Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Blogagem Coletiva: Felicidade

Blogagem coletiva
sobre SENTIMENTOS
do Blog "Café com Bolo"
da amiga Glorinha L de Lion

Tema de hoje: A felicidade

Felicidade, que iria eu falar sobre, que sou feliz?
Defini-la?
Dizer que a felicidade ainda mora aqui comigo.
Que me acompanha de perto desde que nasci?
E que, mesmo quando triste estou, ainda assim eu sou feliz?
De que parte de mim veio este "sentir" tão presente e forte?

Creio que não vim para este mundo com a triste missão de ser uma pessoa infeliz.
Acredito até que, lá nas entre-vidas, fiz um Curso de aprender a amar.
Porque só é feliz quem tem a capacidade de amar.
O amor para mim é a essência da felicidade.

Estamos em setembro, é primavera, e aqui estou a me preparar para conhecer o meu terceiro netinho, o Guilherme.
Nasce dia 6, segunda- feira ... mais uma jóia dos amores - netos que tenho.
Ele está sendo esperado com muito amor.
Assim como o foram os outros dois: Vitor, irmão mais velho- 13 anos e da menina Flora, priminha , de 6 aninhos.

Quando falei no meu primeiro encontro com a felicidade, me veio a imagem do meu amado e amoroso pai Alberto.
Foram tantas as vezes que minha mãe me contou o como fui aconchegada por ele ao nascer, que criou em mim uma força tamanha que rompeu e para todo sempre marcará a minha vida.

Lembro-me duma passagem com um dos meus filhos, tenho três filhos homens. Que me enchem de... orgulho!

Certa vez, quando o meu filhote do meio era adolescente na escola, uma professora perguntou que imagem ou pensamento lhe vinha à sua mente, quando pensava no seu pai e na sua mãe.

Do Pai( meu marido) disse:
a imagem de mãos fortes, ou seja, o pai era trabalhador, um homem forte que lhe passava segurança.

E da mãe( eu) disse: Orgulho
E eu, surpresa, perguntei-lhe:
me achas orgulhosa?
Sim, mas não é um orgulho - vaidade,
e sim, me lembrei da imagem que meu avô te marcou:
Orgulho, no sentido de Honra.

Muitos anos depois, já adulto, ele lembrou-se deste momento e que tinha mudado a minha definição, acrescentava: Perseverança
O pai ainda : a mão forte , protetora
e a mãe: o ser perseverante.

Meu pai me mostrou desde cedo que:

"A maior felicidade para o ser humano é de poder viver para aquilo pelo qual estaria pronto a morrer"
- Honoré de Balzac-

A vida vale por tudo aquilo que soubermos fazer dela. Nem sempre ganhamos, nem sempre perdemos... mas sempre dispostos a lutar. A alcançar os objetivos maiores que nosso coração vai redesenhando ao longo dos caminhos.
Vivo do modo que se morrer, lá estarei eu, sem máscaras, nada a esconder.

Alberto era 30 anos mais velho que Maria, segundo casamento dele.
Faleceu quando eu tinha 14 anos.
Tenho Saturno em Câncer.

Ele partiu cedo, mas não me deixou carência de amor.
Imaginem um homem que aos 60 anos tem a sua primeira filha. Já tinha 3 filhos do primeiro casamento e meu irmão querido Mario Alberto, 6 anos mais velho que eu.
Ele nem sonhava com esta "peça" aqui!! ;))

Foram 14 anos plenos de afeto, aprendizado junto ao honrado, firme, intelectual, poeta, músico. Tudo ele sabia. E tudo com amor me ensinava.
Orgulho, foi o que aprendi com ele, orgulho de ser um homem de bem, de ter um pensamento livre, não ser cópia de ninguém.
Podia ter sido um homem famoso. Tenho revistas com seu nome e feitos.
Seus amigos o elogiavam pelo talento.
Não sei o porquê não foi.
Mas para nós, seus filhos...
foi o modelo de Amor Maior do Mundo!

Vou mostrar para vocês o meu Álbum de Nascimento.
Vão entender o que lhes digo.



Esta página , escrita pelo meu pai, me serviu de guia para a vida.
Em cada momento difícil, tive alguns marcantes, principalmente, antes de me casar, de ter minha própria família, quando me sentia só...

Desta página saía raios de luz, força e incentivo para guiar o meu caminho para a minha caminhada.



