Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Continuando o assunto: Gritar é preciso?

Volto ao assunto... acrescentando os comentários valiosos que recebi!

Não conhecia o texto sobre a lição do mestre.
Sei pelo trabalho que realizo com seres humanos e suas "tentativas de acertos".

Creio muitas histórias orientais são contadas para que o ocidental
mude sobre sua visão de mundo; reflita sobre seus atos e promovam a tão necessária e dificilima mudança interior.


Tem a ver com o status quo,
é mais fácil começar a historinha com:

"Certa vez um Mestre sufi disse..."


do que com:


"Minha filosofia de vida é..."
( será que vão nos ouvir?)

Até porque, por exemplo, os ensinos sufis precisam de um esforço da mente ocidental supremo.

O aprendizado é como o de Saulo, de Tarso
que se recolheu no deserto para sua verdadeira transformação.
Tecer e calar - interiorizações profundas


Quando coloquei aqui o ato de falar alto foi na observância de casos do meu cotidiano de trabalho.

Que a voz humana está carregada de vibrações é comprovadamente física.
Todos devem saber da importância da nossa voz
no tocante a emitir vibrações energéticas positivas ou negativas.


Uma planta se abre em flor, ressurge das cinzas com sua fala de amor a ela.

Até há circulando na Internet o efeito da voz/ sentimento sobre os cristais de água.


Já vivemos, felizmente, o despertar de um novo paradigma: o Transpessoal, o homem total, o ser holístico.


Os tigres ali colocados são uma alusão ao estado animalesco, irracional a que nos entregamos quando enfurecidos.

Mas a voz baixa, impregnada de ódio pode também matar.
Assim como um alto e alegre Bom Dia pode abrir e elevar o astral de pessoas.


A questão do aumentar o nível da nossa voz me parece está, muitas vezes, relacionada a nossa percepção de que não somos ouvidos;
de que os outros seres não se importam com o que dizemos.
É um sentimento de menos valia que torna-se ferida na alma.

Num grupo familiar ou no trabalho pessoas que são de opiniões diferentes são "excluídas".

E de acordo com o grau de experiências negativas de rejeição na sua educação,
transforma-se, acumulando frustrações, em complexo de inferioridade.

Quantas pessoas têm tanto para dizer e se calam, temerosas da opinião alheia.

Por que um homem grita com sua esposa?

Talvez porque saiba que ela não dá importância ao que ele faça ou fale e vice-versa,

ou objetivando fazer calá-la... pois sabe que ela é inteligente.


Quem suporta as pessoas inteligentes, que podem nos redarguir,
nos mostrar onde e em que erramos.
Num ato cruel, as colocam no ostracismo.


Quando falamos que são corações que se separam, é uma linguagem poética, embora verdadeira.

Vivemos num meio social em que ninguém realmente ouve ninguém.


Como se explica o fato de em toda festa, por mais simples que seja,
haja um som de música altíssimo em décibeis. Já experimentei ficar só observando, quieta, e uma visão dantesca: por fora todos bem arrumados, sempre é necessário um copo de bebida na mão para que haja um mudar a máscara da face. Ou seja, para que mudem-se de máscaras com mais facilidade.

Gritar significa atualmente ser feliz.

Porque a vida é uma festa para quem a vive superfluamente.

Silêncio é tédio.

Já conversei com pessoas em que
eu só as escutei,
nada falei

Depois ouvi aquele elogio:
Nossa, a izabel tem um papo ótimo!

Como assim?

Eu nada disse.



Como amo os comentários que recebo,
são pessoas -mestres que muito acrescentam..
o conteúdo de seus Blogues é de valor inestimável.

Vou colocar os nomes ,
caso queiram ver os Blogues, é fácil...


Pérolas de meus amigos!
Agradeço de coração!
Complementam e muito meu post anterior e este aqui!!!


'Não é necessário gritar nunca... E quando falamos com alguém que amamos, apenas sussurramos...'

'Adorei e aprendi. Nunca tinha pensado nisso. É bom sussurrar. ;))) '

'Fiquei emocionada com o texto porque ele diz realmente a verdade. Temos que tomar cuidado para o nosso coração não se afastar. Obrigada por me fazer pensar.'

'Esta eu conhecia!

Prestemos atenção ao ruído das pessoas quando estão reunidas...
cada uma fala mais alto do que a outra e tudo ao mesmo tempo... ninguém escuta ninguém...
todos estão muito longe encerrados nos seus egos!!!
Loucura, loucura... rs

Veja como nas novelas, que ditam tantos moldes de comportamento, as pessoas gritam e se agridem o tempo todo... depois dizem que é a hora do relax do brasileiro...
Ninguém escuta ninguém!

Sussurar, falar pouco, escolher as palavras com capricho, ouvir de fato, são aspectos a serem realmente aprendidos.

Muita infelicidade acontece porque não se aproximam pelo coração!!!

Achei o máximo ter postado esta história.'

'O comentário acima foi perfeito, não preciso falar nada
e assino embaixo dessa postagem e desse comentário acima.

O texto é excelente.
Realmente por que gritar tanto?

o que isto traz de positivo, não é? '


'Quanta verdade neste texto.
Quantas vezes gritamos para sermos ouvidos,
colocando a nossa autoridade nessa entonação, deixando que o nosso ouvinte acabe se afastando ainda mais.

Depois com voz suave provocamos uma aproximação que poderá ser tarde.
Vale refletirmos e buscar em Nosso pai a serenidade e paciência
que necessitamos nas mais diversas situações,
não permitindo afastar o coração das pessoas a quem tanto amamos.


' A mensagem em questão, já a conhecia - e acho linda. mas é importante que não colecionemos saberes, mas que os apliquemos, já que os incorporamos.
Todas as vezes que ouço minha voz exaltada,
observo meu corpo (tudo se altera, a respiração muda e o corpo expressa "junto" não é?) e, quando consigo, automaticamente respiro profundamente e...
acalmo meu dizer, como consequência de saber
que os gritos são os destemperos que nos darão sabor algum à situação,
exceto o amargo quando tudo "serenar"...

sem esquecer de mostrar que percebi o que fazia, desculpando-me.

Esse aprendizado é o caminho difícil; o oposto , dos sussuros é o exercício do amor.'

'Que lindo amiga... muito bem lembrado,
não é preciso gritar quando os corações estão próximos... '


'Verdade mesmo! Quanta verdade!

Adorei ter lido isso hoje.

Bem posso perceber que tem pessoas que podemos nos comunicar até pelos olhares de tanto que nossos corações se afinam...'


'Concordo em absoluto, de facto é tão desagradável gritar!
Quando as pessoas gritam, chegam depressa ao ponto do total descontrole, é quando se dizem coisas, de que nos arrependemos depois!...'


'Texto muito sábio.

Quando pessoas gritam umas com as outras, acho que já perderam o que elas tinham de melhor: admiração, que deve ter sido trocada pelo desrespeito e mágoa.
Pessoas que estão em harmonia nunca gritam, não se deixam levar pelo ego.'


E amigos novos:


'Obrigada pelo carinho acolhedor( apesar de meu blog ser mais voltado para reflexões pessoais, sem o intuito de visitantes). Mas saber que existem pessoas que estão por perto de nós, é muito gratificante.
Adorei relembrar o texto do grito...
eu já conhecia e acho de uma grandiosidade ímpar.'


'Adorei seu blog, resolvi virar seu seguidor.
Espero que não se incomode, tudo de bom!'
(eu é que te agradeço!)

E estes três, que são portadores da alegria:

...WOW! Vi o link aqui ao lado. ;)))) Muito obrigado. ( fiz o que tu sempre fazes, amigo, nos acolhe!!!)

... e o poeta mais bem humorado do mundo:

Cheguei de férias, entrei gritando e saio em silêncio.
E o bocejo é um grito silencioso.'


... e esta que tenho que dizer o nome: a psicanalista Regina Rozembaum,
que acabou de passar pois maus momentos, retirando o que ela chama de ET do seu seio, depois de sofrer esperando dois exames (biópsia que se contradiziam).
Nunca deixou de postar um texto alegre, crítico, poesia, ora específico de seu trabalho. Enfim, nos comunica , exultante que o resultado conclusivo:

O ET foi para o espaço... não volta mais.

Tenho que colocar o seu comentário, olhem o seu grito...a sua alegria de viver contagiante!

'Iluminada, amigamada!

Eu gritei só um cadim, visse?
E hoje, venho gritar meu muito OBRIAGADA ( é assim meis que escreve )
a vc... que vibrou enviando-me energia de cura, Luz e tanto amor!

tenho ou não tenho que gritar?!


...tem sim, Regina, aprendemos que o teu grito é iluminado como vc!!!!!






Encerro com a mensagem do espírito de Emmanuel.
- psicografia de Chico Xavier-

Calma


Justo lembrar-se: a voz humana está carregada de vibrações.

Esforça-te por evitar gritos intempestivos e inoportunos.

Uma exclamação tonitruante equivale a uma pedrada mental.


Se alguém te dirige a palavra em tom muito alto,
faze-lhe o obséquio de responder em tom mais baixo
.

Os nervos dos outros são iguais aos teus:
desequilibram-se facilmente.

Discussão sem proveito é desperdício de forças.


Não te digas sofrendo esgotamento e fadiga
para poder lançar frases intempestuosas e ofensivas;

aqueles que se encontram realmente cansados
procuram repouso e silêncio.


