Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sábado, 25 de setembro de 2010

Gritar é preciso?

Estamos sempre atentos aos sintomas da mais leve enfermidade.
Ao primeiro sinal nos medicamos.
E será que prestamos atenção ao tom da nossa voz
ao nos relacionarmos com alguém?
Ao vivenciarmos um amor?



Por que as pessoas gritam?

"Um dia um mestre perguntou aos seus discípulos:
- Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?

Os discípulos pensaram por alguns momentos: - Porque perdemos a calma, disse um deles, será por isso?

Mas por que gritar quando a outra pessoa está ao teu lado? - perguntou o mestre; não é possível falar-lhe em voz baixa?
Por que gritas a uma pessoa quando estás aborrecido?

Os homens deram algumas respostas, mas nenhuma satisfazia ao mestre.

Finalmente ele explicou:

Quando duas pessoas estão zangadas, "seus corações" se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para escutar-se uma ao outro.

Em seguida o mestre perguntou:
- E o que sucede quando as pessoas estão enamoradas? Elas não gritam, mas sim falam suavemente, por que?

É que seus corações estão muito próximos. A distância entre elas é pequena, o mestre continuou.

E quando se amam muito mais, acontece alguma coisa?
Não falam, somente sussuram e ficam mais perto ainda do seu amor.
Finalmente não necessitam sequer sussurar, somente se olham e isto é tudo.

Assim é quando duas pessoas que se amam, estão sempre muito próximas.

Seus corações se compreendem, entendem a mensagem um do outro.
O gritar, elevar-se o tom de voz pode ser um sintoma de que não somos ouvidos,
são dois monólogos... na verdade é a manifestação de uma fala que não é nem percebida, nem assimilada pela mente do outro.

E o Mestre falou:
Quando discutirem, não deixem que seus corações se afastem.
Não digam palavras que os distanciem mais.
Chegará um dia que a distância será tanta que não encontrarão o caminho de volta.

19 comentários:

Unknown disse...

Que lindo texto amiga...

Não é necessário gritar nunca...

E é verdade, quando falamos com alguém que amamos, apenas sussuramos...

Beijos e bom final de semana,

Paz e luz,

Unknown disse...

Maria Izabel,

Adorei e aprendi. Nunca tinha pensado nisso. É bom sussurrar. :)))

Beijo e bom fim-de-semana.

Sunny e Violet disse...

Olá Maria Izabel,
Fiquei emocionada com o texto, porque ele realmente diz a verdade. Temos que tomar cuidado para o nosso coração não se afastar...
Beijos

Astrid Annabelle disse...

Olá amadamiga Maria Izabel!
Esta eu conhecia!
Prestemos atenção ao ruído das pessoas quando estão reunidas...cada uma fala mais alto do que a outra e tudo ao mesmo tempo...ninguém escuta ninguém...todos estão muito longe encerrados nos seus egos!!!Loucura, loucura...rss
Veja como nas novelas, que ditam tantos moldes de comportamento, as pessoas gritam e se agridem o tempo todo...depois dizem que é a hora do relax do brasileiro...hahaha!!!!Ninguém escuta ninguém!
Sussurrar, falar pouco, escolher as palavras com capricho, ouvir de fato, são aspectos a serem realmente aprendidos.
Muita infelicidade acontece porque as pessoas não se aproximam pelo coração!!!!
Achei o máximo ter postado esta história.
Um beijo na alma.
Astrid Annabelle

Julimar Murat disse...

Oi minha amiga

quanta verdade neste texto. Quantas vezes gritamos para sermos ouvidos, colocando a nossa autoridade nessa entonação, deixando que o nosso ouvinte acabe se afastando ainda mais. Depois com voz suave provocamos uma aproximação que poderá ser tarde. Vale refletirmos e buscar em Nosso Pai a serenidade e paciencia que necessitamos nas mais diversas situações, não permitindo afastar o nosso coração das pessoas a quem tanto amamos.
Obrigada por me fazer pensar.

Um grande beijo e muita luz sempre

Julimar

Denise disse...

