Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Eu, meu perfume de mulher.

"agora, também sou daqueles velhos que não sabem dosear o perfume.
ponho sempre demasiado.
fico insuportável à vizinhança. eu sei. 
acabo de reparar.
é a terceira vez que reparo.
é a prova final da idade.
sou outra pessoa. gosto muito.
só quem não tem a oportunidade de mudar é que deve lamentar-se"

 - Walter Hugo Mãe -¹




Interessante o que o autor disse sobre si.
Fiquei aqui quieta, pensante, interiorizando-me tanto que virei-me quase do avesso.
Justo porque comigo
está acontecer o oposto.
E deliciosamente maravilhoso
Estou ficando daquelas senhoras
que não se perfumam em demasia.
Criança, cheirava a bala de goma, lima da Pérsia e hortelã.
Depois vieram as suaves lavandas.
E adolescendo vaidosa,
os franceses me conquistaram
Chanel n° 5
Givenchy
Dior
envolviam-me nos meus passos.
Há tempos atrás,  alfazema.
Almiscar até o repúdio ao crime ao animal.
E o tempo passando,
apurando meu olfato,
meus sentidos mais vitais
me alertaram:
atentei para um sutil detalhe:
qual a necessidade de
se usar desodorante,
destes anti - transpirantes,
pois que faz  mal à saúde o não suar.
E à noite, ao dormir,
somos o frescor do luar .
E reencontrei a mulher
que chegou mais longe
que a menina.
Conquistou o tempo da vida.
São as meninas, todas elas, perfumadas de aromas de frutas.
Adolescente , num processo químico acelerado fui essência de cítricos.
Tornara-me azeda ou doce , dependendo do humor.
Talvez mais yang, mais afirmação da complexidade do ser, crescer e escolher

Voltando assim, no oposto ao homem velho,
que não sabia dosar perfumes externos,
fui adentrando bem mais fundo na pele,
parece que retornando à infante idade;
sentindo na pele o meu próprio aroma.
Delicioso, meu cheiro é made my self
E vi,  pelas deusas,
que eu ando tão perfumada.
O meu perfume sou eu,
tenho um cheiro de flor
e muda com cada novo olhar meu
e com a a cor do meu acordar.
Mimetizo-me:
planta, mata
animal, bicho:
sou a loba,  a águia , o  beija - flor
Sou cheiro de liberdade interior,
vezes com o jeito gostoso
da nascente do rio - mar
Sou o cheiro
da intensidade
que vibra
e acende
ao toque da pele
do meu companheiro e amor!
E descobri que minha mudança foi toda dentro de mim.
Eu  voltei a ser eu - ressurgindo em perfume menina -mulher.
E como isso é bom!
Sou eu o meu perfume de mulher!

Maria Izabel Viégas


¹  in Página Oficial do escritor no facebook
Imagem: Google

6 comentários:

Lúcia Soares disse...

Sou de pouco perfume, me dão náusea, pode ser o melhor do mundo. rs
Quando quero usar, tenho que colocar bem longe do nariz, bem abaixo do pescoço. Perco os melhores lugares para que eles se fixem. rs
Gosto do cheiro de banho, do sabonete e do hidratante. Que não podem brigar entre si.
Hoje uso o Organza, Givenchy, pq ganhei de uma sobrinha.
Beijo, Izabel.

Beth/Lilás disse...

Uau, que lindo Bel!
Sabe que até senti teu cheirinho enquanto lia, cheirinho de mulher flor.
O ser humano, com tantos cheiros que usa diariamente, desde shampoos, sabonetes, desodorantes, vai perdendo o olfato e o cheiro natural que atrai um e outro à nossa volta.
Precisamos estar atentos também a isso, faz parte da natureza do ser.
Lindo!
beijinhos cariocas e bom fim de semana.


Marli Soares Borges disse...

Hummmmm! Maria izabel, teu companheiro deve adorar! Lindo poema, menina-flor-mulher!!!! Bjs Marli

Bloguinho da Zizi disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhh que lindo!!!!!!
Amei!
Vc é tão intensa que o teu cheiro chegou aqui!

Mulher!


Beijinhos

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Nada retrata
tão bem o tempo,
como um perfume...

Uma maravilha
de texto.

Desejo aos que amo, não bens materiais,
mas alegria...
A mais plena alegria...

Clara Lúcia disse...

Que lindo!!!!
E perfume de gente é tão bom...
Eu gosto de perfume, não os doces, mas os amadeirados, cítricos, suaves e os mais concentrados só à noite.
Alfazema? Tenho trama! Qdo ainda bem jovenzinha ganhava às pencas de aniversário. Acho que nunca usei. Enjoei só de ficar olhando todos enfileirados na penteadeira.
Almíscar? Ah, esse é pega-rapaz, na certa!
Depois que peguei meu rapaz nunca mais usei ele...
Gosto de perfume depois do banho, à noite, antes de dormir... e de manhã reforço a gota de cada lado.
Sem exageros porque não é bom o cheiro chegar antes da gente. Ninguém é obrigado a suportar nossos gostos, né?
Bom é vc chegar e o perfume chegar junto.

Mainha, minha linda, um excelente fim de semana pra vc!
Beijos