Se te sentes à beira da irritação estás doente
e o doente exige remédio.

Barulho verbal apenas complica.


Pensa nisso.

A tua voz é o teu retrato sonoro.

14 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

Lindo minha amiga! Vc é de uma generosidade ímpar, te adoro!
Seus posts são cheios de amor, por isso gosto tanto de vir aqui. beijos

Regina Rozenbaum disse...

Ah neimmmm...Assim não vale naummmmm!!! Pode me ajudar? Já carrego em minha alma a gratidão de nosso "Rê"encontro por essa via inimaginável...Já me alimento de sua amorosidade, constância de LUZ...Já fico enriquecida e vejo o quanto tenho que caminhar a cada postagem sua... E ainda me mima mais ainda? Sabe, minha iluminada amada, afirmei pra todos os "dotô" que de ET não morreria, pois já sei que é do coração que farei a grande viagem! Morrerei de AMOR... e vc vai ter sua parcela!!!
Beijuuss iluminados n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

O ENCANTO DOS PANOS disse...

Olá Isabel! Obrigada por esta mensagem no fim da página de teu blog
refleti e vou mudar, ando esgotada, mas descontar em minha familia que me ama não é justo, mais uma vez obrigada Grande Amiga, boa semana para vc, com muita paz.. bjss.

Alê disse...

Cheguei até aqui depois de conhecer a Clau do Força de Expressão. Foi amor à primeira vista rsrsrs!!! Dizer que adorei conhecer seu blog é pouco, fico sem palavras para descrever... Obrigada pelas coisas lindas, pelo carinho e delicadeza de suas palavras. Voltarei muitas e muitas vezes. Bjos e que vc esteja sempre rodeada de energias positivas,

Alê

Isadora disse...

Izabel, li o seu texto e fiquei aqui pensando, em como falamos alto. Principalmente quando estamos "furiosos" e acho que seja justamente pelo fato que você descreveu: acharmos que o outro nào está dando atenção ao que estamos falando e que nos é tão importante.
Importante atentarmos para o quão alto muitas vezes nossas vozes são.
E mais uma vez, percebo e acredito que o caminho do meio é sempre melhor.
Um beijo

Unknown disse...

Bom dia Maria Izabel,

Nossa, tudo tão lindo por aqui. Obrigada por nos incluir no post.

Beijos,

sil disse...

Olá Isabel,
me sinto privilegiada por ter conhecido um blog tão cheio de energia boa, pacificadora e singular.

Fica na paz, um grande beijo!

Unknown disse...

O mais corrosivo de todos os ácidos é o silêncio Dentro de mim mora um grito...

Beijo.

Astrid Annabelle disse...

Minha amadamiga!!!
Já falei hoje que eu te amo???
Pois é...é tudo que sinto nesse momento... amor!
Bela homenagem aos amigos queridos!
E estou sussurando, viu?
Beijo na alma.
Astrid Annabelle

Graça Pereira disse...

Adorei este texto e todos os comentários que o complementaram!
Quem grita, desde logo perdeu a razão!
Trabalho com jovens e, como é natural, algumas vezes irrequietos...Não preciso gritar e nem sequer falar...Faço um silêncio prolongado e eles entendem a mensagem!
beijos
Graça

espaço esplendoroso disse...

Eu gosto muito desses texto, estas histórias que nos deixa uma lição de vida. Tudo muito bem colocado. Que bom conhecê-la. Agradeço a Deus por nos dar essa oportunidade. Obrigada tbm. Abraços.

Denise disse...

Num quase silêncio, passo sussurrando minha gratidão, não a tenho que anunciar alto, pq dela há tempos vc já prova o suficiente para não esquecer do quanto teu carinho me faz bem!

Tua amorosidade me lembrou Ramakrishna: "Dentro de toda pessoa moram a divindade, a verdade e a doçura"

Um abraço bem quentinho, cheio de meu carinho!!

Maria Izabel Viegas disse...

Queridos e queridas,
um blog só existe se pudermos dialogar com alguém. E se a cada dia recebemos amor, mais amor nasce em nós...
Já passei por tantos omentos difíceis nestes tempos, que vcs não têm noção do quanto é bom ver seus lindos rostinhos, ouvir o que pensam, como me faz bem tê-los como amigos.
Eu faço terapia em pacientes e aqui é o meu espaço em que sou a paciente. recebo mais do que dou.

Obrigada...

Glorinha,
Regina.
Encanto dos Panos
Alê
Isadoa

Sil
Manuel
Astrid
Esplendor da Criação
Denise!

Élys disse...

Pela primeira vez aqui estou e fiquei muito impressionado e feliz por encontrar espaço tão maravilhoso. Tenha a certeza que estou escrevendo e falando baixinho.
Voltarei muitas vezes, ainda.
Élys.