Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

domingo, 10 de janeiro de 2010

Preciso ter paciência...


Hoje senti uma paz incrível em mim, venci a mim mesma!
Na vida temos altos e baixos, e muitas vezes somos testados para que nós nos revelemos, nos desnudemos.
Não falo aqui de mostrar ao mundo quem sou eu.
Creio que na minha caminhada , muitos aprendizados, mesmo deixando marcas, me impulsionaram para cada vez mais querer vencer ...a competição comigo mesma.
Vi, vivenciando algumas vezes a duras penas...que de nada adianta explicar meus motivos nem tentar dizer ao outro que eu sou...
o outro enxerga o mundo sob a sua ótica.
E que nem sempre corresponde á minha verdade.

Quando falamos em pessoas bem distantes, vou exemplificar:
os políticos de nosso país... já não me apetece ir com bandeiras e cartazes a dizer que os considero impuros.
Sou eu contra uma maioria.
E sempre, nas votações ...infelizmente a maioria vence.
Nem sempre a Voz do Povo é a Voz de Deus.

Esse outro aprendizado para aquela pedagoga que já fez passeatas e
durante a ditadura entrou junto ao seu grupo na Câmara dos Vereadores
empurrando com faixas os porteiros, que nos dizia:

- "Mocinhas...a Ditadura ainda não acabou".

Estava para ser votado um projeto que nos aviltava e,
ao adentramos na Plenária, os poucos políticos que lá estavam ...
batiam papo, tomavam cafezinhos, dando risadas, alheios a nossa presença...
enquanto um grupo nas escadas da Cinelândia lutava pelo direito de mostrar onde estava a nossa verdade e nossos direitos.
As "mocinhas" entraram e eles levaram um susto.
E nos receberam, fotos no jornal etc
Conseguimos passar pela barreira dos "NÃOS"

"Mocinhas"... imaginem o desrespeito com profissionais!

Enfim... hoje ainda sou igualmente politizada,
mas já olho com um olhar mais focado nas Leis Maiores do Cosmos:

Nada irá me acontecer...
se não for o dia e a hora.
E se eu não permitir!
Pois se eu estiver pronta e forte ...
nenhum vento há de me carregar.

E saibam...nenhum porteiro, segurança ou quem quer que seja
entrará à nossa frente pois estamos com a força da Paz.

Mas... aqueles que amamos nos deixam vulneráveis...
Ah! o amor.... divino Amor, mas que nos prega algumas peças...

Creio que vivemos com todos aqueles que fizeram parte de um plano traçado.
Se eu fiz as escolhas certas... e acho que fiz.,
pois "sinto" que cada vez mais estamos de mãos dadas com quem devíamos.

Encontros e Re-encontros marcados.

Porém...nem tudo são flores...
E eu tive que há um bom tempo aprender numa situação difícial, específica ...
o saber esperar, dar tempo ao tempo, respeitando o meu tempo e o tempo do outro.
E Deus.. eu venci a mim mesma, simplesmente tendo PACIÊNCIA.
E ganhei o prêmo de carinho que eu esperava...
ainda bem que consegui.
Que aprendi a suportar a não compreensão ,
que tive firmeza nos meus atos,
que não ofendi,
calei-me...
com a mesma postura da "mocinha" da escadaria da Cinelândia...
mas... docemente.
Ganhei o prêmio!!!

Mas ter paciência não é fácil, nada fácil.
E vi que muitos dela falaram, abordagens totalmente contrárias,
pessoas admiráveis, cada uma com o foco da alma de seu autor...
talvez fruto de um momento... quem sabe?
A verdade do outro é do outro.

Eis algumas:

"Não é fácil ter paciência diante dos que têm excesso de paciência."
* Carlos Drummond de Andrade

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."
* Isaac Newton

" O tempo e a paciência são dois beligerantes."
* Léon Tolstoi

"Suporta-se com paciência a cólica dos outros."
* Machado de Assis

"Tenho paciência e penso: todo mal traz consigo algum bem."
* Ludwig Beethoven

"A paciência é a fortaleza do débil e a impaciência a debilidade do forte."
* Immanuel Kant

"Os dois testes mais duros no caminho espiritual são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não se decepcionar com o que encontrar."
* Paulo Coelho

Ontem falei-lhes da Esperança na Vida... que habita o mundo
E hoje... conquistei a Paciência,
ao "trocar de vestes"...
as cerimônias e os cenários mudam... constantemente.
Estejamos prontos!

Amo a letra desta melodia de Lenine e Dudu Falcão.
Expressa essa luta em nós ...

"Será que é tempo
Que lhe falta prá perceber?
Será que temos esse tempo
Prá perder?
E quem quer saber?
...
Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não pára

A vida não pára
A vida é tão rara!
...

A VIDA É TÃO RARA!
E a vida é uma jóia rara!
Paciência é preciso...


12 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Maria Izabel! Olá!
A Paciência, entre tantos desafios, sem dúvida é um dos maiores.
Paz + ciência = Sabedoria da Paz
Ao compreendermos este conceito ficamos em Paz...estando em Paz, saímos da dimensão do tempo e do espaço, onde tudo é instantâneo, simultâneo.
Paramos de ter pressa...pressa essa que alimenta a impaciência. E é na área dos relacionamentos onde a lição se torna enorme! Largando o controle, a pressa, a necessidade de ter razão, abandonamos o ego e penetramos no Universo Coração.
Ficamos em Paz!!!!
Parabéns! Eu sei que agora sabe tudo isso...
Um beijo gostoso.
Astrid Annabelle

Cristina Paulo disse...

