Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Já fui uma costela de Adão, no início dos tempos?

"Não tenhas medo do passado.
Se as pessoas te disserem que ele é irrevogável, 
não acredites nelas. 
O passado, o presente e o futuro 
não são mais do que 
um momento na perspectiva de Deus, 
a perspectiva na qual deveríamos tentar viver.
O tempo e o espaço, a sucessão e a extensão, 
são meras condições acidentais do pensamento.
A imaginação pode transcendê-las, 
e mais, numa esfera livre de existências ideais.
Também as coisas são na sua essência aquilo em que decidimos torná-las.
Um coisa é segundo o modo como olhamos para ela."

- Oscar Wilde, in 'De Profundis' -





Certo é não ter medo de nada. Mas medo não se controla. Parece que é uma doença que acompanha o ser humano desde o sempre, nascendo precisava sobreviver. Junto à sobrevivência , o medo de perder-se. Qual teria sido o primeiro pensamento de Adão ao  ser criado, logo após o assombro de se ver ali, num paraíso que não sei se veio no pacote de dados com ele, num office que agrega word, excel e mais; num paraíso repleto de aplicativos. Inclusive a cobra falante e mui malvada. Aquela que fazia desobedecer as ordens e mostrava o prazer. Certamente Adão teve medo da Eva, pois ela deve ter começado a 'discutir a relação' ou vice versa, isso eu não sei, quem começou essa história.

Observem,amigos, estou a re-inventar um passado ensinado como uma História Irrevogável.
"Uma informação irrevogável não pode ser contestada, pois certamente é uma informação verídica."
Neste caso, seguindo Wilde quando nos diz a imaginação pode  a tudo transcender, estou a definir a coisa naquilo que decidi transformá-la através da minha imaginação.
Decididamente, hoje eu estou a re-inventar muitas histórias, pois ando cansada desse mundo de "histórias e fatos" que nos enfraquecem. E não encontrando a razão para tanto temor ao ouvi-las, permitam-me o desabafo, totalmente saindo do tema.

Desde criança, ouvia muitos mitos e, por motivos óbvios, não nos eram permitidos desacreditar do que os adultos nos contavam.
Talvez tenha tudo começado pelo fato de ter nascido eu, o tal sexo frágil. Será que por sermos pobres mortais do sexo mulher, herdamos esse medo atávico de ter nascido de uma 'costela".

Com certeza, encontramos no mito melhores nascimentos, sem culpas, nem admoestrações.
Num exemplo, a deusa grega Athena , ao eclodir da cabeça do Supremo deus do Olimpo Zeus, aplicando-lhe terrível dor de cabeça -  foi sensacional na sua entrada no mundo!

E, como conta Hesíodo,  na sua Teogonia , o Cronos ao destronar o poderoso Urano, decepou o 'falo' de seu pai, que caindo ao mar fez erguer-se da espuma (aphros) -  esplendora e linda - a deusa do amor - a mais bela, Afrodite ou Vênus.

E nós, as mulheres, pobres mortais, nascemos de uma costela, história terrível, que nos remete a um medo maior que ser expulsa do paraíso por desobediência ou gula, isso não sei. Péssimo começo, eis o porquê do medo das mulheres fadadas a parir com dores seus filhos e a lutar pela sobrevivência, pelo pão nosso de cada dia.
Somos reféns do medo.

Graças a todos aqueles que contestam as histórias, vamos reinventando a vida através da nossa observação do mundo.
E, começamos a nos libertar,  descobrindo que não devemos ter medo do passado pois se é passado, já se foi, não tem mais jeito. Mais sensato é agir com mais bom senso no tempo presente.
Aquele que não tem coragem de revisitar os seus fantasmas, ficará preso, na teia do medo oriundo da culpa do que fez ou 'imagina' ter  feito.

Voltando ao início e repensando Wilde:
"o passado, o presente e o futuro não são mais do que um momento na perspectiva de Deus, a perspectiva na qual deveríamos tentar viver", é o pensamento do autor, fruto do modo de como ele aprendeu a lidar com a sua vida. 
É a sua verdade...

A 'minha' verdade (se é que existem verdades...)
Hoje, neste instante, talvez só por agora,
acredito que:
"as coisas são na sua essência aquilo em que decidimos torná-las.
Uma coisa é segundo o modo como olhamos para ela."
Tudo pode ser transformado pelo foco do nosso olhar.
E tudo que tenho, olho-as com ternura pois foram fruto de meu esforço e trabalho.
Tenho receio de perder pessoas , amores, amizades
Tenho medo, por vezes, não!  
Muitas vezes, que fortes ventos as levem.

Mas minha fértil  imaginação,
 doce cúmplice,
relembra-me que
se forem para o oeste,
num anoitecer...
darão a volta no mundo
e voltarão noutra manhã,
lá pelos lados do leste
trazidas pela luz do sol!!!  
São minhas sementes do amanhã, que plantei no passado e a cada dia semeio: voltam meus bens recobertos com minha alegria de tê-los. 

Mas com certeza, costela de Adão... isso eu não sou mesmo!




Nenhum comentário: