Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

E eu que te desejo tanto...




"A Chave do Desejo"

"Todos os desejos são contraditórios como o alimento.
Gostaria que aquele que amo me amasse.
Mas se for totalmente dedicado, deixa de existir, e eu de o amar.
E enquanto não me for totalmente dedicado,
não me amará o suficiente.
Fome e saciedade.
O desejo é mau e ilusório, mas, no entanto, sem o desejo
não esquadrinhamos o verdadeiro absoluto, o ilimitado.
É preciso ter passado por isto.
Infelizes os seres a quem o cansaço subtrai
esta energia suplementar que é a fonte do desejo.
Infeliz, também, aquele a quem o desejo cega.
É preciso arrastar o desejo até o eixo dos pólos."

Simone Weil,in "A Gravidade e a Graça"



Simone Adolphine Weil, 
filósofa, escritora, anarquista, militante da Resistência Francesa, 
nascida em Paris a 3/02/1909 até 1943, seu falecimento.



Sentimentos nos fazem perder a razão...
A 'razão do mundo' necessita urgentemente impregnar-se do 'sentimento do mundo'...
Se desejo , posso assumir mais do que posso.
Se não desejo, fico parado no tempo, nada ambiciono?
O TAO, o Caminho do Meio - o equilíbrio é a solução. 
Comprovadamente, um  tanto difícil de encontrar, por mais que nos auto-denominemos 'zen', vivemos a esbarrar com egos, que me parece,  quanto mais se olham no espelho
 mais cegos se quedam no desejo de serem amados como santos.

Eu desejo aquilo que não tenho - é minha ânsia a ser saciada, meu desejo.
Se o tenho passo a não querê-lo?
Simone Weil mostra a faceta do desejo: a fome e o saciar-se após.
Nossa atenção se foca em outro desejo, em outro tipo de fome.
Se não sou correspondido.... se não me pertence, sofro.
Até que me ame, então, esqueço?
Volúvel e inconstante é o desejo.
Estaremos sempre à procura do que não temos.
E como será aquele que nada anseia, nada o traz à essa comoção estranha...
não experimentará a alegria, o prazer ilimitado.
É desditoso aquele que tudo anseia...
É desditoso aquele que é escravo dessa compulsão, o desejo o acorrenta.
Como equilibrar o desejo entre estes dois pólos, pois de tão forte,
se necessita de tamanha força para"arrastá-lo"?

Maria Izabel Viégas

2 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Izabel, o pior ego que tenho enfrentado é o meu. Sempre a me golpear, enganando, manipulando.
Esses teus questionamento são os meus. Acho que o caminho para dentro é lonnnnngo, e sinto que nem dei o primeiro passo.

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Maria Izabel
Obrigada por ter-me comentado mesmo na minha longa ausência...

Esse confronto e conflito entre razão e coração é uma constante para todo ser humano e, em alguns, parece derrubar... mas é crescimento ao final de tudo!!!

Tem convite pra vc amanhã, dia 9 e no dia 10...
Bjs de paz e bem