Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O tempo não pára...


"Para tudo há um tempo
Debaixo do céu há momento para tudo
E tempo certo para cada coisa
Tempo para nascer e tempo para morrer
Tempo para plantar
E tempo para arrancar a planta
Tempo para matar e tempo para curar
Tempo para destruir e tempo para construir
Tempo para chorar e tempo para rir
Tempo para gemer e tempo para bailar
Tempo para atirar pedras
E tempo para recolher pedras
Tempo para abraçar
E tempo para se separar
Tempo para procurar e tempo para perder
Tempo para guardar e tempo para jogar fora
Tempo para rasgar e tempo para costurar
Tempo para calar e tempo para falar
Tempo para amar e tempo para odiar
Tempo para guerra e tempo para paz."

Eclesiastes 3: 1-8

Quedo-me triste.
Os tempos não me são favoráveis
Em nada recomendam
que eu me deite sob as árvores frondosas
corra pelas estepes entre flores azulis
Onde o cavaleiro galante
que me prometera chegar
no tempo em que o sol nascesse brilhante
com o fulgor das mais brilhantes estrelas?
Onde a emoção,
a aventura de galopar em verdes campos
Sentir o sol a aquecer meu corpo
e atravessar córregos de águas cristalinas.
Onde a brisa a acariciar meu rosto?
Onde a voz cálida de meu amor
a falar-me versos de pura paixão?
Para onde foram os poetas
os menestréis que antes eu ouvia
a cortejar-me em sonhos.
Onde o sonho virou realidade?
Onde a realidade
acabou de vez
com a esperança minha
de conhecer -te...
Onde? Como?
Para onde fugiram
as torres mágicas,
os peões do jogo
que juraram me ajudar
a vencer o meu jogo da vida;
a pintar de colores vibrantes
os dias cinzas em que vivo
e me escondo
da neblina ,
do negrume da dor
do não ser nada
nem ninguém?
E eu que sonhei tanto
Que esperei com tanta fé e crença
num despertar
nos celestiais castelos
Onde?
Onde?
E agora que acordei
no plano etéreo
que me prometeste
só vejo a negritude de minh'alma
que chora
que sozinha e triste...
que triste...
e sozinha...
vou despertando...

Desperto meio que sonada,
ouvindo a voz de um pequenino,
me chama:
Mãe mãe mãe!!!
Uma mãozinha pequenina
me toca a face,
puxa meus cabelos
num alvoroço...
me chama
-Mãe, mãezinha,
por que choras?
Eu estou aqui a te chamar
estou ao teu lado
É hora de acordar!!!!
Vem!!!
Tu me prometeste levar ao parque
para brincarmos de pique-esconde.
-Acorda...
deixa de ser preguiçosa.
Hoje é domingo
faz sol
está brilhando
Vamos...
Acorda, mãe!!!
Eu estou aqui a te chamar faz tempo!
Vamos... vem!
Tu não dizes que temos que aproveitar o tempo
que amanhã seria domingo
e que iríamos galopar
no parque?
Acooooorda!
Vem!
O amanhã é hoje!
Tu me prometeste!
Ai, mãe dorminhoca...
No dia da escola tu me acordas, não é?
Anda!
O ontem já passou,
hoje é domingo
E domingo
é nosso dia de brincar
de galopar no parque!
Hoje é o amanhã que tu me prometeste a semana toda!
Acorda para a vida, mãe!

Alívio meu...
tudo é tão simples,
existe um tempo de dormir
outro de acordar.
Um dia os pesadelos acabam
e todos os sonhos
se tornam reais.
Só é preciso acordar!
A felicidade existe
e veio numa manhã de domingo
a me tirar da nebulosa- idade do passado.

Minha criança linda,
meu pequenito cavaleiro,
te amo te amo
mais que tudo nesta vida!

Tu és meu sonho, meu passado,
minha esperança do amanhã ditoso.
Vieste como o mais gentil cavaleiro
e me proteges
com tua armadura doirada
reluzente como o sol
que aquece
minha dantes sofrida alma!

Meu filho amado!


10 comentários:

Rafaela Andrade disse...

Que historia profunda. É verdade o tempo não para e por mais que eu saiba que tudo tem a hora certa eu teimo em perguntar quando essa hora vai chegar, sou teimosa, quero agora. Entende?
Preciso aprender o dom da paciência.

Um beijo querida e abençoado restinho de semana!

Unknown disse...

Minha querida Maria Izabel,

Vim deixar-lhe aqui as mesmas palavras com que respondi ao seu lindo comentário no Cova do Urso. Aqui ficam:

Peço desculpa de só hoje estar a responder, mas ontem foi um dia muito estranho para mim e quando cheguei a casa, preferi afastar-me do computador.

No entanto, tive a oportunidade de ler por email o seu comentário anterior.

Sinceramente, espero que regresse ao Facebook e quando o fizer, peça-me amizade para podermos continuar a comunicar. Pois a mim faz-me falta. Muita falta.

