Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Sabes calcular a órbita da tua alma?

Quem Poderá Calcular a Órbita de sua Própria Alma?

" As pessoas cujo desejo é unicamente a auto - realização,  nunca sabem para onde se dirigem.  Não podem saber.
Numa das acepções da palavra, é obviamente necessário,  como o oráculo grego afirmava conhecermo-nos a nós próprios. 
É a primeira realização do conhecimento.
Mas reconhecer que a alma do homem é incognoscível é a maior proeza da sabedoria.
O derradeiro mistério somos nós próprios.
Depois de termos pesado o sol e medido por passos a Lua  e delineado minuciosamente os sete céus, estrela a estrela,  restamos ainda a nós próprios.
Quem poderá calcular a órbita da sua própria alma?"

Oscar Wilde, in 'De Profundis'




A sabedoria talvez seja a solução desta aventura  em busca de nós mesmos.
Como atingi-la?
Creio ser a humildade o primevo estágio de nossa escalada.
E somos humildes, queremos sê-lo?
Demonstramos na nossa voz e ações este estado de pureza d'alma?
O que me dizem, amigos meus, o que sentem?
Pois a alma só se atinge com o sentimento.
E a sabedoria, só com a razão?
E o que sabemos nós do Universo?
E quem viu ou ouviu a voz de Deus?
Na Bíblia Judaica consta que Deus no Início se comunicava diretamente com Adão, andava pelo Éden, não o viam, ouviam seus passos.
Depois, numa de suas últimas aparições falou a Noé sobre a Arca, até colocando Ele mesmo  os animais na Arca.
Mais tarde, foi se distanciando , só eram ouvidos e vistos os anjos, que ora falavam na primeira pessoa , indicando ser Deus, ora na terceira prenunciando ser um anjo o Seu mensageiro.
Mais tarde, falava na voz dos seus profetas.
E os homens, sentiram Sua Divina falta, se aperceberam deste afastamento?
Seria Deus a nos deixar mais soltos a usar o livre - arbítrio ou a provar que éramos sim a forma humana escolhida pelo pai para que tornássemos o mundo mais humano, mais justo, mais cônscios de que era a ação a continuidade viva do Verbo?
E hoje, após dois milênios do Cristo Jesus, 
seguiu o ser humano a mensagem do Amor puro do Pai, 
eis que através de seu sacrifício 
de tornar- se homem;
materializar- se através da dor 
da suprema de uma ovelha imaculada
de ser crucificado para que a Fé se  tornasse 
um Uníssono entre todos os homens...
Somos homens que têm a medida da órbita de sua alma?
Sabe o quanto o Bem nele se materializa.
Sabe mensurar o efeito nocivo do Mal que habita na mente, em ações em prol do Coletivo?

Será a medida da órbita da alma de cada homem do tamanho do quanto de humanidade ele agrega em si?
E terá mesmo a alma uma órbita?
Ou será mais um teste que Deus nos apresenta para que sejamos mais humanamente mais humanos?
Ou será que a órbita do homem é do tamanho da alma dos mais fracos, dos que sofrem violências, fome, injustiças?
Do tamanho da grande aura que envolve todos os animais inocentes da Terra?
Eu não sei nada sobre a órbita de minh'alma.
Só sei que hoje Deus nos fala pelas linhas tortas que nos defrontamos.
E se regozija cada vez que ouvimos Sua excelsa voz 
e acertamos o passo juntos na luta pela sobrevivência de uma humanidade mais digna.
Peco. 
Eu não sei. 
Eu sinto!
Se é que para Deus pecado existe.

- Maria Izabel Viégas -


5 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Izabel
Lindíssimo!!!
Eu acabei de postar algo no face de como me sinto agora...

"Demonstramos na nossa voz e ações este estado de pureza d'alma?
O que me dizem, amigos meus, o que sentem?"

Lendo suas perguntas e diante dos tantos questionamentos do seu post recém escrito foi o que mais me chamou a atenção pois estou sentindo Deus em meu coração e posso, neste momento, responder que SIM...
Estou num estado de pureza d'alma...
Mas sei que vc sabe que nem sempre sou e estou assim...
Gostei de como o Criador usou um post para confirmar o que sinto... gosto de mensurar meus sentimentos e reconhecer-me nos Apelos do Mestre...
Obrigada por me ajudar a ser uma com Deus neste momento sublime...
O mesmo lhe desejo...
Bjm fraterno

Adelaide Araçai disse...

Eu acreditava a alma ter órbita infinita, por vezes me reconheço ou reencontro em situações que sei já vivi, não nesta nem na anterior, mas vivi sei exatamente qual é a dor daquilo que vejo, seria isso uma constatação de um fragmento da órbita de m'alma?
Será não estaria Deus a permitir que aprendamos através de nossos multiplos erros, assim como um pai/mãe zeloso que permite que o filho faça algo que sabe só a prática o levará a perfeição? Prefiro acreditar que sim, caso contrario me sentiria abandonada...rsrs

Adorei seu texto é uma ótima reflexão.

Muita Luz e Paz
Abraços

Unknown disse...

muito lindo! minha briga é que não acredito em pecados, culpas, etc. Deus é muito mais! acho a tua órbita mt grande, do tamanho da tua bondade...
bjs

Lúcia Soares disse...

Não tenho respostas para nenhuma das perguntas...
Beijo, Maria Izabel.

Aleska Lemos disse...

olha eu acho que é possível conhecer a própria alma, mas o problema é que ela está constantemente mudando, e se conhecer é um exercício que não cessa. Tenha um bom dia!
Bjs Alê.