Traduzo:

Acham o Bebê parecido com...

o Papai e o irmão Mario Alberto

Os cabelos são: castanhos louros

Os olhos são: negros

O nariz é: pequeno

A boca é: pequena

Outros característicos: vivacidade, inteligência, graça, bondade e alegria.
Saúde boa e precocidade em todas as manifestações intelectuais

Ah...amigos! Como não ser direcionada para querer ser feliz depois de tanto afeto!!
Que bonitinho, como ele pôde ver isto tudo em mim, eu era pequenininha! Só mesmo os olhos dele assim o viam!
Ele era isso!


"A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranquila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor"
- Vinicius de Moraes -


As primeiras Visitas:



O pai assistiu seu nascimento, sendo o primeiro a niná-la.

Sua vó e seu irmão foram os primeiros a visitá-la na maternidade.

As segundas visitas foramos tios Angelina e Antonio.

Tios que eu adorava: tia Angelina - maravilhosa e bela portuguesa e tio Antonio, irmão de minha mãe, belo e gentil espanhol.

Olhem a frase primeira: fui o primeiro a niná-la!
Ele temia que me roubassem.
;))
Imagina, roubar "aquela coisa" pequenina, prá que?

Eu acredito que:

"Com força e com vontade
A felicidade há de se espalhar
Com toda a intensidade
Há que molhar o seco
De enxugar os olhos
De iluminar os becos
Antes que seja tarde
....
Há de rasgar as trevas
E abençoar o dia
....
Há que deixar sementes
No mais bendito fruto
Na terra e no ventre
Antes que seja tarde.
....
Há que mudar os homens
Antes que a chama apague..."
- Ivan Lins -

E que depende muito de nossa visão de mundo, de nossas escolhas.

"Quase sempre a maior ou menor felicidade depende do grau de decisão de ser feliz."

Abrahan Lincoln

Ser feliz é um estado de êxtase:
um clarão de luz e uma leve brisa.
É paixão, é calmaria, é fogo, é água fresca,
é preto, é branco, é furta-cor,
é mal-me-quer, é bem-me-quer.
É tudo na medida certa.
E se desandar a medida...
começa-se tudo de novo!

"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho"
Mahatma Gandhi


Sejamos todos felizes!
Que a felicidade seja o caminho de todos vocês, amigos meus!

24 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

Maria Izabel, como eu te amo, criatura! Vc fez o post perfeito! Ao falar de teu pai, falou tb do meu...meus olhos se encheram de lágrimas de tanta emoção, e, coincidentemente, falou da próxima blogagem cujo tema será: orgulho.
Nem sei mais o que te dizer diante de tamanha beleza, ao falar dos sentimentos que são transformadores, que fazem ser quem somos. Só psso dizer isso: ser tua amiga me faz feliz beijo enorme!

orvalho do ceu disse...

Olá, pessoa feliz!!!
Quanta FELICIDADE!!!
Capacidade de amar... PRIMAVERA... netinhos... pai e mãe... perseveança... viver sem máscaras... xamego... FORÇA... VONTADE... rasgar trevas...
Hum!!!
Que delícia de vida!!!
Bjs felizes.

Maria Izabel Viegas disse...

Minha amada Glorinha, é mesmo... tens o memso carinho pelo teu pai! E ele te incntivou a ser tudo que és. Li teus posts. lindos.
Obrigada, querida. E eu nem sabia o que iria falar, pensei: ora estou com minha coluna a dore muito, meu netinho está nascendo prematuro, pois minha nora não pode ficar mais tempo . Não aguentaria. Mas... e daí, ter problemas não nos impede de renegar nossa essência. Amiga , eu é que admiro muito, pela tua autenticidade e pueza!
Obrigada peloa oportunidade de falar sobre os meus amores!
Beijos no coração!

Maria Izabel Viegas disse...

Oi amada Orvalho, é uma delícia mesmo!!!Tens razão.
Consegui ter na vida o amor que precisava, os filhos e a família que amo. Se não tenho problemas, sim...tenho-os...mas quem disse que ter problemas nos leva a ser infelizes?
Só que não comentei sobre minha mãe rsss. Ela foi um aprendizado totalmente diferente.
minha flor, e estive a escrever hoje morrendo de dor na minha vértebra achatada pelo acidente.Pois que amo a Glorinha! Ela merece,
E afinal...terapeuta de vidas passadas e trabalhando com cura como trabalho... devo mostrar quem sou.
Meu blog não é comercial, não recruto clientes, os tenho pelo que sou, sem precisar do blog.
Que bom que vc gostou de me ver feliz!
Beijos no seu religioso ser e amoroso coração!

