Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Ainda ausente...

Ainda ausente..,
mas vivente, sobrevivente e presente!!!



Não se assustem com a gata!!!
Já explico!
;))

Começo pela questão do Tempo.
No livro do Eclesiastes(3), já se falava sobre o tempo e o aproveitamento do mesmo pelo homem.
Que tudo tem seu tempo próprio.

1. Existe um tempo para tudo, e há uma época para cada coisa debaixo do céu.

2. Um tempo para nascer e um tempo para morrer; um tempo para plantar e um tempo para colher o que se semeou;

3. Um tempo para matar(*), um tempo para curar as feridas; um tempo para destruir e outro para reconstruir.

(* esse matar me soa estranho)


4. Um tempo para chorar e um tempo para rir; um tempo para se lamentar e outro para dançar de alegria.
.....

6. Um tempo para andar à procura e outro para perder; um tempo para armazenar e outro para distribuir.

Este texto bíblico foi escrito para uma época e dentro de um contexto diferente do que vivemos. Até os estudiosos destes assuntos entram em contradição quanto à veracidade, com a possível inserção póstuma deste no Velho Testamento, sua real autoria etc

Voltemos à gatinha... imobilizada.
Assim estou eu eu... aqui no meu tempo de reconstruir após a "derrubada",
literal, psicológica e filosoficamente falando, de algumas estruturas "sobre" mim e em myself.

Quando estamos presos a uma situação que não nos oferece escolhas próprias, temos que fazer muitas concessões. Algumas nos fazem repensar, outras nos irritam e muito,
o fato da minha privação do movimento e, principalmente, "de trabalhar" foi das piores.

Mas, tudo que nos acontece na nossa vida traz traz um alerta, um aviso. Creio que é neste momento que devemos adentrar na linguagem do silêncio e ouvir o que o Inconsciente Coletivo quer nos mostrar.
Nisso está tudo bem!

Mas, e a gata?
É o momento prisão.
Um peso a me prender.
E eu, que tenho uma lua em Escorpião, o signo de Leão na cúspide da casa 8, das mortes e transformações mais profundas...
tenho uma imensa necessidade de controlar minha vida.
O poder, o controle e também o auto - controle é um quesito essencial na vida de uma pessoa com predominância escorpionina.
Este foi e está sendo o maior teste:
deixar fluir... relaxar!
Não prever, não antever o próximo passo.

Ficar como a música:
"Deixa a vida me levar, vida leva eu..."
Eita coisa difícil!

Ando mais livre, já formou o que os ortopedistas falam: o calo ósseo. Já está se calcificando. Já tirei o colete.
Para variar( olha o controle!) já cheguei ao médico dizendo:

- Estou ficando partes do dia sem o colete pois ele me incomoda machuca e priva meus movimentos desnecessariamente! - sem vírgulas mesmo
- ;)
Olho e espero a bronca.
Não veio!!!Ufa!!!
Ele me diz: - Corretíssima! Não o use mais!

Agora é fisioterapia, ou melhor sessões de RPG!
E eu pergunto, não pode ser hidroginástica?
- Não! Primeiro RPG!
Tá certo, ele me venceu!

E eu nem sabia o que era RPG, só que era um tipo de fisioterapia. E claro que ortopedista não explica mesmo! As melhores informações , as tive de meu ginecologista.

Nisso, meu marido me diz que viu no consultório da nossa confiável fisioterapeuta, uma cama, parecia uma cama de pau. Ele viu gente lá pendurada.
Marido cruel!!!

Eu já me senti Joana D'Arc, me vi naquelas terríveis e desumanas máquinas de fazer tortura da Idade Média, da Inquisição.



E mais terror... imaginação pisciana, fértil e viajante... louca!



Nestas horas, trabalhar com vidas passadas ativa o nosso lado direito do cérebro.
O esquerdo paralisa. Me vi uma bruxa saindo de um caldeirão para outro!



Brincadeiras e Verdades Verdadeiras postas de lado, fazer RPG é muito bom!
Para quem faz na gente!!!
A primeira sessão foi braba,
me senti uma galinha naqueles fornos de padaria, arghhh.
Mas, minha fisioterpeuta, no finalzinho, me elogiou: disse que sou manhosa :((
mas que fiz todos os exercícios sem reclamar( só um palavrãozinho só, bem básico, juro!). Também, me colocar crucificada, de pernas para o alto... isso já era demais!


Mas fui bem; segundo ela a maioria dos pacientes, na metade, já pede para parar.
Sou persistente!!!
Mas creio que falou isso só para me animar!

O que posso lhes dizer é que, sai de lá bem melhor do que entrei!

Nosso carro passava nas imensas lombadas e buracos de todas as ruas do nosso bairro aqui no RJ, e eu não senti dor!!!

E olha que temos lombadas que são verdadeiros morros e buracos que só se vê quando caímos nele!!! Não há rua que não as tenha! Um absurdo!

Até em rodovias estaduais, perto de lugares perigosos, certamente visando as comunidades "ditas carentes" para fins eleitoreiros. Dita carentes pois têm até ar condicionado.

Na Rio- Teresópolis, muitas e na RJ-130, Teresópolis - Friburgo tem aquelas tachinhas absurdas numa comunidade de barracos feito na beira da estrada. Moram pobres? Sim. Merecem proteção, claro! Mas, por que deixá-los construir num lugar assim, sem calçadas, e já lá instaladas oficinas mecânicas para carros e motos, lojinhas, etc?

Afinal, para que pagamos IPVA mesmo!? Alguém sabe???
Não é, inclusive, para manter as vias públicas em bom estado!?

