Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

segunda-feira, 25 de maio de 2009

A pérola escondida na concha do coração


" Eu te procurei, mas não consegui te encontrar;
em voz alta clamei por ti no minarete:
Toquei o sino do templo ao nascer e no pôr-do-sol...
Eu te procurei por toda a terra;
Te procurei nos céus, minha Bem- Amada,

e por fim te encontrei escondida como pérola na concha do meu coração."

Hazrat Inayat Khan, Vedan, Nirtan



Apaixonei-me por estas palavras há muito tempo.
Elas me remontam ao mitológico centauro Quíron, o curador ferido.
Mito que me encanta, pois o meu olhar sempre esteve voltado para aqueles que sofriam.
Dizem que entendemos alguém quando encontramos dentro de nós as dores que nos identificam com ele, quando deixamos de ser um para sermos mais.
Ser Terapeuta pois que eu um dia também estive a procurar a cura de uma dor e aprendi muito nessa caminhada.


A pérola do Amor eu encontrei.
Nesta vida optei pelo Amar, após muitas vidas de encontros e desencontros.

Sentia no início de minha vida, uma atração inexplicável pela liberdade.
Vestígios de outras vidas, memórias fortes que me diziam:
- Voa, voa para bem longe!


Aprendi , então, no Agora que Amor não é prisão.

Que amor que aprisiona não é amor!
Muitos sonhos proféticos se fizeram realidade.
E o tanto amor que aprendi a doar e receber, preencheu esta minha vida, me tornando um ser humano melhor!


Estou ainda em busca da pérola da Sabedoria.


Mas...de nada vale sentir e vivenciar o Amor, se não o distribuimos aos que nos cercam.
E o trabalho como terapeuta foi mais uma das preciosas aquisições que encontrei no tempo do agora. Distribuir as sementes do conhecimento terapêutico adquirido e colocá-lo em prática na busca de amenizar as dores, o sofrimento de quem me procura.
E assim posso dizer que, do mesmo modo que o centauro Quíron foi amparado pelo deus Apolo, encontrei, no contato com os Mestres Espirituais, no trabalho com a cura, as pérolas que me faltavam.
Quando iniciei meu trabalho com o estudo e com a prática da Terapia de Vidas Passadas um novo caminho se abriu. A maioria das pessoas vivenciam durante a vida padrões repetitivos desta e de outras vidas e, ao longo do tempo, traumas são acumulados e são expurgados sob a forma de doenças psicossomáticas.
Um caminho em que a cura não se dá sob a forma de milagre é um trabalho terapêutico que exige muita determinação. Temos que estar aptos a bem conduzir esta entrada do paciente na zona do inconsciente, onde estão registrados os traumas e trazê-los à zona consciente para que possam ser compreendidos, transformados em libertação dos vínculos que o prendem ao passado.
Quantas pessoas padecem por medos injustificados, sentimentos de culpa, baixa auto-estima, desarmonia nos relacionamentos afetivos, fobias, pânico?
E na regressão lá encontram os motivos, presos na memória inconsciente, que por estarem sufocados por nós mesmos, tão escondidos se tornam perigosos "inimigos", sendo muitos deles as reais fontes de tanto sofrimento.
Descobri-los , trazê-los à tona é um processo libertador.

Na TVP, cada caso, cada experiência tem o seu tempo certo; o terapeuta deve estar apto a reconhecer os fios cármicos e conduzir o processo sendo "senhor da sua técnica". E ser um profissional profundamente ético.

Perguntam-nos como se sabe se houve a cura; e o tempo que dura uma terapia.
Em nenhum processo psicoterápico se fala em cura.
A comprovação se faz pelos resultados: pela melhoria da qualidade de vida do paciente, pela liberação dos sintomas que o trouxeram até nós.
O tempo , cada paciente tem seu tempo próprio.

E a pérola que tanto é buscada fora de si, no outro, em todos os lugares, sempre estará aqui, bem dentro da concha de nossos corações.

Disto eu tive e tenho certeza, pela recordação de minhas vidas pretéritas, pela libertação de minh'alma, pelos felizes e tristes momentos, pela vida hoje escolhida por mim.
E pelo conhecimento obtido no estudo e na prática da Terapia de Vidas Passadas.
Existe o karma, mas karma necessariamente não é sofrer. E sim viver a nossa programada história. Temos o " livre-arbítrio", podemos efetuar as melhores escolhas.
Mas...essencial é se autoconhecer.

Nós somos o nosso sol, precisamos é fazê-lo brilhar!




6 comentários:

Unknown disse...

Hoje vou compreendendo que o livre-arbítrio, que é usado nas nossas escolhas, vai ficando no caminho apertado do «quando». A vida dá-nos sempre múltiplas oportunidades para cumprirmos o dharma. Fica por nossa conta o «quando».

A TVP é uma das terapias que mais me identifico.

Abraço

Maria Izabel Viegas disse...

António, tens toda a razão!
Muitos dizem : mas nós temos o Livre arbítrio, Deus nos deu!
mas o "quando" é o xis das questões, as curvas e esquinas dos caminhos.
Somos livres o suficiente para efetuá-las? Temos consciência de quem somos?
Ai, amigo, a Astrologia é o Norte. Ela nos mostra o quando, o como e se, prestarmos atenção...saberemos "quem somos" e quando a escolha é acertada.
Beijos e obrigada por aqui estar comigo!

Sun Melody disse...

Izabel

Mais uma vez um post que muito faz pensar, hoje o dia sorriu :)

Beijinho
Sun Melody

adriana disse...

Izabel,
Este blog está cada vez mais florido...
Que bela escolha, iniciar este novo projeto.
Fico feliz!
Ah... e vou aprendendo sobre TVP.
A&L

Maria Izabel Viegas disse...

Sun Melody, sorriu para mim quando tu viste!
Gostaria muito de ter aquela tua crônica de quando ouviste pela primeira vez o canto de um pássaro, estavas a passear. Não consegui encontrá-la. Me mandas um e-mail?
Obrigada por estar aqui comigo!
Beijos no seu coração!

Maria Izabel Viegas disse...

Adriana querida,
Vindo de você tudo se torna mais belo, são seus olhos que só enxergam o melhor de nós!
Obrigada.
você me fez mais feliz!
Beijos no seu coração!