontado...bjos Iza!

Élys disse...

Um belo texto. Somos seres divinos
e possuímos toda juventude e beleza do Pai.
Beijos.

shan-Tinha disse...

somos além das vestes, somos fortes, muito bom!
bj!

Keila Abreu disse...

Parabéns, Isabel! A mulher realmente é infinitamente mais sábia. E o tempo é só o esmeril dessa sabedoria. Não importa se rica ou pobre, jovem ou não, sorridente ou amarga, a mulher encerra em si a compreensão do mundo. Cedo ou tarde chegamos a esse ponto, o de acender todas as luzes e compreender todas as dores.

Maria Izabel Viegas disse...

Amigos Queridos:

* ALZIRA (Zizi)

* DENISE

* ÉLYS

* SHAN-TINHA

* KEILA ( saudades!)


Só posso aqui agradecer a honra de tê-los aqui gentilmente e amorosamente comentando o que escrevi.
Receber um elogio de vocês, pesssoas especiais pela cultura, pela competência, donos(as) de Blogues de imenso valor, lindíssimos e ricos em conteúdo...
me fazem imensamente grata a Deus por ter amigos assim!

Muitos beijos...


Obrigada... sempre!

Regina Rozenbaum disse...

Cheguei um cadim depois...Sem problema pra uma escrita atemporal como essa! Esse reconto só podia mesmo sair de uma MULHER como vc: iluminadamada!!!
Beijuuss, queridona, n.a.

Maria Izabel Viegas disse...

Regina amada
Sincronicidade... como disse lá no seu Blog:
Nome disto: AMOR!

Estava lá me deliciando com seu post e escrvendo um comment e vi aqui na telinha aparecer a entrada deste comentário!

MAIS UMA AMIGA AMADA QUE SUA OPINIÃO TEM PESO DE OURO !!!

Obrigada queridamada mil vezes iluminada!
Beijos n'alma!

Susana Vitorino disse...

Nossa, minha Irmã Lacrimosa! QUE LINDO!

Ama Tu *

Astrid Annabelle disse...

Estou aqui sentada viajando nas suas palavras Amadamiga.
Tenho apreciado o saborear lento.
Gosto de perceber o que está escrito e o que não está escrito...e nesse exercício crio uma paisagem muito peculiar onde se encontram nossos corações....
Adorei.Ponto.
Beijão minha querida
Astrid Annabelle

Maria Izabel Viegas disse...

Minhas amadas amigas iluminadas

SUSANA VITORINO * a Lacrimosa mais bela
obrigada pela partilha!

Ma Astrid - a bela Mãe que abriga com doçura nossas almas

Obrigada pelo carinho.

Como já disse, devo ter feito algo bom na vida ... pois tenho amigas assim tão especiais!!!

Beijos nos corações!

Fico muito feliz por gostarem...

Anônimo disse...

Que alegria sua visita, M. Izabel!
Nem imaginas como me alegro. Pois desde o blog Luz em Flor nos conhecemos e acompanhamos, embora há algum tempo “perdidas” uma da outra.
Mas aqui lhe vejo de novo! Que bom, viu?

Confesso que não sei porque me bate a vontade de mudar tanto (e isso não se limita só a blog). Talvez seja até esse negócio de TOC, sabe?

Quanto ao post, gostei da inversão dos papeis rs... Bem pensado e escrito.

Beijinhos e muuuuita paz, meu bem!

Maria Izabel Viegas disse...

Meri Pellens , minha querida!!!

Sim, já caminhamos juntos há muito muito tempo, sempre uma amiga querida!
E blogues belissimos, rico conteúdo e...
Esse teu grande amor pela vida!!!
Beijos no cuore!
Obrigada...
Bom estarmos juntas outra vez!