Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

domingo, 2 de outubro de 2011

Para além da palavra.



"O autor Leo Buscaglia
foi certa vez convidado a ser jurado de um concurso numa escola,
cujo tema era:
'a criança que mais se preocupa com os outros'.

O vencedor foi um menino cujo vizinho,
um senhor de mais de 80 anos,
acabara de ficar viúvo.
Ao notar o velhinho no seu quintal em lágrimas, o garoto pulou a cerca,
sentou-se no seu colo,
e ali ficou por muito tempo.

Quando voltou para sua casa, a mãe lhe perguntou
o que dissera ao pobre homem.

“Nada”, disse o menino.

“Ele tinha perdido a sua mulher,
e isso deve ter doído muito.
Eu fui apenas ajudá-lo a chorar”."

- de Paulo Coelho -



Quando o coração de alguém chora, ferido por dor tão grande, muitas vezes,
o que anseia sair de nós é um conselho amigo.
Nem sempre a palavra edificante substitui a generosa empatia de sentir.

Entender a dor do outro...
é respeitar as suas fases de luto.

Somos aconselhadores natos
ou foi-nos ensinado, desde cedo,
o poder da palavra.

Existe, entretanto, um outro canal de cura.
Canal este que exige mais de nós que o aconselhar verbalmente,
mesmo com a mais pura intenção.

Existe o diálogo secreto, que só aqueles que têm o
coração inocente de criança
pode acessar.
A conversa entre dois corações!

Linda imagem do sentar-se junto e chorar;
mais que derramar lágrimas
é ficar sempre ao lado de quem sofre,
dando-lhe a certeza
de que não está só,
abandonado no seu triste mundo.

Que neste seu mundo
existem corações que compreendem o que é a dor da perda.

- Olha, não estás só... eu estou aqui.
Minha alma abraça a tua!

O tempo,
na empatia entre corações,
num continuum, nos mostrará
o quando e o como
aquele ser
precisará
de nossa voz!


"Tantas vezes na vida,
mais do que um conselho amigo,
eu desejei
a doce presença de alguém ao meu lado
a chorar comigo...
num aconchegado silêncio"

8 comentários:

Misturação - Ana Karla disse...

Uma grandiosidade pensar e agira assim.
Aprendi mais essa lição.
A importância de se mostrar presente, em muitas dispensa palavras.
Lindo mesmo Izabel.
Boa semana
Xeros

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

REALMENTE AMIGA MAIS UMA LIÇÃO LINDA QUE LEVO DAQUI,APESAR DE GOSTAR DE CHORAR SOZINHA...SEM NINGUÉM POR PERTO DE PREFERÊNCIA NO MEIO DO MATO PERTO DA NATUREZA,COISA DE GENTE ARISCA!
(outro dia tava no mato chorando sentada numa pedra de repente caiu dois passarinhos duma arvore brigando os dois tava tão grudados que parecia uma bolinha,pronto me distrai com os dois e minha tristeza passou!!!rsrsrs)coisa besta ,mas queria te contar.rsrs

MARCELO DALLA disse...

Olá querida!!!
Como a Eliana disse, mais uma linda lição... Falar às vezes é compulsivo. Ai meu Mercúrio conjunto a Marte!!!!
Belíssimo post, amo sua sensibilidade...
grande bjo

Paula Mello disse...

Tem coisas na vida que não necessitam ser ditas, mas é preciso a sabedoria da inocência para entendê-las.

Viver é difícil, não?

Mas possível...

Convido vc a conhecer uma amiga querida, com a certeza de que vc vai gostar. (http://fiodameada.wordpress.com/)

beijo

MisteriosaMente A.A.A. disse...

Pois é querida Izabel... um abraço, a simples presença, valem mais do que mil palavras... e só quem sabe o que é a dor de um luto, poderá entender a força desse silencioso gesto, que nos ajuda a suportar e amenizar a dor. Obrigada alma sensível.

Beijinho, muita luz e paz para este cantinho tão limpido e especial.

A.A.A.

Maria Izabel Viegas disse...

Meus queridos

@ ALÊ

@ ANA KARLA

@ ELIANA

@ MARCELITO

@ PAULINHA

@ A.A.A.

Obrigada pelo carinho de me escutar!
Viu?!
recebi um xero, um monte de aconchego que até minh'alma sorriu!

LINDOS e ESPECIAIS SÃO!

Bloguinho da Zizi disse...

Izabel
O silêncio é tudo quando duas almas entendem o sentido do momento.
Tuas postagens sempre tocando fundo menina. Adoro-te.
Beijinhos

Clara Lúcia disse...

Maria Izabel, em toda a minha vida eu não me lembro de um momento acolhedor desse. Acho que é por isso que eu defendo muito o abraço, a atenção, o ouvir o outro sem interromper, o aconchego. Coisas tão simples mas tão difíceis de ter.
Só um abraço, um carinho, uma cia, isso é essencial na vida de todos. Na minha então, nem se fala. Mas não podemos ter tudo que queremos, não é?

Beijos, excelente semana pra vc...