Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sábado, 18 de setembro de 2010

O homem é um mistério a ser desvendado


O Homem é um mistério. Deve ser desvendado...

"A minha alma já não é susceptível aos seus impulsos anteriores.
Nela tudo é tão sossegado
como no coração de um homem que esconde um segredo fundo.

Eu estou aprender bastante acerca de
'o que é o homem e o que é a vida';
eu posso estudar caracteres humanos a partir de escritores
com quem passei a maior parte da minha vida, livremente e com alegria.
Isto é tudo o que eu posso dizer sobre mim próprio.

O homem é um mistério.

Deve ser desvendado, e se tal levar uma vida inteira,
não digas que é desperdício de tempo.

Eu estou preocupado com este mistério
porque eu quero ser um ser humano..."

Fiodor Dostoievski,
in 'Cartas Selecionadas'

Dostoievski consegue superar aqui qualquer mensagem,
ou pensamento sobre o como deve se comportar o homem durante a sua vida,
sobre os métodos e técnicas, meditações, relaxamentos,
tudo aqui se torna simples e profundo.

O assumir-se um mistério é entender
que todas nossas tendências, nossos bens e nossos males
estão enraizados visceralmente em nós mesmos.
E que este despertar para o auto-conhecimento não se faz de fora para dentro.
Não por seguir esta ou aquela religião, não por ter este ou aquele mestre
ou ter alguém como exemplo.

Ninguém muda a partir do externo, do outro.
Se adapto-me ao outro, perco minha alma,
se agrado ao outro, perco-me de minha meta.
Não se chega à alma ansiosamente, sofregamente,
é um caminhar pleno de leveza e calma.
Solitários vamos, não precisamos de alardes,
pois este acesso ninguém vê...
é um segredo.
Se leva tempo?
Não tem presa...
caminhar é preciso,
e cada um sabe exatamente
o tamanho do seu passo.
Importante é nunca desistir....


Tudo no nosso ser está marcado para ser,
tem um sentido profundo, maior, místico e sagrado.

É sentir o chamado da própria alma.
É ouvir a voz que fala dentro de si mesmo.

E como ele mesmo o diz...
preocupo-me , sim, pois, minha alma é de um ser humano.
Um legado divino... cada ser tem seu código de acesso.
Só necessitamos imensamente ...
desejar Ser Humanos!

7 comentários:

AC disse...

Caminhar é preciso, sem dúvida, e cada um segue o seu próprio caminho, sempre de braço dado com a dignidade. É que podemos enganar um ou outro, mas não nos podemos enganar a nós próprios.

beijo :)

Astrid Annabelle disse...

Bom dia querida amigamada Maria Izabel!
Esse seu post está maravilhoso!
Vem de encontro ao que ando recebendo, soprado pelo vento para dentro do meu coração.
Precisamos ser humanos...desejar ser lindamente humanos!
Iluminadamente humanos!
Somos perfeitos e precisamos manifestar esta maestria para nossa própria alegria e aprender a viver...viver de fato, com todo o potencial que somos!!!!
Eu amei ler isso tudo hoje por aqui!
Ei? psiu...você não está participando da festa para a Glorinha? Uma bloggem coletiva que foi criada em surdina como uma grande surpresa para ela. Se quiser o selo da blogagem está como imagem inicial dos blogs participantes.
E você melhorou da gripe?
E o seu baby lindo GuiGui?
Tá vendo...preciso de respostas....rssss
Um beijo enorme minha linda amiga.
Astrid Annabelle

Glorinha L de Lion disse...

Amada Izabel, perdão, ontem passei rapidinho pelos blogs à noite, mas já tinha lido todos de manhã. E não vi essa linda, maravilhosa, emocionante homenagem que me fez! me desculpe minha amiga. O dia de ontem foi...divino! Seu texto pra mim, está pura poesia. De que plante eu venho? Talvez do mesmo que vc, minha amiga, do planeta sonho, do planeta esperança. Recebo tanto amor dessa blogosfera que acho que nunca me senti amada assim.
E seu texto do post? Lindíssimo!
Cada um tem sua chave, já dizia eu no meu post de outro dia. A chave de seu destino. E se caminhar é preciso, que cada um leve a sua com muito cuidado nas mãos.
Grande, enorme beijo amada amiga e obrigada por sua amizade. Sou realmente uma privilegiada nesse meu caminhar!

Gislene disse...

Olá Maria Izabel!

Lindo e interessante este teu espaço, gostei bastante!
E o homem é um mistério, cheio de dúvidas, curioso, imprevisível...
Tem uma frase de Carl Sagan que gosto muito, é assim: "Somos, cada um de nós, uma multidão. Dentro de nós, existe um pequeno universo".

Vou te acompanhar!
Espero sua visita.
Abraço e muita paz.

Leila Brasil disse...

Tenho muita afinidade com a tua palavra, vou te seguir.

Tenho um texto chamado "caminhar é preciso " que eu acho que você ía gostar. aliás tudo o que eu escrevo tem relação com todo o caminho de nosso entendimento sobre as coisas, nossos pesares humanos etc..
Um abraço

Maria Lúcia disse...

Oi
O ser humano essa
caixinha de surpresa.
Que o ser humano acorde
para a perfeição.
Deveriamos ser perfeito
pois somos imagem e semelhança
de Deus.
Beijos...
Lúcia.

Regina Rozenbaum disse...

Izabel, ILUMINADA, amada!
Tô meio em falta, aqui e no In comum, com vc...desculpe-me! "Coisas" da vida! Mas,hoje (21/09) vim para pedir-lhe uma doação...pode me/nos ajudar? Tá lá no Divã e desde já o meu OBRIAGADA!
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com