Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Euripedes Barsanulfo... espírito que me acalma a alma

Euripedes Barsanulfo, o Apóstolo da Caridade


Já trabalhei numa das inúmeras casas espíritas que levam o seu nome
e o tem como abnegado e abençoado mentor.

Tenho aqui na minha casa o seu retrato...
dizem que em Minas Gerais muitos lares também o têm como reonhecimento e crença na sua proteção.
O que valeria uma imagem?
Nada... se ao vê-la tudo que mais dorido ou qualquer pensamento mais infeliz não se dissipasse.
Espírito iluminado, que muitas vezes senti ao meu lado...
Presença espiritual amiga a socorrer a todos os necessitados de alento e paz.

Somos humanos tão frágeis perante quaisquer obstáculo
que à nossa frente se interpõe entre nós e aquilo que tanto desejamos...

esquecidos do quanto sofreram os verdadeiros mestres na sua passagem pela Terra.

Vida difícil, pobreza, injustiça, descrença... tudo suportado com abnegação e bondade!

Hoje senti tanta saudade de ti, Mestre...
não te conheci... só em sonhos...
e até hoje, a tua lembrança abre os canais mais puros do meu coração.
Entretanto, grande é meu respeito, admiração e Amor

Iluminado...

Euripedes Barsanulfo
Apóstolo da Caridade,
mais uma alma pura nascida nas Minas Gerais.




... a imagem * ¹
... sua biografia aqui

Duas histórias da Vida de Euripedes.

Histórias do Livro:
"Euripedes, o Homem e a Missão"
autora: Corina Novelino

I. O Menino Cresce em Amor:

"Aos quatro anos Euripedes era uma criança comum, condicionada à ingenuidade própria da idade.
Conta-se que, certa feita, brincava com outros meninos na via pública, junto à sarjeta alta. Ao ver os companheiros com alguns níqueis, deixou transparecer o desejo de ossuir uma moeda também.
Queria comprar um doce na venda.
Os outros, maldosamente, sugeriram ao pequeno:
- Passe aquele caco de telha na pedra até que fique redondinho e fino como o nosso "quarentão"(quarentão era a menor fração de mil réis. Leve-o ao vendeiro e compre o seu docinho...
Assim fez o menino, enquanto os outros se afastavam sob risos abafados.
Pacientemente, a criança burilou o pedaço da telha. Em seguida foi à venda.
O dono da quitanda sorriu bondosamente, tomou o caco burilado e deu-lhe o doce.
Euripedes ficara exultante.
Já podia comprar doces como os outros meninos.
Sabia fazer dinheiro..."

II. Os primórdios

Meca procura o filho...
(Dona Meca , mãe amada de Euripedes)

" A família de Euripedes, apesar de respeitar as decisões do moço, após um ano de conversão dele ao Espiritismo, já se refizera do primeiro choque.
A mãezinha, porém, um dia, corre em busca do filho, na residência deste, entrando logo ao que viera:

- Euripedes, seu pai manda pedir-te que queime esses livros espíritas. Porque ele não quer um doido em casa...


- Meu pai conhece o espiritismo?

Meca não entende a serena intervenção do filho e prossegue:


- Dou-lhe o recado de seu pai, simplesmente. Só sabemos que o Espiritismo é arte do demônio. Você precisa abandonar essas coisas, meu filho...

Havia muita ternura na quase queixa do coração materno.
Naquele momento de singular troca de vibrações afetivas, o filho acercara-se de Meca, enlaçando-a, todo carinhoso.
E derrama-lhe no coração querido a ânfora de consolações racionais, que a Doutrina dos espíritos oferece.
Ela ouviu o filho, com enlevo e admiração. Penetrou-lhe a firme coragem, que o levara a modificar convicções e hábitos.
O doce coração de Meca ia recolhendo as lições doutrinárias tão importantes.
Sem surpresas. Com naturalidade. Como o filho, seu Espírito, muito avançado em experiências pretéritas,achava-se preparado para receber as verdades novas.
Apenas aguardava, sem o saber, o momento psicológico de acolher a semente, cujas energias latentes haviam de germinar poderosamente.

E aquela mulher corajosa, horas depois, chega-se ao marido, confia-lhe ao coração, tocada de sublime determinação, a grande notícia:

- Mogico, sou espírita!


E ante a estupefação do fiel companheiro de tantos anos, Meca concluiu:

- Euripedes manda dizer a você que estude o Espiritismo e vá conversar com ele, com inteiro conhecimento de causa.


Anos depois, toda a família se convertera à Terceira Revelação, sob a benéfica influência de Euripedes.
E Meca tornou-se a mais devotada colaboradora do filho, nos serviços de assistência, colocando em funcionamento suas faculdades curadoras."

Todo meu carinho a este Mentor de Luz pois sua infinita bondade penetrou em minh'alma.


*Imagem ¹ :
Foto de Euripedes Barsanulfo, retirada e ampliada de um grupo, sem nenhum retoque, com diferenças marcantes da fotografia mais divulgada do missionário sacramentano. com trações fisionômicos adulterados ( Gentileza da Revista Internacional de Espiritismo)
_ página 168 da obra citada abaixo.

** Créditos: extraído do Livro: "Euripedes, o Homem e a Missão"
autora: Corina Novelino
IDE - Instituto de Difusão Espírita
Quarta Edição, Janeiro / 1981

4 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Não conhecia e me encatei com esse Espírito de Luz!
Beijuuss, preocupados e sem notícias, n.a.

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

QUE BELA HISTÓRIA DESSE MEU CONTERRÂNEO MINEIRO CHEIO DE LUZ NÃO CONHECIA VOU VER SE ENCONTRO O LIVRO DEU MUITA VONTADE DE LER!
BEIJO

She disse...

Minha querida! Eu simplesmente amei esse seu post! Sou espírita e sei bem a importância que essas entidades do bem tem. Nos acalma, nos ensina.... Muito bom! ;)
Beijo, beijo!
She

Luísa Ataíde disse...

De quando em vez passo aqui e sempre me encanto, amo seu trabalho, um dia espero te conhecer
bjs
Lu