Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O que significa: ser um copo ou ser um lago?



"Um velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse.
-" Qual é o gosto?" perguntou o Mestre
- " Ruim" disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago, então o velho disse:
- "Beba um pouco dessa água".
Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o Mestre perguntou:
- "Qual é o gosto?"
- "Bom!" disse o rapaz.
- Você sente gosto do "sal" perguntou o Mestre?
- "Não" disse o jovem. O mestre então sentou ao lado do jovem, pegou sua mão e falou:
- A dor na vida de uma pessoa não muda.
Mas o sabor da dor depende aonde a colocamos.
Então, quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido das coisas.

Deixe de ser um copo.
Torne-se um lago...


*Aguardo tua resposta,
continuando a interpretação deste conto.

Aceitas?

Este Mestre tem razão no que aconselha?

Como se deve lidar com a dor, sendo um copo ou sendo um lago?
E o que "teu Mestre Interior" diria para nós?
Como você age nos momentos de dor?





Palavras sempre existiram.
Elas têm poder, assim o é.


Mestres, muitos desde os primórdios...
portadores de plena sabedoria,
que já teriam tornado a nossa existência mais fácil,
menos conflituosa a caminhada.

Estivemos nós, sempre acessíveis a eles?

A cada situação - problema... ouvimos a mensagem,
o ensinamento implícito na palavra falada ou escrita?

Penso que somos aprendizes... não é a idade cronológica que define o quanto se é sábio.

Existem pessoas de avançada idade que ainda usam somente o verbo
e não praticam em ações, ainda são infantes
perante a magnitude que é o Existir!

Em contraponto...
quantos, muitos mais jovens já decodificaram cada palavra
e seus corações entenderam cada letra,
cada som que o Universo emite direto ao nosso coração.

Todo o conhecimento do mundo está ao nosso alcance...

o que precisamos é ouvir, refletir e praticar...
transformar interna e exteriormente,
fazer do velho hábito uma nova ordem que modifique-nos para sempre...
que eleve nosso tom para um nível mais elevado.



PALAVRAS DE AMIGOS... FOCOS DE LUZ


Amigos iluminados...
que acrescentam saber e experiência de vida à blogosfera!

E que me trazem carinho, fraternidade e paz!


Rafaela de Andrade
dos Blogues: Apenas Um Ponto ,
Apenas Um Ponto Esportivo:


"O mestre tem razão, tudo depende da forma como vemos o problema, a dor, as palavras, podemos transformar tudo se vermos de outra forma.
Quando eu estava aprendendo a dirigir eu trabalhava na Prefeitura e tinha motorista, aí quando passava um ônibus ele me dizia:
" Vc acha que ele é grande? Tá com medo de ultrapassá-lo? Chega perto que ele diminui" e hoje ainda toda vez que eu vou ultrapassar um ônibus lembro dessa história.
Quando conhecemos algo, chegamos mais perto
ou ainda vivenciamos coisas que transformam a outra num copo,
mudamos tudo."

Beijos agradecidos, Rafaela, amiga querida!


Socorro Melo
do Blog: "seguindo minhas pegadas"

"
É pertinente a mensagem do Mestre.
À dor, e aos problemas, devemos atribuir apenas a dimensão que eles merecem.
Devemos sempre nos colocar acima de ambos, e trabalhá-los com a coerência devida.
Sim, devemos ser lago, pois nós, somos maiores, e dotados de faculdades especiais, pra vencermos.
E como bem diz o apóstolo Paulo:
"Tudo podemos naquele que nos fortalece".

Beijos agradecidos, querida amiga Socorro!


Marcelo Dalla

do Blog "Dalla Blog"

"Eis aí um grande exemplo de sabedoria.
Ampliar a visão para perceber a "big picture".
Entender que o carma nada é mais do que que purificação,
reconhecer nossas diversas existências,
procurar agregar valores pra evoluir verdadeiramente.
Não reconhecer isso é fazer o papel da vítima considerar o sofrimento e os problemas como 'injustos'. "

Beijos agradecidos, Marcelo, amigo querido!