Que saudades de passar por aqui, de te poder ler, e mais uma vez ficar assombrada com tamanha "coincidência", ou seja, com a nossa sintonia minha amiga tão distante fisicamente, mas tão presente em Luz!
"Ainda bem que consegui (...)aprendi a suportar a não compreensão ,
que tive firmeza nos meus atos,
que não ofendi,
calei-me...
com a mesma postura da "mocinha" da escadaria da Candelária...
mas... docemente."
Foi esta a minha lição, muito recentemente. A paciência, a compreensão, a não acção amorosa. Mesmo sem ter sido compreendida pela outra pessoa, sei que quando ela estiver preparada entenderá a minha opção, pois era a única opção para quem ama verdadeiramente. Ter paciência não só com os outros, com o que sucede neste mundo holográfico, mas também ter paciência com nós mesmas, permitindo que o crescimento se dê no seu próprio passo, na altura correcta...sem pressas. Pressa para quê? Quando respiramos muito depressa, o que acontece? Perdemos o ar, ficamos cansadas :) Ter paciência...e deixar o Universo trabalhar...confiar, e amar! Mesmo que ninguém entenda na altura, mesmo que nosso ego diga que doa. Ter paciência...sim :)
beijo de luz!

Maria Izabel Viegas disse...

Amadas Astrid Annabelle e Siala ap Maeve!

O que posso dizer perante suas sábias palavras. Lê-las...e admirar mais e mais as duas.
E agradecer ao Cosmos por ter encontrado vocês, duas jóias de Amor e Sabedoria.
Aprendo com vocês, Mestras!
Beijos n'alma!
Amo vocês!

Ps. escrevi antes escadaria da Candelária.
Ato falho pois vi um filme sobre os menores da Candelária,
Já corrigino texto: a Câmara dos Vereadores do RJ fica na Praça da Cinelândia , quase ao lado do Teatro Municipal do RJ e em frente ao Museu de Belas Artes.

Paula Mello disse...

Maria Izabel, a paciência, como as outras virtudes se conquista aos oucos, como diz Emannuel, nós precisamos nos habituar com a virtude, pois não somos virtuosos...Nossa vida inteira será essa luta, entre duas pessoas se digladiando dentro de cada um de nós, a de ontem, cheia de imperfeições e vícios, e a de agora, em busca do melhor, do mais sábio...Eu tenho certeza de que a segunda ganha!
Uma semana iluminada!1

Anônimo disse...

Paciência, procuro tê-la, mas não me desespero qdo a perco...
Bjos na alma, querida amiga!

Essencialma disse...

Izabel querida....
E como é dificil manter a paciência...aprender a tê-la...quando não sabemos até quando terá de durar...é de verdadeira impotência que falamos...
Mas no fim, quando esse é o caminho certo, vale a pena...e ao olhar para tras, como fez agora, é tão saboroso vermos o que conseguimos SER, como nos superámos, n é!? Como a entendo! fico muito contente pela sua conquista! Beijo enorme....cheio de paciência!

└─── яo ♥ disse...

Minha liiinda que belo teu blog!!!
Vou te seguir!!!
Mil beijinhos coloridos em seu doce coração!

*-*

Maria Izabel Viegas disse...

Paulinha, lindas palavras amiga.
Nossa ...minhas amigas são plenas de sabedoria!
Eu creio muio, querida, que é assim mesmo...no final, sempre a cada dia evoluímos para melhor. Afinal, graças ao pai, nós já despertamos..não somos anjos, mas ... algumas asinhas andam a nascer! rssss
beijos, minha mais que querida amiga!
Obrigada!

Maria Izabel Viegas disse...

Ó minha amiga Reyel...afinal, nosso planeta está numa transição e nós estamos aqui nesse meio e sofremos com muitas energias conflitantes.
É claro que perdemos a paciência, sim!
mas... já somos seres melhores!
E vc é uma Angel!!!
beijos n'alma!
obrigada,querida!

Maria Izabel Viegas disse...

Essencialma queridaaa
É assim mesmo... a vida é um etrno senta-levanta, caimos e levantamos. mas a cada dia novos aprendizados , não é mesmo?
Amei seu comentário... eu só tenho amigas sábias!!!
Viu como a Vida me dá presentes.
É por isso que vale ter paci~encia!
Só ganhamos...
Beijos no seu lindo coração!
Obrigada pela força!

Maria Izabel Viegas disse...

Ro , minha nova amiga!
Estou a sentir os beijinhos coloridos no meu coração!
Obrigada pelo carinho!
Que Deus sempre te abençoe!
Beijinhos para vc também, muitoooooos!

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

A PACIÊNCIA É TÃO BELA, QUANTO AQUELA IMAGEM VERDE. PARECE UMA LENDA...
SÓ NÃO É TÃO FÁCIL... ÀS VEZES, PRECISAMOS ATÉ NOS ANULAR, PARA QUE POSSAMOS PRESERVA-LA.
Um grande abraço.