Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Acordei de um sonho ou viver é um sonho acordada?


Hoje ao acordar custei a voltar para este lado da vida.
Tenho, sempre tive, noites de mil sonhos .
Muitas imagens, umas fruto da limpeza que minha memória faz para expurgar
tudo aquilo que precisa sair, tomar vida e desaparecer no véu da noite.
Necessitam ir para fora de mim , simplesmente...
Estes não me assustam, são manifestações de meu inconsciente
que, se represados, certamente, serão meus fantasmas.
Tornam-se pesadelos se deles eu tiver medo.
E medo não tenho.

Aprendi a discernir o que é limpeza do que aquilo que chamo de viagens de minh'alma.
Hoje, entretanto,  no retorno, me trouxe uma saudade triste ...
Saudade de muitos momentos passados, de pessoas amadas que se foram,
saudades de um lugar- porto - seguro;
vultos, paisagens conhecidas que nesta vida nunca vi,
mas que guardo límpidas nos olhos lá no bem fundo.

E encontrei o rio e o oceano.
E sinto que é assim...
Nada pode ser modificado.
É a lei: seguir em frente.

Aqui na vida sou rocha firme nas águas de meu rio vejo: pessoas, vivências, momentos, alegrias e tristezas passarem por mim. Marcam-me, mas igualmente deixo nelas minhas marcas.
Eles passam e eu fico; mas vai um pouco de mim nas suas águas.
A cada ser que passa deixo nele o aroma do meu ser ou o amargor de mim.
O que serão após por mim passarem, não sei, não são mais eu, seguiram!
E eles deixam seu perfume ou amargor em forma de aprendizado em mim.

Nunca somos iguais, a cada amanhecer ressurgimos das cinzas como Fênix .
É o meu sonhar acordada e meu sono em liberta - vida.
Dormir é sempre um preparo para a grande e final partida.
E acordar é sempre um novo e maravilhoso renascer.

Sinto que hoje acordei este rio que teme e treme...
Mas não vejo ainda o oceano.
No sonho eu estava no oceano e acordei rio.
Vida... estranha vida.
Vida... misteriosa vida.
Ora sou rio...
ora sou oceano.
Lá e cá.
Ir e vir.
É assim... a vida, que nunca acaba pois é eterna!

 -  Maria Izabel Viégas   -

3 comentários:

Marli Soares Borges disse...

Já disse e continuo dizendo: poesia é com a Maria Izabel! Pergunte a minha gente por aqui. De fato, amiga, sempre falo em você, na sua poesia limpa, clara e poética, verdadeiramente poética. Adorei acordar agora e ler suas palavras. Também penso que "Dormir é sempre um preparo para a grande e final partida.
E acordar é sempre um novo e maravilhoso renascer" e isso me impulsiona para as belezas da vida. Um beijo amada, oceano e rio, lá e cá.
Bjks Marli

P.S. estou gostando tanto de blogar novamente... escrever é tudo de bom. Comentar, melhor ainda e ler os comentários, "mais melhor"!!!! kkkk

Unknown disse...

como sempre a poesia flui em cada pensamento seu e a emoção toma conta de mim... uma alegria por ler o que tão bem escreve e tão bem descreve sentires, emoções...e uma lágrima teimosa desce minha face... um beijo querida amiga, bem haja

Maria Izabel Viegas disse...

Marli e Maria Nunes

Como agradecer a tanta doçura, a tanto carinho?
Só consigo dizer:

AMO VOCÊS,
LINDAS MULHERES,
AMIGAS DO MEU CORAÇÃO!!!

Beijos agradecidos.