Clara

do Blog "Simples e Clara"

"Olha, o mestre é sábio, mas nós somos humanos e estamos aqui pra aprender.
E dor todos nós temos, sofrimentos, amarguras...
Sem falar de futilidades, mas acho que a dor tem que ser vivida no seu tempo, chorar, lamentar. Não dá pra medir se uma dor é maior ou menor.
Dor é como amor, a gente não explica, se sente.
E ela sempre passa, ou ameniza.
Acho que na dor, como no amor é que aprendemos a nos conhecer e a lidar com a situação.
O que não podemos é ficarmos cultivando muito a dor.
Sofreu, chorou, enxugou as lágrimas, pronto!
Vida que segue."

Beijos agradecidos, amiga queridaClara!


Regina Rozenbaum

do Blog "Tô Fora Tô Dentro"

"Poderia escrever, teorizar, coisas lindas sobre essa sabedoria, mas a verdade é que, inúmeras vezes, sou é copo mesmo. Claro que, com os esforços empreendidos, ao longo de todos esses anos de R_evolução (e seguindo) já me tornei lago.
Fácil não é!
E quem de nós não gostaria de vivenciar/transformar lago em todas as situações difíceis e dolorosas?
Talvez, penso eu, sentir umas tantas vezes o gosto salgado seja necessário."

Beijos agradecidos, amiga querida Regina!

5 comentários:

Rafaela Andrade disse...

Oi Isabel
O mestre tem razão, tudo depende da forma como vemos o problema, a dor, as palavras, podemos transformar tudo se vermos de outra forma.

Quando eu estava aprendendo a dirigir eu trabalhava na Prefeitura e tinha motorista, aí quando passava um ônibus ele me dizia: " Vc acha que ele é grande? Tá com medo de ultrapass-alo? Chega perto que ele diminui" e hoje ainda toda vez que eu vou ultrapassar um ônibus lembro dessa história.

quando conhecemos algo, chegamos mais perto ou ainda vivenciamos coisas que transformam a outra num copo, mudamos tudo.

Um beijo!

Socorro Melo disse...

Olá, Maria Izabel!

É pertinente a mensagem do Mestre. À dor, e aos problemas, devemos atribuir apenas a dimensão que eles merecem. Devemos sempre nos colocar acima de ambos, e trabalhá-los com a coerência devida.
Sim, devemos ser lago, pois nós, somos maiores, e dotados de faculdades especiais, pra vencermos. E como bem diz o apóstolo Paulo:"Tudo podemos naquele que nos fortalece".

Um grande abraço
Socorro Melo

MARCELO DALLA disse...

Amiga querida!!!
Eis aí um grande exemplo de sabedoria. Ampliar a visão para perceber a "big picture". Entender que o carma nada é mais do que que purificação, reconhecer nossas diversas existências, procurar agregar valores pra evoluir verdadeiramente.
Não reconhecer isso é fazer o papel da vítima considerar o sofrimento e os problemas como "injustos".

Pronto, falei!!! :)))
bjosssssss

Clara Lúcia disse...

Bom dia, Ma Iza

Olha, o mestre é sábio, mas nós somos humanos e estamos aqui pra aprender.
E dor todos nós temos, sofrimentos, amarguras... Sem falar de futilidades, mas acho que a dor tem que ser vivida no seu tempo, chorar, lamentar. Não dá pra medir se uma dor é maior ou menor. Dor é como amor, a gente não explica, se sente.
E ela sempre passa, ou ameniza.
Acho que na dor, como no amor é que aprendemos a nos conhecer e a lidar com a situação.
O que não podemos é ficarmos cultivando muito a dor. Sofreu, chorou, enxugou as lágrimas, pronto! Vida que segue.
Beijossssssss

Regina Rozenbaum disse...

Poderia escrever, teorizar, coisas lindas sobre essa sabedoria, mas a verdade é que, inúmeras vezes, sou é copo mesmo. Claro que, com os esforços empreendidos, ao longo de todos esses anos de R_evolução (e seguindo)já me tornei lago. Fácil não é! E quem de nós não gostaria de vivenciar/transformar lago em todas as situações difíceis e dolorosas? Talvez, penso eu, sentir umas tantas vezes o gosto salgado seja necessário.
Beijuuss, iluminadamada, n.a.