Vou pedir-lhe que cuide muito de si e que tente ter uma atitude mais «despreocupada» com o que os outros dizem no Facebook ou em outras redes. Isso costumava-me deixar em brasa, mas quando percebi que há muita gente que não pensa duas vezes antes de escrever qualquer coisa, deixei de me «preocupar» com isso e, sobretudo com essas pessoas.

Como sabe, eu transformei o meu «perfil» em «página» e aquela enorme lista de «amigos» que eu tinha no perfil foram automaticamente inseridos na «página». Foi o melhor que eu fiz, pois as páginas não permitem que se enviem mensagens privadas. Quem quiser que escreva nos comentários.

Em simultâneo, abri um novo perfil privado chamado «António Rosa (Cova do Urso)», que tem a única missão de ser o administrador da «página» «Antonio Rosa». Neste novo perfil, só tenho cerca de 100 amigos e posso garantir que seleccionei muito e só lá estão as pessoas que eu entendo como sendo mais próximas.

Com estas mudanças consegui libertar-me de um peso enorme, que lhe conto já a seguir:

- Todas as semanas tinha vários pedidos astrológicos para ver o mapa natal das pessoas. Curiosamente, quem fazia esses pedidos eram pessoas completamente estranhas, com quem eu não contactava com proximidade. Nunca nenhum dos amigos mais próximos me pediu alguma coisa. Eu é que sempre me ofereci.

- Qualquer coisa que eu escrevesse no Facebook, era frequente eu receber mensagens internas, sobretudo com críticas fortes. Nem reproduzo aqui pois são mesmo fortes e sem nenhum respeito pelo meu próprio livre-arbítrio. Com a mudança para página, isso acabou. Dos bons amigos, sempre recebi palavras de amizade e estímulo.

Tenho um grande desejo, Maria Izabel: o poder conversar consigo pelo Skype. Com o seu mapa pela frente, para a conversa ser mais fluida e que tenha significado. Está interessada? Se sim, podemos agendar por email um dia e hora para essa conversa.

Este meu comentário já vai longo e vou copiá-lo também para o seu blogue.

Muitos beijinhos agradecidos.

António

Unknown disse...

Querida Maria Izabel,

Adorei o seu poema. Intenso e lindo.

Beijos

António

Paula Mello disse...

Nas nossas idas e vindas nosso espírito se fortalece. A vida não é só alegria. É dor, crescimento, experiência, labor, suor.
Lembra-me as histórias dos imigrantes da família, que vieram de terras distantes para cumprir seus destinos aqui no Brasil.
Quanta luta!
Não desanimes, amiga. Muitos olham por nós e nos amparam mais além das nossas percepções.

Deixo-te um beijo e as flores no meu Quintal, especialmente para ti.

http://quintaldapaula.blogspot.com/2011/11/eu-sou-terra.html

Maria Izabel Viegas disse...

Amiga linda Rafaela.
a vida é sempre intensa. Tudo é paixão.
Pelo menos, sou assim...
És tão menina, querida, minha.... tanto já conquistaste... és uma bela e especial mulher!
Claro que serás muito, muito feliz!
Agradecendo sempre teu carinho...
MIl beijinhos no teu coração!

Maria Izabel Viegas disse...

Meu querido , meu amado amigo António Rosa,
já me demonstraste tanto apreço e amizade.... aqui neste Blog posso te considerar meu padrinho.
por tudo que já me encorajaste.
OBRIGADA...
Estou emocionada...
depois vou ao teu Blog
depois falo mais...
COMO AGRADECER A AMIZADE?
Falo-te depois...
BEIJOS....AGRADECIDOS....SEMPRE!

Maria Izabel Viegas disse...

PAULA, PAULINHA do meu coração

Nunca recebi assim em Blogs uma homenagem tão linda!
Volto a te agradecer...
Estou aqui sem palavras.

Alíás, sim... lembrando bem....
já recebi Posts lindos
do amigo- padrinho deste meu blog- do António Rosa lá no Cova do URSO,
Um lindo post do Marcelo Dalla no Dalla Blog
e este link no Quintal da Paula...beleza- puro coração de vc amiga amada -
OBRIGADA!
Se escerver mais vou chorar!
Volto para te falar...
Beijos agradecidos.

Regina Rozenbaum disse...

Ah fica triste nauumm. Seria fácil se pudéssemos resgatar as dores, aflições, angústias e tristezas de quem amamos. Mas, dividí-las já é um grande começo. Quanto as redes sociais e em especial ao Face apesar de ter me rendido aos pedidos dos amigos, NÃO GOSTO mesmo! Não sei explicar os motivos...só sensações...de uma energia(poderia ser chamada assim?)destrutiva. Fica bem, iluminadamada minha.
Beijuuss n.a.
P.S: envio procê um email...se puder me responde?

Unknown disse...

Querida Maria Izabel,

Muito agradecido pelas palavras na sua coluna lateral. Fiquei emocionado.

Insisto para conversarmos (depois do dia 20) pelo Skype. Quando quiser, escreva-me para o meu email - covadourso@gmail.com -, para agendarmos dia e hora.

Muitos beijinhos

António

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Olá querida amiga. Gosto tanto do que escreve. Essa, em especial, me tocou muito e deve saber o porquê. Beijos.