Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sábado, 26 de abril de 2014

Acho que tenho meu aferidor de encantamentos




"O AFERIDOR"

"Tenho um Aferidor de Encantamentos. 
 A uma açucena encostada no rosto de uma criança
O meu Aferidor deu nota dez.
 Ao nomezinho de Deus no bico de uma sábia
O Aferidor deu nota dez.
A uma fuga de Bach que vi nos olhos de uma criatura
O Aferidor deu nota vinte.
 Mas a um homem sozinho no fim de uma estrada
sentado nas pedras de suas próprias ruínas.
O meu Aferidor deu DESENCANTO.
(O mundo é sortido, Senhor, como dizia meu pai.)

autor: Manuel de Barros.
in Poesia Completa

Quem entre nós terá esse aferidor?
É a medida que inventamos,
ou nascemos com ele,
quem sabe,
de como olhamos o mundo?
É uma medida que só os poetas o têm?
Pois que os poetas
são os mágicos
medidores
desta e de todas as vidas
viventes ou morrentes
aqui nas terras
e nos céus também.
Enxergam
nas ondas do mar
ruas de pedras coloridas
sinuosas de tanto encanto
e com gente correndo feliz.
Onde só há deserto
eles enxergam e colhem flores amarelas.
Onde há lágrimas de dor
delas saem voando borboletas azuis.
Assim são os poetas.

Um dia eu achei
uma coisa esquisita
andando dentro de mim
debaixo da minha pele,
parecia uma correição
de formiguinhas
verdinhas
brilhantes
fazendo o maior barulhão.

Primeiro, pensei que morria.
Segundo, vi que viraram cisnes
nadando nas minhas veias.
Terceiro, acordei
sonhando com uma poesia.
Mas os cisnes
voaram
como gaivotas;
nunca mais as vi.
E da poesia esqueci.
Acho que era o meu Aferidor.
Maroto
Enganador
Travesso
Encantador
medidor de Encantamentos
anda por aqui escondido.
Um dia eu acho.
E conto para vocês todos.
As notas que ele dá
às belezuras
e tristezuras
do mundo.
Um dia...
quando nevar lá no sol.

Maria Izabel Viégas

***
Procure saber o que é "uma fuga de Bach".
É lindo.
Vai gostar de saber...
O autor usa esta expressão em várias poesias.
Penso que o Aferidor realmente deu nota vinte.
Penso que até nota mil.


Uma pista...
 in Wikipédia:

 

 Fuga a seis vozes da obra Oferenda Musical, manuscrito de Johann Sebastian Bach 

3 comentários:

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

Tudo maravilhoso por aqui,como sempre!

Mara Lucia Bechara disse...

Lindo...Aferidor de sentimentos,de emoções,de amor...
Como sempre palavras que saem com facilidade de uma grande poetisa..
bjs minha linda e bom domingo..

Luma Rosa disse...

Voltei!
Engraçado como essa música é sempre tocada em filmes de terror... diferentemente, gostei do sonho. Formigas que se transformam em cisnes e depois em gaivotas... Sabe que se escolhesse uma forma de retornar a vida seria como uma formiga? São seres superiores!!
O meu aferidor está precisando de calibração, pois tem dias que não estou em mim e me entrego ao que vier e ele rodopia como uma bússola desenfreada. Devo ser bipolar! (rs*)
Beijus,