Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ainda é tempo de vencer a insanidade com a doçura


"O mosteiro na margem do rio Piedra está cercado por uma linda vegetação - verdadeiro oásis nos campos estéreis daquela parte da Espanha.
Ali, o pequeno rio transforma-se numa caudalosa corrente,
e se divide em dezenas de cachoeiras.

O viajante caminha por aquele lugar, escutando a música das águas.

De repente, uma gruta - debaixo das cachoeiras - chama a sua atenção.
Ele olha cuidadosamente a pedra gasta pelo tempo, as belas formas que a natureza cria com paciência.

E descobre, escrito numa placa, os versos de R. Tagore:

NÃO FOI O MARTELO QUE DEIXOU PERFEITAS ESTAS PEDRAS,
MAS A ÁGUA,COM SUA DOÇURA, SUA DANÇA e SUA CANÇÃO.

Onde a dureza só faz destruir, a suavidade consegue esculpir.

- Paulo Coelho, in Maktub -



Refletindo: Onde a natureza só faz perfeição, a dureza só faz destruir!

Incontáveis são os momentos em que somos agredidos com rajadas de palavras rudes não só especialmente dirigidas a nós, mas ao interagir comos acontecimentos do mundo.
No trabalho, nas escolas, através dos noticiários.
O mundo está passando por uma crise financeira e ouço pessoas a comentar que estão agradecidas por terem conseguido o último carro importado da agência, aproveitando enquanto o IPI de automóveis importados não aumenta.
Quedo-me perplexa.
Pago em sessenta prestações, que me importa, diz radiante!
Mesmo sabendo que o automóvel custará três ou quatros vezes mais que o valor... o importante é ter status, exibir seu troféu.

O Rio de Janeiro, o Brasil não tinha absolutamente, em meio a esta crise mundial , de aqui realizar uma Copa do mundo.
O dia a dia do cidadão está um caos.
Aqui mesmo onde resido, bem perto, há uma parafernália.
São obras de infra-estrutura, viadutos, rodovias , obras monumentais, pessoas se agredindo no trânsito pois quem aguenta ficar duas a três horas num engarrafamento.
Duas questões se apresentam: o número cada vez maior de carros circulando e a cidade toda esburacada por construções.

Sabendo-se de antemão que, a melhor maneira de usurpar os cofres públicos com enriquecimento ilícito de uns poucos é fazer Obras!

Nosso governo oferecendo ajuda financeira aos países do primeiro mundo enquanto aqui não existem hospitais bem aparelhados, a saúde pública está vergonhosamente anulada.
Até mesmo planos de saúde, há movimentos de médicos não querendo atender clientes pois recebem pouco do Plano.
O povo que 'pode' paga e o médico recebe o mínimo possível.
Existem médicos que te atendem sem te tocar, só pedem exames.
Nem te olham.

E há uma hipocrisia reinante que a maioria nem nota.
Há algum tempo atrás começaram a surgir as notícias de mortes em hospitais por causa de bactérias desconhecidas.
Ninguém, nem os telejornais, questionaram o fato da falta de higiene nos ditos hospitais.
A culpa passou para os antibiótiocs. Da resistência causada pelo uso indiscriminnado de antibióticos.

Ora... imediatamente um político fez uma Lei.
E que se cumpra!
Não é permitida a venda de antibóticos sem uma receita especial do médico , pois o povo ao se automedicar... estava se matando!
Até uma pomada ou creme está vetada, vai causar mortes!
E onde o pobre vai conseguir um médico, em que hospital?
Aqui perto num destes UPAS , num dia destes, não tinha nenhum médico!

O anterior presidente da república passou mal no Nordeste logo após inaugurar um UPA e, brincando ( ele gostava e gosta muito disso) afirmou no discurso:
- Nossa, eu até gostaria de ficar doente para ser tratado aqui!
Bem, ao sair de lá, passou muito mal.
Imaginem, não voltou ao UPA, para inaugurá-lo, pegou rapidinho o caminho de uma Clínica Particular! Logo depois , seu jatinho, para se cuidar com a honra que merecia.
É...
Eu custei a convencer a um vendedor que me explicava as causas mortis... que exatamente nos Hospitais ninguém exige recibo nem controle destes antibióticos.

Total falta de visão política do rico e do pobre.
Dos governantes... é exigir muito do poder!!!
São deuses...

Repensando: "Onde a dureza só faz destruir, a suavidade consegue esculpir".

É...
Apesar de tudo e muito mais do que expus lá acima, meu coração está ainda pleno de esperança no porvir.
Primeiro agradecida... pois ainda fico perplexa perante absurdos e crimes... isto me dá certeza da minha lucidez e força frente às adversidades.
E visão lúcida e politizada.

