Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Carta al Futuro... de Eduardo Galeano



Eu acredito em algo mais além da vida, em reencarnação.
Pero, como não quedar-se emocionada lendo esta carta de Eduardo Galeano ao Senhor Tempo,
há que se respeitar as crenças religiosas de todos,
se acreditarmos que tudo que existe...
existe porque Ele o permite.
E afinal... como não suspirar com a beleza da obra de um artista,
com a magnitude desta poesia em prosa!



Carta al Futuro

Montevideo
Uruguay, 5 de octubre de 2004


Estimado señor Futuro,
De mi mayor consideración:
Le estoy escribiendo esta carta para pedirle un favor.
Usted sabrá disculpar la molestia.

No, no tema, no es que quiera conocerlo.
Ha de ser usted un señor muy solicitado,
habrá tanta gente que querrá tener el gusto,
pero yo no.

Cuando alguna gitana me atrapa la mano,
para leerme el porvenir,
salgo corriendo a la disparada
antes de que ella pueda cometer semejante crueldad.

Y sin embargo usted,
misterioso señor,
es la promesa que nuestros pasos persiguen
queriendo sentido y destino.
Y es este mundo,
este mundo y no otro mundo,
el lugar donde usted nos espera.

A mí, y a los muchos
que no creemos en los dioses
que nos prometen otras vidas
en los lejanísimos hoteles
del Más Allá.

Y ahí está el problema, señor Futuro.
Nos estamos quedando sin mundo.

Los violentos lo patean, como si fuera una pelota.
Juegan con él los señores de la guerra,
como si fuera una granada de mano;
y los voraces lo exprimen,
como si fuera un limón.

A este paso, me temo,
más temprano que tarde
el mundo podría no ser más
que una piedra muerta girando en el espacio,
sin tierra,
sin agua,
sin aire
y sin alma.

De eso se trata, señor Futuro.
Yo le pido, nosotros le pedimos,
que no se deje desalojar.
Para estar, para ser,
necesitamos que usted siga estando,
que usted siga siendo.
Que usted nos ayude a defender su casa,
que es la casa del tiempo.

Háganos esa gauchada, por favor.
A nosotros y a los otros:
a los otros que vendrán después,
si tenemos después.

Lo saluda atentamente,

Un terrestre




Eduardo Galeano
periodista y escritor uruguayo.

10 comentários:

Socorro Melo disse...

... Nos ajude defender a sua casa, a Terra, a casa do tempo...

Que beleza! Acho que consegui ler direitinho (espero), kkk

Excelente partilha, Maria Lúcia.

Grande abraço
Socorro Melo

Maria Izabel Viegas disse...

Obrigada, querida Socorro pela visita.
Entendeu sim, querida ;)))
Ia colocá-lo em português, mas acho a língua espanhola tão forte, tão linda.... que me empolguei.
É um pedido ao tempo para que nunca acabe, que não venha o futuro... e se vier, que não deixe que o planeta se torne árido e seco.
Como viver no amanhã, se a Terra estiver destruída.
E eu, concordo com ele!
Beijos agradecidos, amiga minha!

Clara Lúcia disse...

Eu entendi tudinho também.
Eu não entendo é pessoas que vivem pensando só no futuro ou em outra vida que não seja essa, agora...
Ou ficar tão preocupado em se abster de coisas, com medo de como será a morte.
Como diz Quintana...
A vida é aqui e agora, dos vivos, deixe os mortos onde estão...
(É mais ou menos isso, com outras palavras)

Beijos, Ma Iza....

Sandra Portugal disse...

Eu acredito em outras vidas! E até fiz regressão a 2 outras vidas e mapa kármico. E fez todo sentido!
Virei sempre aqui!!!
Obrigada por compartilhar tanta coisa interessante!
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Maria Izabel Viegas disse...

Clarinha,
como sempre belas palavras.
Adoro seus comentários!
Viver o melhor possível o presente é a mais oportuna maneira de nos libertar do passado. E , levando em conta que o momento presente é tão curto, num segundo já estamos no futuro, num piscar de olhos já deixamos de criar nosso melhor amanhã.

Obrigada, querida minha!
Beijos n'alma.

Maria Izabel Viegas disse...

Sandra querida,
que alegria ! Venha sim...estarei lá contigo também. Adorei tudo que escreves.
Um dia me conta tuas vivências em regressão... gostaria muito, isto se puderes!
amo amo amo.
Já fiz muitas regressões. E todas com outra terapeuta capacitada e excelente. E tudo fez sentido!
Inclusive, contando a mesma história que meu mapa natal conta.

UM BEIJO, QUERIDA!

Pelos caminhos da vida. disse...

O futuro a Deus pertence, vivo o presente.

Obrigada pela sua companhia Maria Izabel.

Bom fim de semana pra vc.

beijooo.

William Garibaldi disse...

Que beleza Amiga Irmã Feiticeira do Tempo!

Este Gauche aqui se emocionou muito com este apelo poético atemporo!

E utilizando suas palavras:
"Tudo em espanhol se torna paixão, abrem-se rosas vermelhas... amo!"

Bjus de Luz!

Regina Rozenbaum disse...

Cuidemos hoje desse nosso planetinha...de todos os jeitos e formas e mesmo assim sempre pergunto a ele: dará (Sr)Tempo?
Beijuuss, iluminada, n.a.

Sandra disse...

Amei seu blog, acredito em reencarnação e regressão que nos esclarecem muitas coisas que outras religiões deixam a desejar. Beijo. Sandra.