Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sábado, 28 de dezembro de 2013

E quem inventou que o ano é novo?



 Hoje é sábado. 
Quando criança e nem me recordo o porquê...
não gostava desse dia.
Eu era uma infante, 

meu mundo fisico era tão pequenino.
E acredito que os pequeninos 
tem seus motivos,
faz parte da infância.
Só sei que alguma coisa me incomodava no sábado.
Vá saber, coisas de criança!

E o que isso no hoje me importa, 
ficou no passado, fechei a porta.
Se o mundo físico era minúsculo, 
do tamanho de meu frágil corpo,
não correspondia ao tamanho imenso do meu imaginário.
Este parecia, é minha visão do que sei agora,
um somatório dos sonhos de todas as crianças do mundo!
Um oceano, povoado de seres, mitos e lendas.
Fantasias.
Eu mesmo quase que voava a cada dia, 
sentindo-me presa naquela minha casinha pequenina
e eu, em sonhos, liberta viajava nas estrelas.
E o tempo passava, inexorável, impiedoso,
nunca pedindo permissão pela ousadia de me fazer crescer.
Que desalento, que tolice.
E quem se importa de perguntar a opinião de uma criança 
se estava preparada para sair correndo, 
para ir subindo a escada do tempo.
O tempo não tem tempo para nada.
Ele não caminha,
assim como a humanidade,
em passos titubeantes e lentos.
Ele avança. 
Ele corre apressado, o tempo!
Até hoje não sei para onde vai o tempo.
Vezes penso que ele caminha para o nada!
Outras,  dou-lhe créditos, penso que vai de encontro do tudo!

O Senhor do Tempo só aparece de sete em sete anos
para nos sabatinar sobre o que de bom 
estamos fazendocom as experiências 
que ele e a vida colocam no nosso caminho.

Uma análise bem correta do tempo que temos nas mãos:
dias, meses e um ano inteiro para viver e realizar tudo que sonhamos 
e, muitas vezes, imersos nessa contagem ano a ano.
desperdiçamos cada hora vivida boa parte de nosso rico tempo.
E no Ano Novo soltamos fogos de artífício, 

cantamos e dançamos 
na esperança de realizar tudo aquilo 
que desperdiçamos a cada minuto,
 por estarmos "ocupados demais" 
ou "distraídos", 
apenas a sonhar!
 

Drummond, na sua genialidade, 
afirma no poema " Cortar o Tempo"
que, ao dividir o tempo em pedaços - anos,
o homem foi genial 
na industrialização da esperança.
E eu, fico a meditar sobre essa sua visão de mundo.
Leia, veja se concorda, afinal, aqui trocarmos idéias,
nada é definitivo, 
só é vero
que, enquanto pensamos,
a vida passa cada vez mais rápida.
Logo pensa rápido.
Não hesite, 
nem se espante com o poeta,
leia atentamente 
e pense ou repense, 
aproveita, vai -
enquanto há tempo
e estamos vivos!
Podemos recomeçar a fazer novos anos 
sem datas marcadas, cronológicas 
e socialmente divididas. 

"CORTAR O TEMPO"

 "Quem teve a idéia de
cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de Ano,
foi um indivíduo genial. 

Industrializou a esperança,
fazendo-a funcionar
no limite da exaustão. 

Doze meses dão para
qualquer ser humano
se cansar
e entregar os pontos.
aí entra o milagre da renovação.


(Carlos Drummond de Andrade)


E tudo começa outra vez,
com  outra vontade de acreditar
que daqui pra diante 
vai ser diferente!
Recomeça, traça novos inícios, 
outros fins que mais te agradem,
mas não esquece: 
Vai profundo, 
mergulha...
pois na superfície somos levados 
por vãs aparências.

- Maria Izabel Viégas -  

4 comentários:

Beth/Lilás disse...

Bel querida, o que muda realmente somos nós. Eu acho lindo toda esta movimentação de final de ano, mas não me envolvo tanto como antigamente, pois sei que na vida, os dias e horas são contados de acordo com nossas realizações e atos, se forem bons, nossos dias também o serão, colhemos o que plantamos. Nada muda apenas com nossos desejos, temos que colocá-los em prática, senão perdem-se com o passar das horas e dos dias e vamos nos tornando amargos e desesperançados. Temos que praticar o que sonhamos, senão desperdiçamos o tempo e ele agora é tão importante, pelo menos para nós que já passamos dos muitos "entas".
Um grande abraço e um beijo carioca da serra.


Clara Lúcia disse...

Assim como a Beth, tbm não apego muito ao último dia do ano e ao primeiro dia de um recomeço.
Começo ou recomeço qdo tenho vontade!
Anos, meses, horas, minutos, são só números... a vida é bem mais que isso.
O tempo passa independente de fazermos ou não o que temos que fazer e o dia primeiro do ano deve ser uma continuidade da vida melhorada.
Acho que com o passar dos anos, agora cada vez mais rápido, começa a contagem regressiva pro nosso adeus, ou nosso até logo...
Então, mais do que nunca, sem pressa pra fazer o que não foi feito. Faça! Simples assim, faça!
Com a diferença de que agora podemos escolher mais e errar menos...
Coisas da vida, da maturidade... do tempo que passa.
Beijos

Unknown disse...

sinto assim tb. a divisão do tempo apenas ajuda a manter esperanças que deveriam ser cultivadas todos os dias, aproveitando muito bem o tempo, hoje em dia um bem mais que precioso. bjs

http://umanjotriste.blogspot.com.br/

Edu Corrêa disse...

Belas e sábias palavras, Izabel. As suas e as do Drummond. Com o passar do tempo, a gente percebe que o único tempo que realmente temos é o agora, e nele deveria estar o nosso foco. Por outro lado, mesmo achando uma bobagem este negócio (ainda que também seja um grande "negó$$io" para muitos!)de festejos de virada do ano, entendo que para muita gente é o único momento de reflexão das atitudes que vem tomando na vida (inteira ou de um período de 365 dias). E esse momento, para cada um, é valiosíssimo quando bem aproveitado!
E como você vê seus sábados hoje?... :)
Bjs!