Gina disse...

Maria Izabel, você já nasceu com um incentivo para ser feliz. Que carinho especial do seu pai!
Bjs.

Glorinha L de Lion disse...

Amiga amada, vim te deixar um enorme beijo pra vc e mardão. Feliz Niver...teu casamento é de virgem e teu netinho tb será! Que a Vida abençoe vocês! Felicidades muitas! Te amo amiga, mais uma vez sou grata à Vida por ter te conhecido.
beijos.

Denise disse...

Talvez a gente ouça mais sobre nossas mães, e, normalmente, ela se ocupa de preencher os álbuns infantis...teu pai foi mostrado aqui com imenso amor, o orgulho e felicidade de ser amada, tão bem cuidada-ninada como só um homem muito sensível e terno é capaz. Lindo teu texto...emociona e toca o coração da gente, Maria Izabel. Adorei vir aqui matar a saudade.
Bjo carinhoso

Milene Lima disse...

Olá, querida.
Que post mais delicado, cheio de amor em cada letra. Felicidade é um tema aparentemente simples, fácil de ser desenvolvido, mas por parecer tão simples se torna complexo. Você o desenvolveu lindamente, com muita emoção. Adorei ler como os teus olhos de amor enxergaram e enxergam teu pai.
Beijos e bom fim de semana.

Maria Izabel Viegas disse...

Gina querida,
Obrigada pelo comentário. Fico sempre em falata com pessoas queridas como vc. Vou hoje no seu Blog e com certeza, verei um post lindo!!!
Beijos no seu coração

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

QUE PAI MARAVILHOSO LINDO TEXTO!
FELICIDADE É VIR AQUI E LER ESSE TEXTO BACANÉRRIMO!!!
BOM SABADO
BEIJO!

Maria Izabel Viegas disse...

Oi de novo amadamiga Glorinha!
OBRIGADA!
Dia 3 é um dia especial para mim. SAbe aquele tema que dava música? rsss
Antes deste 3 de setembro eu era tão sozinha, depois eu passei a viver!
Bem, só digo isto nas horas em que maridon não me perturba.kkkk
Interessante, amiga, a médica marcou o nascimento para dia 8, olhei o mapa do dia. E fiquei assim assim. Ele seria Virgem com lua em Virge, muita terra. Mas, só se nasce na hora certa. E não é que o menino já deu a dica no ouvido da dra. e mudou a data? No dia 6, será sol em virgem , mas a lua é Leão!!!
Será mais um de Lion rss
Obrigada muito e ssempre!

Maria Izabel Viegas disse...

Denise amda,
como gosto de te ouvir! Sempre sensata e amorosa.
Sabe que vc focou um ponto que eu nunca percebi???
É isso mesmo: todos os álbuns que tenho notícia são feios pela mãe. E o meu pelo meu pai!!!
Linda amiga, és como Apollo, o deus sol, tudo enxergas!
beijos no teu coração.
Obrigada!

Maria Izabel Viegas disse...

Pétala rosadinha, minha linda!
Achei lindo:"Adorei ler como os teus olhos de amor enxergaram e enxergam teu pai."
Você sim é uma pétala rosadinha amorosa e querida!
Obrigada pelo comentário.
Bom fim de semana pra vc também!
Bom TUDO!

Maria Izabel Viegas disse...

Xande amado,
nossa que coisa boa, amanhecer e ver teu rostinho aqui!
Realmente , amigo, como pouco tempo - 14 anos- marcaram meu caráter. E e minha mãe tínhamos muitas diferenças. Aliás...ela era minha filha rsss. Uma criança grande. muitas qualidades, mas... uau! Mas ambém muito me ensinou. Quando ficamos adultos reconhecemos que nem tudo que achávamos defeitos nos fizeram mal. muitos nos tornam mais fortes pois aprendemos a lidar com isto e nada como uma terapia rssss
Para ajeitar nossa cabeça. Aliás nas minhas regessões entendi muita coisa inexplicável.
A gente se cura quando passa da visão de vítima na hora que se vê como o agressor!
beijos querido, seus comentários adoçam meu coração,
Tô precisada e muito de vocês.

Maria Izabel Viegas disse...

Elina minha querida,
FELICIDADE É VER VOCÊ AQUI COMIGO!!!
Jà estou acostumada com vc, igual a raposa do Pequeno Príncipe, espero a tua chegada para ser feliz!
Obrigada, amiga!
beijos nese coração forte e doce!

Astrid Annabelle disse...

Olá amadamiga!
Estou passando somente hoje pois fiquei sem net...deu apenas para publicar um post pequeno no final do dia...
Agora este aqui está um show! O amor de Pai com maiúscula...que lindo!
Sobre o meu pai apenas sei que eu não dormia sem um beijo dele...e foi assim que ele sumiu da minha vida aos três anos de idade...eu morava na Inglaterra nessa época e minha mãe resolveu vir para o Brasil numa determinada noite depois que ganhei o beijo do meu Pai ...daí acordei no Brasil!!! Até hoje nada sei sobre meu Pai...
Fiquei emocionada com o seu relato por isso...esse assunto mexe comigo demais!
Veja se melhora logo...e estou em contagem regressiva com você a esperado Gui!!! Que a sua nora tenha uma boa hora! Estou por perto!
Beijo gostoso.
Astrid Annabelle

Unknown disse...

A felicidade mora aqui.

Beijinho minha querida.

Isadora disse...

maria Izabel que linda história de amor e felicidade. O amor de nossos pais é determinate para o adulto que nos tornaremos.
Linda homenagem!
Parabéns pelo mais novo netinho que virá ao mundo segunda.
Um beijo e bom final de semana

MERU SAMI disse...

Olá Maria Izabel.

Eu estou boba, então para me recompôr começarei agradecendo as sua doces palavras que disse sobre mim. E como felicidade é também, aceitar o que a vida nôs oferece, e através de você ela me oferece o retorno do que semeio, então eu aceito. "...poetinha dançarina beija-flor.!- Lindo isso! estou usando essa definição como um colar valioso.
Além das jóias de família podemos nôs abrir para as que vão se somando, não é mesmo?
Parece que somos modelos do que a psicologia afirma, que mulheres amadas pelos pais ( e eu fui! )são mais bem estruturadas emocionalmente e mais abertas para a vida. Viver não dói! Embora tenha momentos que nôs cause dores, mas cabe a nós decidir o que fazer disso, não é?

Você disse que tem Saturno em Câncer, isso é significativo demais quando o Grande Mestre vem para formar, não cobrar.
Jé eu, sou uma geminiana com ascendente em Gêmeos Lua em Libra e em Câncer tenho o Grande Benéfico Júpiter. Creio que isso responde para você sobre as duas eus aqui dentro.
Por causa desse Júpiter, ao conrário do que se afirma sobre os geminianos, emocionalmente não sou nada superficial, eu me transbordo em tudo o que faço. inclusive no choro! Hehehe...
Bem é isso, agora você já sabe; o que sou são mérito de todos os meus paizinhos e mãezinhas, e não meus. Nossa, falei como papagaio geminiano! Rsrsr...
Amei seu papai, seu post cheio de poesia e poemas...!
Parabens pelo anjinho que chegará! Eu ganharei um afilhado no mês que vem e estou mais boba que a mãe.
Eu adoraria conhecê-la pessoalmente.

Beijos.

Luma Rosa disse...

Diante de tanta demonstração de afeto e sabiamente afirmando que somente quem carrega o sentimento do amor é capaz de ser feliz, não deveria pensar diferente e tinha sim "OBRIGAÇÃO" de ser feliz! (rs*) Bom fim de semana! Beijus,

Socorro Melo disse...

Maria Izabel,

Seu post está emocionante. Carregadinho de belas lembranças, de felicidades.
Eu creio que a chave para a felicidade é o amor, e que ela é o nosso caminho, e como todo caminho, às vezes tem seus altos e baixos.

Seja muito feliz!
Socorro Melo

Nilce disse...

Maria Izabel

Sou chorona, mas teu post me fez chorar de felicidade.
Que lembranças lindas de amor, carinho, aprendizado, valores que te foram passados.
Uma pessoa assim só tem que irradiar felicidade.
Eu também não deixo me contaminar pela infelicidade. Optei por ser feliz.
Perfeito seu post.
Obrigada por compartilhar tanta felicidade.

Bjs no coração!

Nilce

Suely C Bezerra disse...

Oi amada saudades imensas . Passando pra desejar uma semana de benção.Receba meu abraço fraterno.

Anônimo disse...

hola amiga, en mis vidas pasadas,debo haber sido una esclava,negra,con maltratos verbales de mis dueños...un abrazo inmenso
muy interesante,muy interesante narracion!
lidia-la escriba