Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sábado, 2 de janeiro de 2010

Recomeçando... correndo ou não riscos. .


Assim falou o orador Sêneca(4aC a 65dC) há muitos, muitos anos atrás...

“Rir é correr risco de parecer tolo.
Chorar é correr o risco de parecer sentimental.
Estender a mão é correr o risco de se envolver.
Expor seus sentimentos é correr o risco de mostrar seu verdadeiro eu.
Defender seus sonhos e idéias diante da multidão é correr o risco de perder as pessoas.
Amar é correr o risco de não ser correspondido.
Viver é correr o risco de morrer.
Confiar é correr o risco de se decepcionar.
Tentar é correr o risco de fracassar.

Mas os riscos devem ser corridos,
porque o maior perigo é não arriscar nada.

Há pessoas que não correm nenhum risco,
não fazem nada,
não têm nada
e não são nada.

Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões,
mas elas não conseguem nada,
não sentem nada,
não mudam,
não crescem,
não amam,
não vivem.

Acorrentadas por suas atitudes,
elas viram escravas,
privam-se de sua liberdade.

Somente a pessoa que corre riscos é livre!"

(Sêneca)

Sempre me achei alguém que primava por viver em segurança.
Um dia escutei de uma companheira de trabalho algo que me fez repensar... é através do outro que nos enxergamos, muitas das vezes.
No exercicio de meu ofício fazíamos muitas reuniões em Seminários de Aperfeiçoamento Profissional .
Cada um de nós, após a exposição do tema, dividíamos os participantes em grupos de discussão.
E cada uma de nós ficava junto a um grupo, para dar suporte ao grupo.
Essa amiga me disse:

- "Você já percebeu o que faz? Que grupos sempre você escolhe para intervir?
Disse-lhe que não...não o sabia, ia para onde julgava ser necessário.
Era meu trabalho...

E um aprendizado novo sobre eu mesma, recebi nas palavras seguintes:

- "Você só escolhe grupos das pessoas mais complicadas, aquelas que se impôe às outras" ;

melhor dizendo aquelas que se julgam os " Senhores da Verdade", que não deixam o outro se expressar, os déspotas"...

...ou seja, daquelas que a maioria dos coordenadores fugiam...

E realmente :
Eu gosto de desafios.
Não os temo.
De que parte de mim brotou isto um dia, não o sei...
Creio que temos algumas virtudes ...ou não!
Mas, com certeza, é nas lutas diárias, simplesmente no Viver e Conviver... que aprendemos a nos conhecer melhor!

É... acho que assumo e assumi muitos riscos.
A uns... sucumbi, ferida.
outros venci!
Vivo uma vida bem simples e comum.
Nada de heroísmo, nem vaidades desnecessárias.

mas... não desisto da Vida...
Sempre digo, que se tivesse que escolher entre ser Galileu Galilei e Sócrates...
seria Sócrates,
mesmo tendo Sócrates morrido , não se submetendo ao poder pois mataram o seu corpo nunca sua alma.
Embora em muitas situações é natural que tenhamos medo , talvez por instinto de sobrevivência... e entendendo que a vida de agora deve ser preservada e vivida sem esmorecimento.

Enfim, acredito firmemente que minha liberdade maior está no meu pensamento.
Nele ninguém tem poder... de me aprisionar.

E afinal...quem não sofre neste mundo?

Que tipo de cicuta escolhemos para companhia:
A cicuta do não ser nada,
de renegar qaquilo que se é...
Ou a que nos liberta...
e nos faz "viver para sempre"!

Ainda bem que no nosso cotidiano , no Hoje, não temos que mais que tomar "cicutas".
Temos mais liberdade de SER ...
só precisamos saber o que queremos para nós mesmos.
E distinguir qual tipo de veneno nos fazem tomar
ou nos permitimos e nos entregamos
apenas por medo de tomar as decisões mais apropriadas.

Aliás,acho que Sócrates iria dar um "jeitinho" de enganar aqueles "pobres" Soberanos da Acrópole Grega.

E optaria por VIVER!!!


* Já coloquei parte deste texto num outro post.
Aqui mais completo...

14 comentários:

Unknown disse...

Correr riscos reais, além de me apavorar, não é por medo que eu sinta excessivamente - perturba-me a perfeita atenção às minhas sensações, o que me incomoda e me despersonaliza.

Fernando Pessoa.

Excelente texto.

Beijo querida amiga.

