Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O desafios nos fazem crescer

"Se eu fosse planta,
gostaria de um meio propício que me ajudasse a crescer.

Mas, sou homem...

Prefiro, por isto, um meio adverso
que me desafie a crescer."

in Hermógenes


É o senso comum que para crescermos fortes devemos sofrer
nem que sejam pequenos penares;
afinal, nem é preciso que se lavrem leis nem decretos
para tal dolores.
Eu que já vivo há mais de três milênios
já vi toda a história se repetir.
O homem já nasce sofrendo
já sai do que chama de nada e luta por muito tempo
para achar-se como alguém.
Uns sofrem mais que outros,
ou aproveitam da desdita
e brotam árvores frondosas
ou se tornam fragelos,
nem conseguem sentir-se humanos
tal decepadas suas vidas são.
Outros se refastelam em prazeres
como se nascessem em berço de ouro
como se o destino lhes outorgasse o honoris título de rei.

O mundo me parece, por vezes, que anda meio ponta cabeça,
sem medidas e sem pesos.
Há pessoas que moram ao lado
e têm um oceano que as separam.
Tanto desequilíbrio entre a fome e a abundância...
já conhecemos tanto sobre as coisas da terra e as coisas da alma,
e mutos não conseguem possibilitar ao mais pobre
o direito de plantar e colher.
Os poucos ricos querem mais, mais e mais.
Será que já houve a inversão dos pólos da Terra
e não nos apercebemos?
Não, ainda vejo daqui
as Três Marias que mora em cima do povo do sul.

Temos chaves, grades, erguemos muros,
industrializa-se o seguro
cada vez mais ajudando o ladrão.

Por que não se educam os homens?
por que não lhes ensinam a ler,
a interpretar a palavra escrita e falada.
A discutir idéias
mesmo que loucas,
a reunir-se em bandos
a falar sobre os livros dos sábios.
Alguém me dirá:
mas eu leio na igreja os livros sagrados.
Sei tudo
de cor e decorado!
E és melhor hoje do que ontem?

Eu estudo a "minha" religião.
E quando a religião ensina?
E quanto a religião liberta?
Se a religião é ancorada na fé,
e a fé não nasce no livro
nem na palavra falada ou escrita!
Ela implode de dentro para fora.
Ela desce dos céus em raios luminosos
que nos atingem direto no coração.
É a voz de Deus
que encontrando-nos abertos
ao cerne do seu Amor
nos faz crescer em entendimento!
E a compreensão numinosa
também sobe em nós como flechas
penetrando pelos nossos pés
ao pisarmos no solo sagrado,
raios de amor moram no ventre da Mãe Terra.

A religião nos diz:
sofre, aguenta firme, um dia passa.
E se não passa?
Como fica o revoltado ser?
Mas a voz de Deus,
que nos guia e asserena
não nos promete aqui
neste mundo o impossível
pois este é invísivel aos olhos da carne.
Deus nos mostra que"apesar de"...
se abrirmos nosso coração,
se ficarmos atentos às benesses
que, de tão pequenas, são imensas
como...
enxergar o por do sol,
o ouvir a voz do teu filho,
o cuidar do teu pai velho,
aquele que até teu nome esqueceu,
ao dividir o pão que tens
ou dá-lo todo
(por que não?)
ao morto de fome...
já estás vivendo o milagre da vida!

Já se encontraram
no centro de ti,
os raios celestes e telúricos,
explodindo em luz!
E já és,
pobre ou rico,
um homem feliz...
com ou sem problemas, que importa?
Foste atingido em cheio, no alvo,
pela força do amor do universo.
pela magnânima e doce mão de Deus!
Entrega-te a ti mesmo...
Ouve a voz de Deus
que já veio marcada
bem no centro do teu coração!



*** Sou extremamente religiosa,
acredito em Deus com imensa fé e creio que, um dia, o homem aprenderá
a respeitar a si mesmo e ao seu próximo. miv***

8 comentários:

Anônimo disse...

Apesar de existirem sofrimentos revoltantes e incompreensíveis, são eles que nos movem a sermos solidários. Quando sentimos na pele algum sofrimento, mais facilmente podemos compreender a dor alheia, podemos nos unir em busca de soluções. Infelizmente não todos alcançam isso e se fecham em si mesmos numa auto piedade sem fim e infrutífera.
Beijinho e muita paz, querida.

Anônimo disse...

Amiga, esse post rendeu outro AQUI rss....
Beijinho...

Regina Rozenbaum disse...

Sabe minha amaaada, tem vezes, muitas, que fico numa brabeza com esse tipo de aprendizagem... Será o Benedito que não podemos aprender nunquinha sem ser pela via da dor??? Sei que dor e amor andam garrados, mas gostaria tanto que, umas tantas vezes, fosse só pelo amor...ah como eu gostaria!!!
Beijuuss, iluminada, n.a.

Élys disse...

Buscar Deus no âmago do nosso ser.
No dia em que o sintonizarmos, todo o sofrimento vai desaparecer.

Tenha um feliz Natal e um Ano Novo de muita paz.
Beijos

Santa Imaginação disse...

Pois é!!!!e com isso vamos crescendo...apesar dos trancos e barrancos....também gostaria como a Rê que fosse só pelo amor...

Bjusss
Zu

Anônimo disse...

Ótimo, mercúrio pediu passagem para se liberar e eis o resultado!

Noé disse...

Gostei desta Frase de Hermógenes!

Astrid Annabelle disse...

Li amadamiga, tudinho.
Eu também cresci assim, com esta verdade. Porém agora posso informar que esse modelo de vida..."pela dor"...está com os dias contados.
Existem muitas outras maneiras de viver, afinal estamos em um campo de infinitas possilbilidades...
Um beijo gostoso
Astrid Annabelle