Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

domingo, 31 de janeiro de 2010

Enquanto estás vivo... procura


"Amigo, espera o visitante enquanto estás vivo.
Atira-te na experiência enquanto estás vivo...

Aquilo que chamas de "salvação"
pertence ao tempo anterior à morte.

Se não cortas as amarras
enquanto estás vivo...
achas que os fantasmas
o farâo depois?

A idéia que a alma vai unir-se ao extático

apenas porque o corpo está podre-
Tudo isto é fantasia.

O que encontramos agora
encontraremos então.

Se nada encontrares agora,
terminarás simplesmente com
um apartamento na cidade da morte.


Se fizeres amor com o Divino agora,
na próxima vida
terás o ar do desejo satisfeito.
Por isso, atira-te na verdade.

Descobre quem é o mestre.

crê no grande som!"

( Samir Das (1938)
O poeta apaixonado por Deus,
Combateu o fanatismo religioso
Proclamou a unidade profunda em tods as religiões.
Nasceu na cidade santa de Benares -Varanas)

A princípio estes versos de Samir Das pode transmitir inquietude...
Mas numa releitura, com o espírito aberto, num livre pensar,
senti profunda admiração por alguém que já antes de meu nascimento mergulhava fundo na grande quimera que é a busca e as certezas das"convicções" religiosas.
Certa feita, há muitos anos, conversando com uma amiga muito querida, eu com uns 29 anos ,
ela um pouco mais velha que eu...

Eu espírita, ela católica.


No meio da conversa teci este comentário:

- Que no futuro só haveria uma Religião, que congregasse todos os homens.

E ela, me perguntou:

- Izabel, qual seria esta religião: a minha ou a tua?
Fiquei em silêncio, por pouco tempo,
mas a resposta sincera minha foi:


- Não o sei... não tenho a resposta.

Já estava eu cansar-me de tantas dissidências acerca de algo que envolvia o Divino
e que, até os dias de hoje, mais separa que une...
Não me bastava ser espírita... havia em mim o conhecimento doutrinário...
mas sentia que a Verdade não era tão simples assim.

Assim como vivemos num planeta solitário...
sem dialogar com nenhum vizinho nosso...
Todas as tentativas da Ciência em buscar seres inteligentes deram em nada...
uma distãncia nos separa, mandamos sondas ao espaço...
pois sabemos que
neste Universo de imensidão é impossível estarmos só!
Que sejamos os únicos seres Inteligentes do Universo, nem pensar!

onde... os tais nossos semelhantes,
onde os seres feitos à semelhança de Deus, como pregam algumas religiões?


Ou somos testados na nossa Fé,

ou somos compelidos a buscar em nós a divindade
e com ela, com a centelha divina,
expandir nossos horizontes ...

nos comunicando com seres de outras dimensões

num despertar para o sagrado.


Depois de alguns anos, voltei a esta amiga e contei-lhe que já tinha uma resposta...

Claro que ela já tinha esquecido... riu-se do fato.

Minha resposta:


- Nem a minha nem a tua... precisamos re-inventar uma!

Aquela que penetrasse em todas as mentes, varresse preconceitos, separatismos
e que nos fizesse menos teóricos, mais amorosos e compassivos.
Que nunca mais proferissêmos citações evangélicas,
textos bíblicos,
crença nisto ou naquilo...
sem exemplificar com nossas atitudes...


O homem vale pelo que é... não só pelo que fala.


Hoje penso que essa religião anda nos cercando,

tenta entrar em nós em cada dia, em cada situação de vida, em cada momento de dor.

Em cada minuto de paz, em cada dar e receber, em cada lágrima e sorriso.


É a Religiosidade sem fronteiras para o sagrado...

É a Linguagem do Amor!


E... aproveitar enquanto aqui estamos vivos,
pois a Natureza não dá saltos...
Ninguém fica melhor ao partir...

Leva na mala tudo que aprendeu

e semeou em si na vida de agora.


PS.:Um esclarecimento que se faz necessário:
Somente citei a Religião Católica pois o diálogo inserido foi com uma amiga do coração
que era Católica.
Simples assim...

23 comentários:

Cris França disse...

Isabel,

este teu texto ficou mravilhoso, e eu concordo plenamente contigo.

A divindade é algo muito maior que uma religião.

Hoje não, apesar de ter ter sido catolica fervorosa, não pratico nenhuma religião, tornei-me ecumenica eu acho, por entender ue cada um pode conceber a divindade a sua maneira e em todas elas eles a encontrarão.

Para mim Deus é Amor, e ele existem em diferente formas.

Este post por exemplo, falou maios profundamente que ter ido a uma missa, ou um culto ou a qualquer coisa que seja.

Somo apenas setas, indicando um caminho que cada um deve trilhar sozinho.

beijos

Anônimo disse...

Izabel, de fato seria bom uma só religião universal, mas e a riqueza de todas as outras? Poderiam se unir numa só, claro. Contudo, por exemplo, a riqueza que é p mim poderia não ser p vc e assim por diante, pois o humano é complexo.
Bjos.
Reyel.