Bom dia, Maria Izabel!
A mensagem em questão, já conhecia - e acho linda. Mas é importante que não colecionemos saberes, mas que os apliquemos, já que os incorporamos. Todas as vezes que ouço minha voz exaltada, observo meu corpo (tudo se altera, a respiração muda e o corpo se expressa "junto" não é?) e, quando consigo, automaticamente respiro profundamente e...acalmo meu dizer, como conseqüência de saber que gritos são os destemperos que não darão sabor algum à situação, exceto o amargo quando tudo "serenar"...sem esquecer de mostrar que percebi o que fazia, desculpando-me. Esse aprendizado é o difícil caminho; o oposto, dos sussurros, é o exercício do amor...

Grata por reavivar a necessidade de não esquecer essa lição.
Um maravilhoso domingo pra vc!
Bjos

Glorinha L de Lion disse...

Que lindo amiga...muito bem lembrado, não é preciso gritar quando os corações estão próximos...quanto àquele esquecimento de colocar seu link, não foi esquecimento não, é que não tinha visto a linda homenagem que me fez. Te adoro minha amiga, e vc sabe disso, não sabe?
Tb não ando nada bem...inquietações e dilemas. Mas vai passar. Grande beijo e bom domingo!

Leila Brasil disse...

Verdade mesmo! Quanta verdade!
Adorei ter lido isso aqui hoje. Bem posso perceber que tem pessoas que podemos nos comunicar até pelos olhares de tanto que nossos corações se afinam....
Foi um prazer estar aqui

Unknown disse...

Cheguei de férias, entrei gritando e saio em silêncio.
Um bocejo é um grito silencioso .

Beijinho.

Regina Rozenbaum disse...

Izabel, iluminada, amigamada!
Eu gritei só um cadim, visse? E hoje, venho gritar meu OBRIAGADA a vc... que vibrou enviando-me ENERGIA DA CURA, LUZ e tanto AMOR! Tenho ou não tenho que gritar?!
Beijuuss iluminados n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Manuela Freitas disse...

Olá querida Maria Izabel,
Já conhecia através de um PPs e concordo em absoluto, de facto é tão desagradável gritar! Quando as pessoas gritam, chegam depressa ao ponto do total descontrole, é quando se dizem coisas, de que nos arrependemos depois!...
Beijinhos,
Manú

Cris Mota disse...

Querida Maria,
Obrigada pelo seu carinho acolhedor (apesar de meu blog ser mais voltado para reflexões pessoais, sem o intuito de visitantes). Mas saber que existem pessoas especiais que estão por perto junto a nós, é muito gratififcante.
Adorei relembrar esse texto do grito..eu já conhecia e acho de uma grandiosidade ímpar.
Bjos e luz!
Cris

★ .zão... ★ disse...

Adorei seu Blog, resolvi virar seu seguidor. Espero que não se incomode,
tudo de bom!

sil disse...

Maria Isabel, parabéns pelo texto, muito sábio.
Quando pessoas gritam umas com as outras, acho que já perderam o que elas tinham de melhor:admiração, que deve ter sido trocada pelo desrespeito e mágoa.
Pessoas que estão em harmonia nunca gritam, não se deixam levar pelo ego.

bjo

Unknown disse...

Maria Izabel

WOW! Vi o link aqui ao lado. :)))) Muito obrigado. Beijos.

António

espaço esplendoroso disse...

Oi querida não tem que me agradecer por segui-la, eu sim tenho que agradecer por conhecer seu blog, esta riqueza. Que texto verdadeiro me calou fundo na alma... chegará um dia que a distância será tanta que não encontrarão o caminho devolta. COMO É VERDADEIRO. Vejo tanto isto acontecer no processo da separação entre os casais, o final é sempre assim. Não nos reconhecemos mais sequer, nã encontramos mais...Eu tive esta expêriencia. Bjus.

CLARIVIDENTES DA REALIDADE disse...

Que texto profundo, traduz com muita intensidade uma grande verdade.Eu Blog é muito bom,parabéns pelas postagens.
um abraço.

CLARIVIDENTES DA REALIDADE disse...

Que texto profundo, traduz com muita intensidade uma grande verdade.Eu Blog é muito bom,parabéns pelas postagens.
um abraço.

Claudiene Finotti disse...

Olá!
Só agora li o post e achei sábias as observações. Evito gritar, nem sei quando foi a última vez, mas eu não tenho filhos...rs... daí talvez fosse mais difícil me controlar.

Bjos.

Clau