Já tivemos que trocar o tanque de gasolina de um Corsa Wagon zero KM por causa de lombadas!
É o Poder Público gastando nosso dinheiro para pagar o aumento de salário dos Ministérios!
É a nossa taxa feudal.

Volto ao RPG libertador...
Gostei de fazer RPG!!
Acho que aguento!!
Só ficar na hora de dormir com o corpo todo formigando... mas, foi normal. Senti-me bem.



Olhem o que pesquisei sobre: * ¹

RPG - Reeducação Postural Global, método desenvolvido por Philippe Souchard na França na década de 70 tendo como base o trabalho de Francoise Mèzières, que em 1940 iniciou o trabalho com cadeias musculares.

RPG trata desvios posturais como : hiperlordose, cifoses e escolioses. Através de alongamentos, exercícios de postura reposiona-se a coluna, diminuindo os desvios irregulares ou mesmo, desfazendo-os.

Como o nome assim o diz é:

... uma "Reeducação"´:
- pois o nosso corpo com o passar dos anos ou mesmo por algumas patologias acaba "esquecendo", se posicionando de modo errado, e através da RPG é como o corpo relembrasse do ideal postural, voltasse ao que se considera "normal";

... é "Global":
- porque trata o indivíduo como um todo, e não em partes como a maioria dos tartamentos;

... é "Postural":
- porque através de exercícios e postura consegue-se levar o paciente à postura ideal.

Ah... e descobri algo fundamental para nós, vaidosas mulheres e vaidosos homens também:

Que o tratamento de RPG serve como aliado dos tratamentos de fisoterapia convencional, auxiliando na diminuição de dores articulares, musculares
e até mesmo...
(eis o melhor):

"melhorando a estética, já que muitas vezes a famosa 'barriguinha' nada mais é do que a fraqueza de um grupo muscular, a retração de outros grupos musculares e a má postura".

Que tal?

Bem, tem um fundo de verdade.
A fisioterapeuta a cada exercício, durante a respiração(essencial),
o inspirar e expirar, me recomendava retrair o umbigo.
E recomendou que a cada movimento que eu fizesse, aqui no cotidiano, ao levantar e abaixar (no que me causa dor forte na cintura e costas) - assim o fizesse.

E deu resultado!
Contraindo o umbigo... não dói!!!
YES!!!
Comprovado...

Amigos queridos,tenho escrito também
e mais...
no meu outro Blog:

Palavra In - Comum

Já tenho 14 seguidores!!!
VIVA!!!
E muitas visitas, bem não tantas... ;)


A querida amiga Astrid Annabelle do "Navegante do Infinito",
generosamente, incluiu um post meu no Palavra In-Comum,
no dia 31 de agosto, junto com outros 4 blogues,
no seu:
Blog Day 2010!!!
Foi uma honra!!!
Agradeço de coração.

É um blog novo bem simples, despretensioso...

Em breve tenho duas NOVIDADES!!!

Me AGUARDEM!!!
Dia 7 de setembro conto!!!

*¹ Créditos:
Pesquisa no blog: "Cidade dos Anjos",
da fisioterapeuta Karla Siqueira (não conheço)

7 comentários:

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

ADOREI ESSE POST BEM INTERESSANTE FAZER RPG!
EU TBM ADORO ESTAR NO COMANDO DE MIM MESMA!
BEIJO!

Regina Rozenbaum disse...

Izabel, ILUMINADA, amada!
Dei umas boas gargalhadas (não da sua peleja diga-se de passagem) mas da escrita humorada que eu adoooro. Acho que o RPG tá fazendo outras coisas mais... rsrs Fiquei aliviada de te ler (cruzes!!! Isso existe?)e posso falar? Sem aguardar a resposta, já tô... Essa história que vcs inventam/criam de ter mais de um blog né brinquedo nauuuummmm!!! É prá "verificação de fidelidade"??? ou "verificação de amorosidade"???rsrs E ainda diz que dia 07/09 teremos novidades? Será que vai ser uma "parada de blogs"? Minha amigamada, agora brincadeiras à parte, fiquei feliiizzz dimaiisss em saber/sentir que está tudo bem com vc!!! E que mesmo sendo esticadinha (ai...ui) é uma GATA!
Beijuuss ILUMINADOS n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

chica disse...

Puxa,quanta coisa...Mas o importante é que estás te recuperando, fazendo exercícios e tudo mais.,Espero que fiques bem logo,tá?beijos,chica

Glorinha L de Lion disse...

Uia! Já fiz RPG e e´uma bosta...ops..! Amiga sinto muito, mas é...dói tudo e a gente fica feito galinha mesmo, arreganhada...eu ficava na parede, numa posição que vou te contar...agora Pilates, eu amo, mas agora estou sem t$em$p$o...hehe vida leva eu...meu niver tá chegando...não tenho mais skype, desliguei, meu era uma bosta...ops de novo...mas tenho msn, não adianta eu sei, só serve skype? eu não ouvia nada no skype...o som era uma bos...tá chega! Beijos amada, feliz por vc estar melhor, vou lá no outro, assim que der.

Cris França disse...

eu queria muito fazer, mas porque esta cada dia mais corrido
cuide-se bem tá
bjs minha amada amiga

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Legal, desconhecia apesar de já ter ouvido falar!!

Izabel, tem festa no meu cantinho, ficarei feliz com sua doce presença!

beijos

karla siqueira disse...

Olá Maria Izabel! Fiquei lisongeada ao ler no teu blog uma citação do meu. tenho feito grandes amizades através deste mundo virtual. A partir de agora serei mais uma de tuas seguidoras.
Abraço de luz
karla siqueira
P.S.: Também sou reikiana.