Regina Rozenbaum disse...

Ei Izabel
Sou bem parecida com a "Cris França" tb...sempre digo que fé é muito diferente de religião...contrui a minha vagarosamente como um delicado mosaiso: um pedacinho daqui, outro ali e mais um acolá. Hoje, quando me perguntam o que sou, respondo: "Eu sou o que sou"! Carrego a minha fé no PAI, nessa energia maravilhosa como o meu BEM mais precioso.
Beijuuss cheios de LUZ n.c.
Regina
www.toforatodentro.blogspot.com
P.S.: tô aguardando sua contribuição no "Aquilo que me cativa", vai lá e escreve o que quiser, por favorrrrr!rsrsrs

Maria Izabel Viegas disse...

Amada Cris,
escrevi este post de madrugada.
E amanheço com vc , o Sol brilhante" a me visitar,iluminando o meu Canto.
Amiga, também fui católica porque quis pois meus pais nunca impuseram nehuma religião. Eram mentes abertas. meu pai -espírita.
Eu é que aos poucos fui adentrando por outros caminhos.E uma das razõesé o que vc escreveu:
"A divindade é algo muito maior que uma religião".
Iso eu percebi ainda nna juventude
DEUS é mais leal a nós que a humanidade o é a Ele. Fala-se Nele, mas deixa muito a desejar, visto o que acontece de dor feita pelo homem neste planeta.
Querida...obrigada por estar comigo!
Beijos no seu coração!
Sua opinião para mim tem peso de ouro pois és bondade e carinho.

Maria Izabel Viegas disse...

Reyel amada,
Em nenhum momento aqui e no meu pensar falo de excluir uma ou outra religião.
Ainda continuo e digo a vc a mesma resposta: Não sei...
Até porque quando temos "convicções " já estamos tolhendo o nosso irmão de expressar seu livre pensamento.
E o falo com minha plena ccerteza nos preceitos da doutrina espírita.
Amada, coloquei apenas uma certeza: que a religião a ser criada deveria seguir aquilo que o Mestre Jesus nos trouxe no início da Era de Peixes:
AMOR e exemplo de entrega. Fraternidade.
Concordo contigo e muito: somos seres complexos e, quiçá,imperfeitos ainda. Não estamos ainda prontos... estamos a cada dia nos "tornando melhor".
E nossa! que trabalho difícil consertar a mim mesma.
Talvez, querida amiga, seja por tal que escrevo , que escrevemos ... para ajudar a nós mesmas.
Obrigada pela presença. seu novo site está lindo...só não postei pois ando "devendo" aos meus queridos.
Quisera ter mais tempo, fico triste quando não faço comentários.
Tantos artigos excelentes e eu aqui , com tanto a fazer no cotidiano, que fico devendo, devendo e devendo...
Tenho que acertar isso rss
Muitos beijos neste coração que amo.

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Bom dia.
Texto maravilhoso!
Vai de encontro às buscas que já fizemos... ao que encontramos ou não.

Penso que, não existe religião perfeita, assim como não existe gente perfeita.
Acho que a perfeição existe sim, no contexto geral do mundo.Porém, ela se encontra fragmentada... em todos e em tudo.
ASSIM COMO NUM "QUEBRA CABEÇA".

Um grande abraço.

Linda disse...

Olá querida!
Seu blog é tão lindo... Sempre qdo venho me sinto tão bem... Leio.. leio e as vezes não comento, mas adoro o teu cantinho.
Adorei esse post e gostei muito dessa frase: "O homem vale pelo que é... não só pelo que fala."

Grande abraço,
tenha um lindo dia!!

Rosan disse...

oi Maria Izabel.
quanta verdade, Deus, está tantando entrar no coração de todos sim, sem religião isso ou aquilo.
temos que ter o coração aberto enquanto vivos, pois como tu disseste, no lado de lá somos os mesmos que do lado de cá....
quanto mais sermos bons e amorosos melhor será quando deixarmos a carne....e chegará o dia em que todos saberão disso, e o planeta será muito melhor e mais feliz.

beijo de luz

Unknown disse...

Deus concedeu-nos o dom de viver; compete-nos a nós viver bem .

Beijos.

Maria Izabel Viegas disse...

Querida Regina, já fui lá.....correndo. rssss Lindo o seu Blog. Hoje foi um dia cheio, volto para comentar outrod post que gostei demais!
Delicada a sua construção da Reigiosidade: Como um mosaíco, dia a dia, cada parte sende encaixada cuidadosamente... dessa bela arte surge sua filosofia de vida, dá poder maior ao Pai Infinito!
muito bonita sua colocação!
Obrigada amada por estar comigo.
Tenho sorte, viu?
Beijos no seu cuore

Maria Izabel Viegas disse...