Glorinha L de Lion disse...

Realmente, amiga, viver é se arriscar...quem teme desafios ou foge deles está fugindo da vida...dar a cara à tapa, dar a mão à palmatória, botar a cara pra fora...há tantas maneiras de dizer isso na nossa língua...mas, poderia ser dito numa só palavra: Vida.
Beijo enorme! Te admiro demais!

Maria Izabel Viegas disse...

Manuel amigo querido...
Wuaw... vc sempre me impressiona.
Vou lhe falar o que digo ao meu primôgenito: és uma enciclopédia!
Lindo "Pessoa" vindo de um belo Manuel!
Obrigada por me ler!
Sou-lhe grata.
beijos no cuore.

Maria Izabel Viegas disse...

Glorinha minha leoa, tens todo o perfil de quem asssumiu e assume riscos.
Que já vem há séculos, quiçá mmilênios sendo uma guerreira.
Obrigada amada , amo este rostinho lindo aqui me falando!
Muito te admito também!
E é muito bom admirar-se pessoas , não é mesmo!
Faz bem à nossa saúde mental e física. ;)
OBRIGADA!
Beijos no seu belo coração!

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Minha querida amiga Izabel. O seu texto é bem apropriado, principalmente para aqueles que querem mudar e têm medo de sair de sua zona de conforto. É enfrentando riscos que aprendemos. Ocorrem quedas. É normal. Mas levantar e aprender é o que importa ao crescimento. Minha filha sempre dizia: Minha mãe nunca deixa a peteca cair. Quer dizer: ela luta, corre atrás, cai, levanta-se, aprende e cresce.
Obrigada, minha amiga, por sua participação contínua no Arca durante o ano de 2009. Espero que continuemos juntas em 2010, trocando amizade, experiências e muito amor. Beijos e fique com Deus.

Paula Mello disse...

Lindo! A gente sempre chora quando vem aqui ou será que sou só eu, hein Izabel? Parece que estou sempre precisando "lavar a alma", e vc não tem idéia do quanto me ajuda ler o que vc escreve...
Uma semana "senecamente" iluminada!!

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Querida amiga.O Arca está fazendo um ano de aniversário.
Obrigada pela companhia durante o ano de 2009. Que possamos continuar juntos por muito mais tempo, trocando experiências, amizade, sentimentos. Que possamos nos ajudar mutuamente; que possamos crescer como seres humanos e, quem sabe, escalarmos mais um degrau na escala evolutiva. E que Deus nos proteja a todos.
Beijo especial.

RESILIÊNCIA disse...

M.Izabel

Parabéns lindo os seus escritos.

Maria Izabel Viegas disse...

Paulinha minha paulinha,
quando escrevemos algo é porque nosso coração clama por falar aquilo que nós mesmas precisamos ouvir! Vc sabe bem pois sempre escreves lindas mensagens,!
Não quero que chores, viu? pois vou chorar aqui contigo!
Obrigada querida, vocês me são preciosos!
Amo esta tua foto, vc e teu filhote.
Pareces Maria e Jesus.
beijos n'alma!

Maria Izabel Viegas disse...

Minha amiga Zezé, já fui lá na Arca!!
Precisamos comemorar esta linda festa de aniversário. E celebara a nossa amizade!
beijooooos!

Maria Izabel Viegas disse...

Ari,
Obrigada pela gentil presença.
Fui ao seu Blog e li alguns artigos...gostei muito!
Pena, meu novo amigo, que não consigamos pelo nosso cotidiano e por tantos amigos com Blogs maravilhosos ir a todos constantemente.
Sabe, me sinto sempre em falta...
Mas, com certeza, volto ao teu espaço e deixo meu comentário.
Como disse, é mais um Blog maravilhoso!
Mais aprendizados para mim.
Agradeço...de coração!
Beijos!

A Magia da Noite disse...

há sempre um risco que estamos dispostos a correr, nem que seja o risco de viver.

ღ SOL ღ disse...

Maria Isabel, sempre expõe temas que mexem com o nosso ser...faz refletir... onde diz...é através do outro que nos enxergamos, muitas das vezes... tem um lado interessante e verdadeiro. Abraços, Sol

Misturação - Ana Karla disse...

Olá Izabel, esse texto me fez reletir intensamente o que tenho procurado.
Acho que vim aqui em ótimo momento.
Preciso acreditar mais em mim e correr riscos.
Xeros!