Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Conflitos e contrários

"Quem no certo procurou
Mas no errado se perdeu
Precisou saber recomeçar.
Só quem já perdeu na vida sabe o que ganhar
Porque encontrou na derrota algum motivo pra lutar.
.....
Descobriu que é no conflito que a vida faz crescer..."



"Contrários" do Padre Fábio de Melo
Busquei esta canção movida pelo comentário do amigo Aluisio Cavalcante Jr¹ sobre a "existência dos opostos que a vida nos faz"


Somente através do conflito é que aprendemos a superar-nos.
Conflito não significa lutas e guerras.
Não consigo, dentro de minhas limitações,
ainda presa às sensações e sentimentos desta nossa forma de vida,
aprisionada num corpo que me limita , que muitas vezes me cerceia
tornar-me aquela que meu coração reclama ser.

Pois é...há em mim dois opostos.
Um que me mantém presa a terra, atraída pela força da gravidade...
grave problema, preciso ter sempre meus"pés no chão".
Outro, que sai a volitar... que viaja a outras dimensões
e que , ao voltar, sente o corpo pedindo que volte, que viva lá no etéreo.
Estar lá e cá ...num eterno vir a ser.

Um lado teme, anseia sempre que haja o sofrer.
Outro lado, sabe que a verdadeira vida não pertence a este mundo.
Que existem muitas moradas na Casa de Meu Pai.

Existem dois eus:
Um que fala e se expressa sem medidas, que abre o peito sem medo das flechas que ferem ou das flechas "formas - pensamentos" contrários aos meus, que me pegam de surpresa.
Nem sempre vêm de frente, surgem nas escuras sombras.

Outro que já aprendeu o mistério de curar aquilo que se abriu,
por descuido, ingenuidade ou por simplesmente
ser um alguém diferente do que os outros estipulam,
idealizam como desejável em você e que agrade a eles ,
mas que não é a sua verdade, nem sua essência.
Há que se ter firmeza no agir e pensar.

Não acredito em mudanças sem conflito, sem contrários.

Uma semente precisa enfrentar a dor de romper o solo,
rumo ao sol, pois que é seu destino...
e a ele se submete pois esta é a única maneira de se transformar naquilo
que é a sua verdadeira identidade.
Ao eclodir ser fruto, flor , árvore frondosa, relva do caminho... tanto faz.
Seguir o fluxo, é a natureza.
É preciso ser sempre... aquilo que nascemos para ser.
E se para isto, precisamos para o Ser - Vida, vivenciar o sofrer...que assim o seja!

Conflito é esbarrar em outros que não são e não pensam como nós.
É normal que haja sempre as diferenças.
O vice e o versa, o sim e o não, os contrários.
Que haja a diversidade de opiniões.
Isso nos aponta para o conviver.
Diversidade essa de opiniões que deve se repensada com lucidez.

Não significa ser mais e o melhor, ter sempre a razão, lutas de egos,
viver a vencer nossos adversários.
Nem há necessidade de haver adversários e sim, diferenças.
Simboliza a serena busca de nos confrontos da vida... descobrirmos quem realmente somos. Compreender que há os dois lados da moeda.
E que ambos os lados fazem a moeda ser o que é, imprimi-lhe o valor correto.

O conflito exorciza, transforma, transmuta todo aquele que sabe
que numa discussão de idéias, de opiniões diferentes...
surgem as maiores revelações.
Mas... há que se perceber se há docilidade, humildade,
reflexão, flexibilidade, racional consenso nos confrontos.
Sermos o "fiel da balança" e não os pratos.
Procurar manter estes últimos em equilíbrio.
Há sempre o sim e o não.
Só existe a sombra porque existe a luz.
Tudo nos seus devidos lugares...
É a vida.

"Que o verso tem reverso
Que o direito tem o avesso
E o de graça tem seu preço
...
E o perto tem distância
A resposta tem pergunta
O problema... solução
Que o amor começa aqui...
no contrário que há em mim.
E a sombra só existe quando brilha alguma luz."



*1. Blogues do Aluisio Cavalcante Jr, que no meu post sobre Lao Tsé referiu-se a esta canção:
http://semvoceeunaoseria.blogspot.com/
http://sonhosdeumprofessor.blogspot.com/

Obrigada amigo pela feliz lembrança!

3 comentários:

Barbara disse...

Tenho uma amiga que sempre diz que "onde não há atrito não há fogo (energia).
Grata a você.

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga.
A inspiração vem de onde colhemos inspiração.
Obrigado pela citação do meu nome, pela divulgação dos meus blogs,
pelas gentis palavras que semeias em meus recantos de idéias e sentimentos.
Amizade é isso.
Pessoas que com uma palavra,
fazem brotar a alegria guardada em nós.


Que os sonhos te acompanhem sempre.

Graça Pereira disse...

Se não fossem as dificuldades, como poderíamos avançar? Os opostos, os contrários, são necessários para encontrarmos a alegria do caminho, da esperança, mesmo escondida, na certeza que Deus nos habita...porque senão a vida, seria decerto, um imenso deserto...habitado!
Tirei alguns apontamentos desta postagem tão rica, para reflectir.
Beijo, Isabel.
Graça