Amapola querida!!!
Como vc tem feito comentários tão generosos e que me fazem cada vez mais vir aqui e escrever.
como é bom ter amigos como você. Me faz bem, sabia?
Concordo, sim, amiga, talvez sejamos um Grande quebra-cabeça. E ao final seremos felizes ao nos reencontramos nesta busca espiritual.
Obrigada, sempre. Muito obrigada!

Maria Izabel Viegas disse...

Querida Liciane,
fico feliz pcom estas tuas visitas. Me deste um presente!
Eu também ando pelo seu. E gosto de tudo que vejo lá.
Obrigada pora aqui estar.
Um beijo neste doce coração!

Maria Lúcia disse...

Oi
Muito bonito
o texto.
Beijos...
Lúcia.

Maria Izabel Viegas disse...

Rosan querida,
tenho sempre passado pelo seu Blog. Seus posts são muito gostosos de ler, sábias palavras tem.
Amiga, também acho isto, que Deus sempre está sperando o ser humano. Sentimos muito seres conectados...mas ainda muitos falam mais do que amam.
E realmnte é aqui que mudamos. perder chances de melhorar nesta encarnação é para nosso bem, não é mesmo?
Obrigada Rosan, a moça que transforma espinhos em beleza e flor.
Adoro ler vc!
obrigada querida pela presença amiga!

Maria Izabel Viegas disse...

Manuel querido amigo,
como sempre vc diz tudo em uma frase!
também tenho ido ler seu blog... tudo de bom!
Obrigada por estar aqui comigo.
Sua presença me faz bem!
Beijos!

Maria Izabel Viegas disse...

Oi Maria Lucia,
estou aqui agora ...justo com vc !
Obrigada querida, fico muito contente que tenha gostado.
Obrigada sempre pela sua generosa presença!
beijos no seu coração!

Zininha disse...

Praticar ou não religião, é apenas um detalhe...
A fé em ser superior isto para mim é essencial...

E creio firmemente em um Deus, que é amor puro... e que se manifesta de muitas maneiras... temos que saber, identificar seus sinais...

E que a fé é a mola que nos move para o futuro...

Izabel, que delícia de reflexão...
Adorei voltar aqui na sua casinha...

Beijos...

Maria Izabel Viegas disse...

Amiga Zininha,
nas suas palvras sente-se a firmeza e a certeza da Fé que tens em Deus, nesta força que nos move a ser melhores.
Que posso dizer para você com tão belo comentário?
Obrigada...você enriqueceu este post.
Fico sempre emocionada com meus amigos. Almas em busca de Algo Maior que faça este mundo melhor.
Obrigada querida...sempre!
Beijos no seu coração!

Graça Pereira disse...

Minha Querida
Sou católica, praticante com todas as minhas falhas... e tenho pena que muitos católicos e cristãos não entendam que a única coisa que importa é o Amor. Na bagagem como tu dizes e bem é apenas isto que cabe na alma rumo ao infinito...O Reino de Deus não há-de vir..ele já começou há muito tempo entre nós e é no JÁ,no AGORA que temos de ser felizes, fazendo os outros felizes também... "Ninguem fica melhor ao partir"...O bilhete de passagem já está feito há muito tempo.
Gostei do teu post.
Um beijo e uma boa semana.
Graça

Denise disse...

Olá Maria Izabel.
Vi seu post "o que me cativa" lá no cantinho da Regina, e me encantei. Cheguei aqui e...fiquei!
Abraços!

Maria Izabel Viegas disse...

Graça querida,
Obrigada por vir aqui e acrescentar mis um depoimento neste post.
Amiga, temos todos nós bem fortes as raízes do catolicismo. eu amo Nossa senhora, todas as santas, algumas com muita devoção.
Aqui no Brasil, é o que chamamos de "mistureba", de tudo um pouco. rsss
A umbanda , por exemplo, tem seus Orixás representados nos Santos Católicos.
E no meu Centro espiritualista que trabalho...sempre começamos e terminamos com o Pai Nosso e a Ave Maria, e as orações de São Francisco e Salmos de Fé...
Realmente não é a religião que eu aqui me pronuncio, citei a católica pois o meu diálogo foi com uma amicíssima católica, minha melhor amiga. Mas eu não questionei o catolicismo e sim...o que fazemos com a nossa Fé.
Pelo que escreveste( belo depoimento) sei que me entendeu, amada amiga zambeziana.
Fico feliz ao te ver!
beijos no seu coração

Maria Izabel Viegas disse...

Denise querida!
Já fui ao seu Blog... lindo, me encontrei em tuas palavras.
Amei ter conhecido vc!
Ponto para a querida Regina Rozenbaum, me trouxe mais uma amiga!
beijos no seu coração!
Obrigada!

Glorinha L de Lion disse...

Ai que beleza de post! Estou encantada!
Quanta sabedoria ao falar de religiosidade e não de religião.
Vir aqui me enche de paz, pois vc escreve com a sua alma.
Sinto uma energia tão boa emanando das suas palavras...
Obrigada pelo privilégio de fazer parte de seus leitores.
Grande beijo!