A Natureza agradece se o homem luta por ela.
E somente sabe lutar a boa luta, no sentido de preservar a natureza,
de amar o homem e acreditar que há grupos que trabalham pelo BEM,
não só dizendo amém a tudo, mas aqueles que não se deixam manipular
pelo consumismo inútil e que vivem arregaçando as mangas e agindo.
Contestando sem agredir, principalmente, discutindo idéias e não, pessoas.

Segundo... pois que ainda permaneço a mesma, dentro desta loucura insana, sem me deixar abater comos revezes da vida.
E acreditando que assim pensam muitos homens e mulheres,
que mesmo não sendo a maioria, sua energia é forte e doce ao ponto de fazer
uma incrível e salutar diferença neste mundo.
Ainda existem muitos que acreditam e vivenciam a docilidade no convívio com o outro
e, assim, como as águas do rio, criam obras de perfeição moldando a beleza,
compreendem o valor de pequenos atos, contínuos, persistentes
e decisivos na cura dos males do corpo e da alma.

Não serão martelos que moldarão o nosso mundo...
são as águas do sentimento que, ao continuarem a se manifestar
no âmago do nosso ser,
é que emoldurarão a Terra com beleza e perfeição.

* imagem : Google- das cachoieras em torno do Mosteiro do Rio Piedra, Espanha

6 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

A sabedoria da água é algo pra se estudar.Se amolda de acordo com o ambiente e com a temperatura.
Acho que uma boa tempestade (de amor)lavaria toda essa insanidade que tomou conta dos homens.
Beijinhos, vou lá ajeitar teu sapatinho. rsrsrsrs

Yasmine Lemos disse...

Lindo post.Viva a natureza!
bj
uma semana linda

MARCELO DALLA disse...

Amiga querida!!!!
Eu te entendo perfeitamente!!! Estive no Rio em abril e vi o caos que está a av. das Américas.
E tantas outras coisas que precisam ser purificadas... Haja água!!!

Eu acredito piamente que tudo está mudando e que o mundo passa por uma limpeza sim. O podre vem à tona para uma faxina geral. Quarta irei me juntar à manifestação na Av. Paulista contra a corrupção. preferia que fosse FAVOR DA HONESTIDADE, mas é o que temos.

Sábado assisti uma palestra sobre Ho´oponopono que tb diz que podemos fazer algo a respeito do que nos incomoda, seja a situação que for: assumir nossa parcela de responsabilidade e praticar os mantras: sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Acho que isso é como a água que modela as pedras. Afinal, tudo está interligado, somos todos UM.

E pra finalizar, não sei se viu um post que fiz sobre o livro TRANSIÇÃO PLANETÁRIA do Divaldo Pereira Franco. Tem boas notícias por lá!!!! http://marcelodalla.blogspot.com/2011/10/transicao-planetaria-pela-lente-do.html

Grande bjo!!!

Clara Lúcia disse...

Ma Iza...
Disse tudo.
E sabe de uma coisa? Cansei de ficar me desgastando com tudo isso. Ficar revoltada não vai mudar a situação, então fico tranquila aqui, indignada sim, mas ficar nervosa com certas situações, não fico mais!
Qdo chegar as eleições, estou eu lá cumprindo meu papel, o que muitos não sabem é desse poder e tudo virou uma lástima como está hoje.
A impunidade, então, nem se fala.
Então, mundo, que me aguente bem tranquila, no meu canto e com um profundo bom humor todos os dias.
Isso é o que está ao meu alcance.
Passar um pouco de alegria a quem tem contato comigo. Isso, com certeza, já me deixa profundamente satisfeita.

Ótima semana pra vc...
Beijossss

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

A ternura
tem a magia
de transformar o mundo.

Para nós que nos
alimentamos de sonhos,
esta é a verdade
mais perfeita.


Que os sonhos te habitem
o coração, sempre...

Maria Izabel Viegas disse...

Amigos queridos:
Quem não se emociona ao ter amigos assim, que têm conexão com a alma!

Amo seus pensares:

*** Alzira( ZIZI):
"Acho que uma boa tempestade (de amor)lavaria toda essa insanidade que tomou conta dos homens."

*** Yasmine:
"Viva a Natureza!"

*** Marcelo:
"assumir nossa parcela de responsabilidade e praticar os mantras: sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Acho que isso é como a água que modela as pedras. Afinal, tudo está interligado, somos todos UM."

*** Clara
"então, mundo, que me aguente bem tranquila, no meu canto e com um profundo bom humor todos os dias.
Isso é o que está ao meu alcance."


*** Aluisio:
"A ternura tem a magia
de transformar o mundo...
esta é a verdade
mais perfeita."

Obrigada pelo carinho, por estarem aqui comigo.

Beijos nos seus valentes e ternos corações!!!