Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A coragem de Clarice ao orar.



"Meu Deus, me dê a coragem"

"Meu Deus,
me dê a coragem de viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites,
todos vazios de Tua presença.
Me dê a coragem de considerar esse vazio como uma plenitude.
Faça com que eu seja a Tua amante humilde,
entrelaçada a Ti em êxtase. Faça com que eu possa falar com este vazio tremendo
e receber como resposta o amor materno que nutre e embala.
Faça com que eu tenha a coragem de Te amar,
sem odiar as Tuas ofensas à minha alma e ao meu corpo.
Faça com que a solidão não me destrua.
Faça com que minha solidão me sirva de companhia.
Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar.
Faça com que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo.
Receba em teus braços meu pecado de pensar."


Clarice Lispector


Quando li este poema, fiquei a imaginar a torrente de seres que devem ter se escandalizado com tal prece . 
Heresia!!!???
E é justamente por ser eu tão crente e amante a Deus que vejo a grandeza do Ser que é autêntico quando fala com o Pai.

O ser humano sofre de mil dúvidas.
A dor dói.
E a dor da alma sofrida teme, se lamenta,
chora, procura, clama, suplica,
assim como os versos de Lispector.

Mas tem medo de falar em voz alta.

Quem vale mais, que ser tem mais valor perante a Deus?
Todos, com certeza:
os que creem e os que tem dúvidas.
Pois que se o Pai é Amoroso,
e eu acredito que é...
há de ouvi-los com a grandeza que Ele tem!

Nunca se deve discutir religião... 
é o que mais escuto.
E logo após já estão se analisando isto ou aquilo...
cada um dentro de sua visão e não cedendo nem um ceitil.

E aqui eu me rendo a ti, Lispector,
pela coragem de pensar
Pela coragem de falar
com Deus o jeito teu de ser
como teu coração necessitava.

Oh, Senhor da Vida, 
como acredito que escutaste esta prece 
e a compreendeste,
pois Tu és o Caminho, a Verdade e a Vida!

E finalizo com mais palavras de Clarice:

"Não se preocupe em entender. 

Viver ultrapassa todo entendimento."

Abençoados sejam todos aqueles
que têm o pecado de pensar...
creio que seja a nossa imensa coragem de pensar!
E é este tesouro que nunca será usurpado de nós.

- Maria Izabel Viégas -

3 comentários:

blog da VÓ REGINA disse...

Lindo texto Bebel
já tive vontade de fazer um blog
perdi tesao !
Admiro quem essa paciência prefiro escrever num caderno e guardar assim !

Lúcia Soares disse...

Não deixa de ser um lamento.
A princípio, assustou-me, sim. Mas logo compreendi. Muitas vezes não crer é também um jeito de crer... Só o fato de se dirigir a Ele já é uma crença.
Não sou fã de Clarice, tento lê-la mas não consigo. Algo sempre me distrai. Preciso me concentrar e conhecê-la é uma meta, este ano, para mim.
Beijo, Maria Izabel.

Unknown disse...

lindo, lindo, lindo!!!!!!!!!!!! ela fala com o verdadeiro Deus, o Deus que ama incondicionalmente todos os seus filhos e com sua genialidade soube captar tão bem poeticamente. ela era bipolar, me identifico com cada palavra do poema. bjs

http://umanjotriste.blogspot.com.br/